Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Como acabar com mosquitos? Com certeza essa é uma pergunta feita pela maioria dos brasileiros. Afinal de contas, o mosquito é um inseto muito presente em nosso dia a dia. Os mosquitos são conhecidos pela perturbação que causam ao sono e pelo desconforto causado por suas picadas. Sem falar daquele zumbido no ouvido enquanto estamos dormindo ou da coceira interminável.

Dependendo da pessoa, os mosquitos podem provocar alergia e inchaço a ponto de às vezes o indivíduo precisar fazer uma visita ao hospital. Estamos falando da muriçoca, meruçoca, muruçoca, carapanã, fincão, fincudo, melga, sovela, perereca, bicuda, termos gerais para designar uma subordem de insetos, que inclui os mosquitos ou pernilongos, intrusos em nossas residências e jardins que rondam nossas cabeças e plantas.

Anvisa decide que mosquitos transgênicos devem passar por regulação sanitária

O perigo maior é que o mosquito pode nos infectar com vírus e levar ao desenvolvimento de doenças. Por esses motivos, é bom que os humanos preservem distância destes insetos. No entanto, a alternativa pouco sustentável de muitos é utilizar inseticidas convencionais, que podem prejudicar a saúde e contaminar o ar com seus componentes químicos, muitos deles considerados tóxicos. Em vez disso, conheça abaixo algumas dicas sustentáveis sobre como acabar com mosquitos, mantê-los longe da sua casa e quintal sem poluição com componentes químicos nocivos.

como acabar com mosquitos
Imagem de FotoshopTofs em Pixabay

Dicas naturais de como acabar com mosquitos

  1. A maneira mais eficiente para acabar com mosquitos em volta de sua residência é eliminando qualquer tipo de água parada – ambiente propício para que os mosquitos depositem seus ovos. Verifique o seu quintal para se certificar de que não há água parada em vasos ou quaisquer outros recipientes de jardim.
  2. Caso você tenha um banheira para pássaros no jardim, troque a água pelo menos uma vez por semana, para evitar a água parada e o surgimento de mosquitos e outros insetos.
  3. Limpe os restos de calhas de chuva e desentupa todas as calhas obstruídas. Essa é uma maneira de evitar os mosquitos, já que as calhas entupidas são locais usualmente negligenciados como potenciais criadouros de mosquitos.
  4. Durante o dia, os pernilongos machos gostam de habitar espaços que possuam vegetação densa; e à noite as fêmeas saem em busca de alimento (sangue humano ou animal). Para proteger seu jardim, apare as sebes (cercas vivas feitas com plantas espinhosas) e remova ervas daninhas altas. Isso provavelmente contribuirá para a redução da população de mosquitos.
  5. Se você tem telas em suas janelas, certifique-se de que elas não possuem quaisquer buracos pelos quais os mosquitos possam se esgueirar. Mesmo se forem pequenos furos, devido ao tamanho dos insetos, eles por vezes conseguem passar.
  6. Mosquitos são atraídos por fragrâncias frutais ou florais, umidade e roupa escura. Evite! (Principalmente no verão.)
  7. Tenha maior cuidado ao nascer e no pôr do sol, ocasiões em que estes insetos são mais ativos. Portanto, nesses momentos, evite estar próximo a águas paradas, jardins, plantas – ou seja, lugares propícios ao surgimento de mosquitos. Não havendo opção, procure vestir camisetas de mangas compridas e calças para se proteger. Se possível feche as janelas.
  8. Certos tipos de ervas ajudam a espantar os pernilongos, especialmente a sálvia, o alecrim, o neem, a citronela, a hortelã verde e o eucalipto.
  9. Pressione empresas e governos para contribuírem com a manutenção da biodiversidade, já que a superpopulação de mosquitos nas cidades se deve à falta de predadores naturais.
  10. O vinagre de maçã pode ser um repelente natural para mosquitos na sua casa. Em vez de aplicar no corpo, misture partes iguais do vinagre com a água e espirre o líquido em locais onde os mosquitos ficam.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Segundo a Anvisa, apenas repelentes com químicos à base de icaridina são eficazes contra o Aedes aegypti (transmissor de dengue, zika, chikungunya e febre amarela). Os repelentes à base de neem, citronela e andiroba não contêm esse princípio ativo.

Aparelho movido a energia solar combate mosquitos transmissores da dengue e da malária

Repelente caseiro para mosquitos

O óleo essencial de eucalipto é uma excelente alternativa natural para acabar com pernilongos. Para utilizá-lo de maneira eficaz é preciso um difusor elétrico e de um óleo carreador para aplicação na pele.

No difusor você pode utilizar quantas gotas preferir, mas o indicado são cinco gotas a cada quatro horas.

Para fazer o repelente caseiro contra mosquitos você precisará, além do óleo essencial de eucalipto, de um óleo carreador – normalmente o óleo de coco exerce essa função. Então, para cada colher de sopa rasa de óleo de coco, adicione três gotas de óleo essencial de eucalipto. Misture bem e aplique uma pequena quantidade na parte interna do antebraço para fazer o teste de alergia.

Caso apresente irritação, suspenda o uso e retire a mistura aplicada com auxílio de um algodão e algum óleo vegetal neutro, como o próprio óleo de coco, óleo de girassol, óleo de semente de uva ou outro óleo vegetal que você sabe que não causa irritação. Caso não apresente alergia à mistura de óleo de coco e óleo essencial de eucalipto, basta espalhar o repelente caseiro pelo corpo. Pronto! O repelente caseiro para mosquitos que você fez atuará em conjunto com o difusor para acabar com os mosquitos da sua casa.

Como espantar mosquitos? Casca de laranja é repelente natural e caseiro

Repelente de cravo-da-índia

O cravo-da-índia contém uma substância chamada eugenol, que possui propriedades inseticidas que afasta os pernilongos e formigas. Confira essa receita de repelente caseiro com cravo da índia fácil de fazer:

Ingredientes

  • 500 ml de álcool de cereais;
  • 10 g de cravo-da-índia;
  • 100 ml de óleo corporal (por exemplo: óleo de amêndoas dermatológico).

Modo de preparo

Junte o álcool e o cravo-da-índia em um pote opaco, escuro, com tampa. Deixe-o fechado e sem contato com a luz por quatro dias. Depois desse período, mexa bem a mistura duas vezes por dia, uma vez de manhã e outra à noite. Por fim, coe e acrescente o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o seu repelente caseiro em um recipiente spray, que pode ser comprado em farmácias homeopáticas e lojas de artesanato, e aplique na pele.

Esse repelente caseiro atua por até quatro horas. Ao aplicar, evite o contato com os olhos e com machucados na pele e aplique somente três vezes ao dia. E lembre-se: de acordo com a Anvisa, não é recomendado que crianças com menos de dois anos façam uso de repelentes.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais