Poluição: o que é e quais os tipos existentes

eCycle

A poluição pode ser causada naturalmente ou pela ação humana

Poluição

A poluição é descrita como a introdução de substâncias ou de energia no meio ambiente, causando efeito negativo em seu equilíbrio. Ela ocorre naturalmente ou por meio da ação humana e gera danos à nossa saúde, além de afetar animais, plantas e todos os seres vivos do ecossistema em questão.

Existem diversos tipos de poluição, definidos de acordo com os poluentes/energias introduzidos no meio ambiente. Saiba mais sobre os principais tipos de poluição e veja como se aprofundar a respeito:

Tipos de poluição

Poluição do ar

Também chamada de poluição atmosférica, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia. Essas substâncias, chamadas de poluentes atmosféricos, provém de fontes naturais (vulcões e neblinas) ou artificiais produzidas pelas atividades humanas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar é responsável por mais de sete milhões de mortes por ano no mundo - matando mais que a AIDS e a Malária. Estudos revelam que esse tipo de poluição pode afetar todos os órgãos do corpo humano.

Poluição da água

poluição da água
Imagem de Yogendra Singh por Pixabay

A poluição da água pode ser entendida como a contaminação de corpos hídricos por elementos físicos, químicos e biológicos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos, plantas e à atividade humana. Esse tipo de poluição é muito preocupante, visto que os ambientes aquáticos também recebem contaminantes liberados na atmosfera e na litosfera.

Poluição do solo

poluição
Imagem de Julia Joppien em Unsplash

A poluição do solo é comumente causada pelo ser humano, que introduz diversas substâncias químicas prejudiciais ao equilíbrio do meio ambiente. Além disso, esses elementos tóxicos também poluem ecossistemas aquáticos e atmosféricos. Para saber mais sobre esse tema, acesse a matéria "Poluição do solo: conheça causas e consequências".

Poluição radioativa

poluição
Imagem de lukaspawek por Pixabay

A poluição radioativa é causada pela radiação, efeito químico derivado de ondas de energia. Apesar de ser um fenômeno natural no meio ambiente, a liberação dessas ondas está sendo intensificada pela ação humana, podendo causar mutações nas células e originar doenças, como câncer.

Não existe nenhum processo para a limpeza desses poluentes, sendo assim, um lugar contaminado não pode ser descontaminado. Além disso, os átomos radioativos têm uma durabilidade muito longa - o plutônio, por exemplo, apresenta como tempo de meia vida cerca de 24.300 anos.

Poluição térmica

A poluição térmica ocorre quando a temperatura de um meio de suporte de algum ecossistema (como um rio, por exemplo) é aumentada ou diminuída, causando um impacto direto na população deste local. A poluição térmica do ar, embora menos comum, também pode provocar danos ambientais. A liberação de vapor de água por uma indústria em uma área com pouca dispersão do ar, por exemplo, pode ocasionar a morte de pássaros, insetos e plantas.

Poluição visual

poluição
Imagem de Joshua Earle em Unsplash

A poluição visual pode ser descrita como o excesso de elementos visuais criados pela humanidade que estão, na maioria das vezes, espalhados em grandes cidades e acabam promovendo certo desconforto visual e espacial. Ela pode ser causada por anúncios, propagandas, placas, postes, fios elétricos, lixo, torres de telefone, entre outros.

Poluição luminosa

poluição
Data: Marc Imhoff/NASA GSFC, Christopher Elvidge/NOAA NGDC; Image: Craig Mayhew and Robert Simmon/NASA GSFC, Earth's City Lights by DMSP, 1994-1995 (full), CC0, em Wikimedia Commons

Trata-se do excesso de luz artificial emitida pelos grandes centros urbanos. Pode ser propagada de diversas formas, como por luzes externas, anúncios publicitários e, principalmente, pela iluminação pública. A poluição luminosa afeta nossa saúde e os ecossistemas, tornando-se um grande prejuízo para todos.

Poluição sonora

Poluição sonora
Imagem de @chairulfajar_ em Unsplash

A poluição sonora, fenômeno muito comum nos grandes centros urbanos, ocorre quando o som altera a condição normal de audição em um determinado local. Embora não se acumule no meio ambiente como outros tipos de poluição, ela causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas e, por isso, é considerada um problema de saúde pública mundial.

Poluição sonora do mar

poluição
Imagem Jeremy Bishop de em Unsplash

Apesar de serem naturais, os sons no oceano tornaram-se muito mais intensos ao longo do século XX. A poluição sonora do mar é causada por tecnologias de navegação e pesquisas sísmicas, que utilizam extensas ondas de som a fim de explorar o fundo do oceano e seus recursos naturais.

Poluição espacial

Poluição espacial
Imagem de WikiImages no Pixabay

Lixo espacial é qualquer objeto de origem humana que foi lançado ao espaço e perdeu sua utilidade, mas permaneceu na órbita da Terra. Esses elementos são responsáveis por produzir a poluição espacial. Alguns exemplos de lixo espacial são pedaços de foguetes, satélites sem combustível, porcas e parafusos, lascas de tinta, sacos de lixo, chave de fenda e – pasmem! – até uma espátula!

A Agência Espacial Europeia (ESA) estima que existam 170 milhões de restos de naves, peças, ferramentas e equipamentos espaciais de diferentes tamanhos orbitando a Terra e representando riscos, caso caiam na superfície terrestre. Para saber mais sobre esse tema, acesse a matéria “Lixo espacial: o que é e quais riscos pode trazer”.

Poluição química

Poluição química
Imagem editada e redimensionada de Carlos "Grury" Santos, está disponível no Unsplash

A poluição química é um dos tipos de poluição mais comuns. A classificação se refere principalmente à contaminação ambiental do solo e das águas, normalmente gerada pelo descarte incorreto de produtos químicos. Alguns exemplos de produtos que geram poluição química são os resíduos industriais, esgotos domésticos e resíduos descartados incorretamente, de forma proposital ou não. Para saber mais sobre esse tema, acesse a matéria "Poluição química: o que é, agentes e consequências ambientais".


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×