Adoção de cachorro: tudo o que você precisa saber

eCycle

Descubra tudo sobre adoção de cachorro, confira nove razões para adotar e encontre ONGs confiáveis

Adoção de cachorro, além de um ato de amor e responsabilidade social, beneficia todas as partes envolvidas: abrigo, adotado e adotante. Nos últimos tempos, a ciência tem se dedicado cada vez mais a entender como e por que a companhia de um animal de estimação faz tão bem para a saúde humana. Definitivamente, não é à toa que os cachorros são considerados “os melhores amigos do homem”.

Ao longo da história, nossa proximidade com os animais de estimação evoluiu tanto que os cachorros acabaram criando uma enorme sintonia com o comportamento e as emoções humanas. Sabe aquela máxima da sabedoria popular, segundo a qual o cachorro se parece com seu dono? Se você compartilha a sua vida com um cão, certamente já se pegou pensando: “Ele é igualzinho a uma pessoa!”.

O cachorro é capaz de entender boa parte do nosso vocabulário – e é ainda melhor em interpretar nosso tom de voz, gestos e linguagem corporal. Como um bom amigo, o cão pode surpreender as pessoas com atitudes consoladoras e solidárias ao perceber que elas estão doentes ou tristes. E, é claro, um cachorro sabe se o dono está disposto a levá-lo para passear, oferecer um petisco ou brincar com ele.

De acordo com a ciência, animais de estimação, especialmente o cachorro e o gato, podem reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Além disso, eles aliviam os efeitos da solidão e estimulam atividades físicas, proporcionando benefícios tanto à saúde mental como à saúde física. Para as crianças, as vantagens da adoção de cachorro são ainda maiores: os cães podem ajudar os pequenos a desenvolver mais segurança, empatia, interesse por atividades físicas e consciência dos sentimentos de outras pessoas e dos animais.

9 razões para adotar um cachorro

1. Você salva uma vida

Todos os animais em abrigos precisam de uma segunda chance. Eles foram perdidos, abandonados ou deixados para trás pelos antigos donos, o que pode levá-los a desenvolver depressão canina e traumas profundos. A adoção permite que um cãozinho abandonado tenha uma nova vida em um lar amoroso e acolhedor.

2. Você ajuda a romper o ciclo de superpopulação de animais

Não há casas suficientes para todos os animais que nascem todos os anos. A adoção de cachorro em um abrigo ajuda a enfraquecer o ciclo de superpopulação de animais de estimação. A cada ano, de 8 a 12 milhões de cachorros e gatos são sacrificados, simplesmente porque não há lares suficientes para eles.

3. Você contribui para acabar com a crueldade de criadouros em massa

Em todo o país, há criadores comerciais de animais de estimação e criadores de quintal que produzem milhares de raças de cachorro para venda em pet shops e outros meios, como a internet. Frequentemente conhecidas como fábricas de animais, essas instalações fecundam repetidas vezes as cadelas reprodutoras, que passam a vida inteira enjauladas, em condições degradantes, machucadas e sem a companhia humana.

Esses animais costumam viver em ambientes com terríveis condições de higiene e são forçados a reproduzir o tempo todo, o que causa doenças sérias como câncer e depressão canina. As cadelas, quando deixam de se tornar ativas, são mortas ou deixadas para morrer. Se você não apoia essas práticas cruéis, escolha e incentive a adoção de cachorro.

4. Você terá a companhia de um cachorro adulto

Cachorros adultos são ótimos! Frequentemente, eles já estão treinados como animais domésticos e alguns podem até "sentar" ou "dar a patinha". Além disso, você pulará aquela fase em que o cachorro morde, mastiga e come tudo o que encontra pela frente!

5. Você apoia e mantém contato com o abrigo e seus voluntários

A adoção de cachorro ajuda a manter o abrigo funcionando e a abrir mais vagas para outros cachorros abandonados. Além disso, os voluntários que trabalham nos abrigos entendem do assunto e poderão tirar dúvidas sobre adoção, cuidados com o seu cachorro, adestramento e outros recursos importantes para o bem-estar do seu animalzinho.

6. Você tem à disposição uma grande variedade de cachorros para escolher

Os abrigos mantêm todos os tipos de cachorro para adoção, dos menores aos maiores, de vira-latas e cachorros sem raça definida até cães “de raça”. Afinal, qualquer cão corre o risco de parar nas ruas, perdido ou abandonado pelos donos. Certamente, ao visitar um abrigo, você se encantará com um – ou, quem sabe, até dois ou mais! – cachorrinho e ficará feliz em levá-lo para casa.

7. Você terá um cachorro que já recebeu bons cuidados

Os animais que chegam aos abrigos costumam contar com os cuidados de voluntários experientes, fazendo exames, recebendo vacinas e passando por castração e tratamento veterinário para curar eventuais doenças. Por isso, é mais provável que você leve para casa um animal saudável optando pela adoção do que comprando um cachorro.

8. Você gasta menos dinheiro

Adoção de cachorro é gratuita e, mesmo que você decida ajudar o abrigo com um pagamento simbólico, a taxa é muito mais baixa do que ao comprar um animal. Além disso, você economiza com vacinas e castração, uma vez que grande parte dos abrigos já realiza esses procedimentos assim que os cachorros chegam aos abrigos.

9. Você encoraja outras pessoas a optar pela adoção de cachorro

Quando seus amigos perguntarem onde você conseguiu um cachorro tão bonito e educado, sua resposta será: “No abrigo!”. Sua adoção poderá encorajar outras pessoas a adotar também.

Adoção de cachorro: o que você precisa saber

Adotar é sempre um ato de amor, para quem adota e para quem é adotado, mas é importante saber que você terá responsabilidades também! Afinal, seu amigo de quatro patas é uma vida, que requer alimentação adequada, cuidados veterinários, hábitos saudáveis e atenção. Por isso, garanta que está preparado para optar pela adoção de cachorro antes de procurar um abrigo.

Se você acha que chegou a hora de adotar, procure uma ONG na sua região. A internet é uma excelente ferramenta de busca e pesquisa para encontrar organizações confiáveis.

Confira alguns sites de ONGS, grupos de resgate e outras instituições para adoção de cachorro:

Veja também uma lista de aplicativos para adoção de cachorro:

Outra opção é buscar organizações não governamentais de adoção no seu estado ou cidade. Procure ONGs de adoção de animais próximas de você e entre em contato!



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×