Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Remédios naturais podem ajudar a combater e aliviar dor nas articulações, se o problema não for muito grave

De modo geral, as dores nas articulações são causadas por inflamações, que podem ter diversas causas: febre, lesões e até artrite reumatoide. Os sinais mais comuns são dor, calor, inchaço, vermelhidão, rigidez e perda ou dificuldade de mobilidade.

Para tratar as dores nas articulações, tente recorrer a remédios naturais além das atividades físicas e medicamentos farmacêuticos. No entanto, caso os sintomas persistam, consulte uma médica ou médico, uma vez que a dor nas juntas pode estar relacionada a alguma doença grave. Por exemplo, a artrite reumatoide é uma doença autoimune que faz com que o sistema imunológico acabe atacando o próprio corpo, podendo causar dores fortes e, em alguns casos, a perda de função das articulações.

Confira a lista de substâncias que podem ajudar:

Remédios naturais para dores nas articulações

Cúrcuma

Chamada também de açafrão-da-terra, a cúrcuma é uma erva muito eficiente na redução de inflamações e, consequentemente, dores nas articulações. A substância se assemelha aos anti-inflamatórios não esteroides, prescritos para pessoas com esse problema.

O efeito anti-inflamatório é um dos motivos para que a cúrcuma seja recomendada para auxiliar no tratamento convencional de pessoas com câncer, catarata e mal de Alzheimer.

Arnica

O uso externo de arnica ajuda a amenizar dores nas articulações. Embora as pesquisas científicas sejam inconclusivas sobre os benefícios dessa substância, ela é conhecida por ajudar no combate à dor e no tratamento de hematomas na pele.

Óleos essenciais de menta, eucalipto e melaleuca

Faça uma pomada que funciona como remédio caseiro para dores nas articulações. Use óleo de coco ou óleo de jojoba como base e acrescente óleos essenciais de menta, eucalipto e melaleuca.

pos-treino-corrida
Saiba como fazer um remédio caseiro para dor muscular

Gengibre

Dor nas articulações
Imagem de sentot setyasiswanto no Unsplash

O gengibre é um agente anti-inflamatório utilizado na medicina ayurvédica contra o reumatismo. Seu extrato bloqueia a ativação de mediadores inflamatórios, tais como COX-2 e TNF, bem como a supressão da prostaglandina E2 via inflamatória. Além disso, um estudo realizado com portadores de artrite reumatoide e osteoartrite mostrou que o gengibre reduziu a dor e o inchaço causados por essas doenças.

Argilas amarela e verde

A argila amarela proporciona alívio de dores nas articulações e ajuda na recuperação de lesões que foram provocadas por pancadas ou torções. Ela aumenta a circulação local, oxigenando a região e auxiliando no retorno venoso.

A argila verde também pode ser usada para aliviar esse tipo de dor, já que possui efeito sedativo, calmante e relaxante. Sua aplicação promove a eliminação de toxinas, melhorando a circulação sanguínea e descongestionando a circulação linfática. Confira um estudo sobre as aplicações terapêuticas das argilas.

Linhaça

A linhaça é uma excelente fonte de ômega 3. Ela serve para fortalecer o sistema imunológico e combater a inflamação. Para isso, você deve incluir duas colheres de sopa de semente de linhaça em sua dieta a cada dia.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais