Dez hábitos para ser mais feliz

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Aparentemente, pessoas felizes têm alguns hábitos em comum! Confira

Dez hábitos para ser mais feliz

A felicidade é um tema polêmico. Alguns cientistas defendem que até 60% da nossa felicidade é herança genética - ou seja, os fatores sociais e psicológicos determinariam apenas 40% dela. Há também quem rejeite tais teorias. Para além das discussões acadêmicas, é possível organizar a sua vida para ter mais prazeres e ser mais feliz de acordo com seus objetivos. Conheça alguns hábitos que são embasados por pesquisas e que podem te adotar a ser mais feliz:

1. Conheça seus pontos fortes, desenvolva-os e coloque-os em prática

Quando voluntários foram encorajados a escolher seus pontos fortes e colocá-los em prática todos os dias por uma semana, eles perceberam um aumento significativo da felicidade. O melhor foi que mesmo após o fim do experimento, o nível de felicidade aumentou no mês seguinte. O estudo mostrou que, quanto mais você põe em prática seus pontos fortes no dia a dia, você se torna mais feliz.

2. Reserve um tempo para passar ao ar livre

Se você conseguir reservar pelo menos 20 minutos do seu tempo para ficar ao ar livre, além de melhorar o seu humor, sua mente estará mais aberta e você também melhorará a sua memória. A luz do sol e o ar fresco farão com que você se sinta mais feliz. Até mesmo os dias nublados têm sua beleza, então guarde uma parte do seu dia para observá-los.

3. Faça um esforço para ser mais feliz

Dois estudos separados do Journal of Positive Psychology demostraram que pessoas que tentam ativamente ser mais felizes, no final, se sentem mais felizes do que as que sequer "tentam". No primeiro estudo, dois conjuntos de participantes ouviam músicas felizes. Aqueles que tentavam ser mais felizes mostraram um nível de humor positivo maior posteriormente. No segundo estudo, os participantes ouviram várias músicas "positivas" num período de duas semanas; os que foram instruídos a focar apenas na melhoria da felicidade tiveram um resultado melhor do que aqueles que foram instruídos a focar apenas na música. Portante, o esforço de ser feliz, por si só, já é um dos hábitos válidos para uma vida feliz.

4. Exercite-se regularmente

Os exercícios liberam endorfina no cérebro, o que proporciona um humor melhor. O mais interessante é: se você pratica exercícios frequentemente, o impulso do humor é transportado mesmo em dias que os exercícios não são praticados. Ou seja, o humor permanece próximo e estável. Tal teoria foi alvo de pesquisas feitas pela Universidade de Bristol, no Reino Unido.

5. Cuide da sua saúde

Ser feliz

Ficar em dia com seus check-ups e atento a alguns sinais de saúde são hábitos muito importantes para ser feliz. Em média, a saúde em si condiciona um ganho de 20% da felicidade total. Então não economize tempo nem dinheiro para investir na sua saúde.

6. Pratique o bem

Esse é uns dos itens mais legais e interessantes da lista. Pessoas que dedicam parte do seu tempo ajudando outras são mais felizes. Pois é, e o legal é que essa ação favorece várias pessoas ao mesmo tempo, tanto a que esta recebendo ajuda quanto a que esta ajudando. A atitude pode se dar com relação a um animal, um espaço, um lugar ou outro indivíduo! O efeito é imediato na maioria das pessoas, sendo que o fruto dessa ação é ambíguo: melhora tanto a saúde mental quanto a física. Além de tudo, essas ações contribuem para um mundo melhor, pois se praticássemos mais ações bondosas e desinteressadas, com certeza viveríamos em uma civilização melhor. Em comunidades que se ajudam, ou espaços assim, o ambiente é muito mais gostoso e agradável.

7. Cultive relações sociais fortes

Não importa o tipo de relação que você tenha, seja com a família, amigos (muitos ou poucos), ou comunidades, o importante é que esses laços te proporcionem uma vida feliz. Independente de idade, sexo ou situação financeira, o suporte social (dado e recebido) é um dos hábitos capazes de ajudar o ser humano a ser feliz.

8. Saia com amigos divertidos e com alto astral

No trabalho, feliz ou infelizmente, em geral não podemos escolher o tipo de pessoas que nos cercam, porém fora dele você tem total liberdade para escolher quem você quer por perto ou não. Então, escolha pessoas positivas e que te fazem bem para sair, isso com certeza altera o seu humor, deixando você bem mais descontraído e feliz. Do mesmo jeito que estudos descobriram que praticar exercícios físicos com parceiros motiva a continuar uma linha de treinos e não interrompê-los, as pessoas ao seu redor possuem impacto no seu humor e, consequentemente, na sua felicidade, do mesmo modo que suas atitudes também refletem na vida dessas pessoas.

9. Preste atenção e aproveite os momentos felizes

Além dos oito hábitos para ser mais feliz que já citamos, você também pode adotar um exercício proposto pela linha de meditação mindfulness: o aumento da felicidade. Como passamos por momentos bons e ruins ao longo da vida, e os momentos difíceis tendem a ser maioria, a proposta é alargar os momentos de felicidade sempre que possível. É um hábito muito simples e cuja prática constante ajuda a ter uma vida mais feliz.

Funciona assim: quando você perceber que está em um momento feliz, pare um segundo para ser grato pela existência daquele momento, permita-se ser feliz naquele instante, sem pensar que logo o encontro vai acabar ou que você precisa ir embora cedo. Aprecie o momento de felicidade enquanto ele existe, reconheça que é um momento feliz e sinta a felicidade. Com o tempo, isso se torna um hábito e você irá aproveitar muito mais seus momentos felizes, diminuindo o impacto negativo dos momentos ruins na sua sensação geral de felicidade.

10. Respire fundo

Por fim, se você está tendo um dia difícil e parece que nada vai dar certo, respire fundo! Pode parecer bobagem, mas é cientificamente comprovado que respirações profundas ajudam a oxigenar o cérebro. Isso aumenta a atenção como um todo e traz alívio para momentos de depressão ou estresse. O aroma do limão também ajuda a dar mais energia através do controle da respiração - ele tem um efeito terapêutico sobre a disposição e o humor e pode te ajudar a ser feliz, nem que seja por um breve instante. Você também pode fazer pequenas pausas para praticar o pranayama (técnica de controle da respiração da ioga) ou até meditações rápidas.


Fonte: MNN

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