Vinagre e bicarbonato de sódio: aliados na limpeza doméstica

eCycle

Baratos e fáceis de encontrar, o vinagre e o bicarbonato de sódio formam uma dupla caseira sustentável com diversos usos para a limpeza da casa

Mesa

O vinagre e o bicarbonato de sódio são dois ingredientes poderosos e que podem ser usados de diversas formas. O primeiro é mais conhecido como tempero e o segundo, por sua participação em receitas culinárias. Muito eficientes quando separados, juntos vinagre e bicarbonato formam um produto de limpeza natural incrível. Combinados com água ou limão, são capazes de remover manchas, fazer a limpeza de banheiros, pias, aparelhos domésticos, retirar o mofo e servem até para lavar cabelos oleosos.

Ambos os produtos são desengordurantes e por isso sua combinação é tão eficaz para a limpeza pesada. Além disso, tanto o vinagre quanto o bicarbonato são bactericidas - e podem ser usados inclusive como remédios caseiros para dor de garganta.

Vinagre e bicarbonato para limpeza rápida

Uma forma simples e ecoeficiente de fazer uma limpeza rápida na casa é preparar uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Diluir os dois ingredientes em água cria um excelente desengordurante, que pode ser usado em qualquer parte da casa, dos móveis ao banheiro, e não utiliza químicos pesados, comuns na maioria dos produtos de limpeza encontrados no mercado.

O vinagre branco, como o de álcool ou o de vinho branco, é o ideal para limpeza, pois é neutro e não possui tanto cheiro quanto os demais. Mas qualquer tipo de vinagre serve para limpeza.

Ingredientes:

  • 1 xícara com ¼ de bicarbonato de sódio;
  • 2 litros de água;
  • ½ xícara de vinagre.

Modo de preparo

Misture o vinagre e o bicarbonato de sódio no recipiente em que a água está localizada. Depois disso, é só mexer e esperar a mistura se assentar. Pronto! Agora é só partir para a limpeza.

Uma receita semelhante e que tem um potencial bactericida ainda maior leva limão, vinagre e bicarbonato. Confira o modo de preparo completo na matéria "Bicarbonato de sódio funciona como produto de limpeza". O vídeo abaixo, produzido pela equipe do Portal eCycle, explica como preparar a mistura de bicarbonato com vinagre e limão:

Se curtir, inscreva-se no canal do Portal eCycle no YouTube.

Por que funciona?

Porque o bicarbonato é ótimo para limpar e neutralizar odores ruins do ambiente. E o vinagre tem a propriedade de quebrar as partículas de gordura, além de remover o mofo. Além disso, como já dissemos, vinagre e bicarbonato de sódio são agentes capazes de quebrar partículas de gordura e matar bactérias, o que elimina odores ruins e limpa as superfícies.

Mas lembre-se de adquirir o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável, pois só assim você terá a segurança que o produto é natural e que não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação.

Outras aplicações

Além da limpeza básica, a combinação de vinagre com bicarbonato de sódio também serve para desentupir ralo, remover manchas e até para tirar o cecê das roupas. Conheça outras aplicações da mistura de vinagre e bicarbonato:

Desentupir ralo

A mistura de vinagre com bicarbonato e limão também pode ser usada (em outras proporções) para desentupir o ralo de qualquer pia e também do chuveiro. A aplicação regular da mistura impede o acúmulo de gorduras e a formação de bloqueios permanentes. Confira o vídeo exclusivo do Portal eCycle:

Ingredientes:

  • 1/2 copo de bicarbonato de sódio;
  • 3,5 litros de água;
  • 1 xícara de vinagre branco;
  • 1/2 limão espremido.

Saiba mais sobre produtos de limpeza naturais na matéria: "Conheça sete ingredientes simples que formam potentes produtos de limpeza caseiros".

Lavar verduras, frutas e vegetais

Bicarbonato de sódio e vinagre também podem ser usados para higienizar verduras, frutas e vegetais, removendo boa parte dos agrotóxicos presentes nesses alimentos. O primeiro passo é deixar os itens de molho no bicarbonato de sódio, passando em seguida para um molho no vinagre. Confira o passo a passo completo:

Tirar manchas de roupas

Uma pasta de vinagre com bicarbonato ajuda a remover manchas difíceis de roupas e também o cheio forte de suor.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de vinagre de álcool branco;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo

Faça uma pasta com os ingredientes. Com o tecido seco, espalhe sobre a parte amarelada da roupa e deixe descansar por uma hora. Depois, coloque a roupa na máquina de lavar e lave-a normalmente.

Confira essa e outras receitas que levam vinagre e bicarbonato de sódio nas matérias "Substitua os produtos de limpeza por receitas com bicarbonato de sódio" e "Vinagre: um aliado inusitado para limpeza da casa".

Para conhecer mais receitas de como limpar a casa com produtos naturais, visite a seção Consuma Consciência!


Veja também:


 

Comentários  

 
+18 #1 2014-03-11 20:26
Essa combinação pode ser usada para limpar o chão? Tem um quarto vago em minha casa que está com mofo, o chão está com manchas e o quarto está fedendo.
Citar
 
 
+8 #2 2014-05-14 19:59
Gostaria de usar o bicabornato na limpeza de panela , gostaria de saber se pode dissolver o bicabornato no vinagre e reservar , sem preder as propriedades.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail