Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda como fazer pasta de dente para cachorro e economize dinheiro com a higiene bucal do seu pet

A pasta de dente para cachorro vendida em petshops é segura, já que é desenvolvida levando em conta que os animais não cospem após a escovação, mas têm o reflexo de engolir a pasta de dente.

Mas, se você tem um cachorro e quer economizar um dinheiro, uma dica é aprender como fazer pasta de dente para cachorro. Confira uma receita caseira e eficiente para seu melhor amigo. Antes de usar, consulte uma veterinária ou veterinário de sua confiança.

Pasta de dente para cachorro

Ingredientes

Como fazer

Misture todos os ingredientes em uma tigela que tenha tampa; adicione algumas gotas de água e mexa bem até a pasta de dente ficar homogênea.

Use uma quantidade bem pequena e guarde o que sobrar usando a própria tigela tampada. Mantenha em um local seco, arejado e longe de fontes de luz.

Como assim escovar os dentes do cachorro?

Muita gente nem pensa nisso, mas a higiene bucal dos animais é muito importante. Não só do cão, como do gato também (não citamos gatos anteriormente porque são animais muito sensíveis e se intoxicam com facilidade. Para o gato, prefira a pasta de dente industrializada, que é mais seguro – e não se esqueça de reciclar a embalagem).

Escovar o dente de seu cachorro ao menos três vezes por semana ajuda a evitar a formação de placas bacterianas (o famoso “tártaro”), que causam inflamações na gengiva e perda dos dentes.

Em casos avançados de doença periodontal, as bactérias podem invadir os vasos sanguíneos da boca e atingir a circulação, tendo acesso a qualquer órgão do corpo do animal e causando as mais variadas doenças.

Para acostumar seu pet com a pasta de dente, vá aos poucos: primeiro, faça-o se acostumar com seu dedo na boca dele. Depois, permita que ele lamba a pasta de dente, veja se consegue esfregar um pouco de pasta na boca dele com o dedo

. O próximo passo é apresentar a escova de dente (pode ser uma escova infantil ou uma própria para animais) esfregando-a do lado de fora da boca do animal. Quando ele se acostumar, comece a esfregar os dentes.

Depois de todos esses passos, o animal está pronto para permitir que seus dentes sejam escovados. Para facilitar este treinamento, ofereça petiscos a cada avanço e comece o mais cedo possível, de preferência ainda filhote (pode ser uma semana depois da terceira dose da primeira vacina).

Atenção: assim como o shampoo, a pasta de dente destinada a humanos não é recomendável para animais, mesmo que também seja caseira, pois, como já foi dito, os animais vão engolir o creme e isso exige maior atenção aos ingredientes e proporções. Antes de usar, consulte uma veterinária ou veterinário.


Veja também: