Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Uma parceria entre Embaixada da SuéciaSwedish InstituteMunktell Science ParkFundo Verde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove esse desafio para buscar brasileiros que apresentem sugestões inovadoras sobre como lidar com problemas da mobilidade urbana.

Smart Living Challenge, desafio mundial organizado pelo Swedish Institute e seus parceiros, desembarca no Brasil com o intuito de desenvolver um projeto a ser aplicado na Cidade Universitária da UFRJ, visando a futura sustentabilidade das cidades.

O embaixador da Suécia no Brasil, Sr. Per-Arne Hjelmborn, afirma que o empreendedorismo dos jovens brasileiros somado às demandas na mobilidade urbana do país resultam no ambiente certo para implantar o desafio no país (que já participou da edição do ano passado).

O maior intuito do projeto é apoiar ações que inovam a forma como as pessoas se relacionam com seu entorno, através de projetos de baixo custo e alto impacto no dia a dia de todos.

Smart Living Challenge age sob três grandes temas: transporte (move), alimentação (eat) e moradia (live). Neste ano, três países estão participando: o Brasil focará no tema transporte; a Sérvia desenvolverá o de moradia; e a Zâmbia o de alimentação.

Com o mote “From ideas to making it happen” (“De ideias para a realidade”, em tradução livre) o desafio, se bem-sucedido em sua aplicação, pode vir a ser ampliado da Cidade Universitária para o Rio de Janeiro, ou para qualquer outro lugar do mundo. Além disso, o projeto será exibido durante a COP21 (21ª Conferência do Clima), a ser realizada em Paris, França, em dezembro.

O projeto busca estudantes de graduação, professores do ensino superior e jovens profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, que tenham espírito inovador e ideias criativas.

Alunos provenientes de outras universidades também poderão se inscrever até 31 de maio enviando seu interesse em participar à comissão organizadora do evento.

Embora o desafio seja aberto a participantes de todo o Brasil, um importante pré-requisito é a disponibilidade para realizar encontros semanais presenciais no Rio de Janeiro durante o período do projeto, três meses. Também é necessário a fluência na língua inglesa.

Os interessados no desafio devem enviar um e-mail para leandro.rocha@gov.se, com os seguintes tópicos: breve resumo acadêmico e profissional, sua motivação para se inscrever no desafio, sugestão de ideias para o projeto de mobilidade para a Cidade Universitária da UFRJ (em aproximadamente 15 linhas) e dados de contato, como telefone e e-mail.

Um júri composto por profissionais como arquitetos, empreendedores, professores e membros da Embaixada da Suécia e do Fundo Verde da UFRJ julgarão as melhores ideias e perfis dos aplicantes. Serão seis escolhidos que, durante três meses, irão desenvolver um projeto em conjunto, sob a tutoria de facilitadores da Hyper Island.

Evento de lançamento e workshops

O evento para anunciar os seis escolhidos ocorrerá no dia 9 de junho, às 10 horas, no Auditório Parque Tecnológico da UFRJ, e será aberto ao público. A cerimônia trará os vencedores da edição de 2014, o projeto brasileiro Bicicletaria Cultural e a ONG Transporte Ativo, que promoverão uma discussão sobre mobilidade inteligente e sustentável, e seus desafios.

Durante 11 semanas serão realizados dois workshops presenciais e conferências semanais por Skype com a Hyper Island, com a Cykelfrämjandet (The Swedish Cycle Advocacy Association), participantes do documentário ‘Bikes vs. Cars, empreendedores e especialistas ligados a área de mobilidade, a fim de auxiliar o desenvolvimento desse trabalho.

Na primeira semana de setembro acontecerá a cerimônia de encerramento do desafio, com direito à premiações, e o projeto será apresentado à comissão organizadora no Brasil (Embaixada da Suécia e a Fundo Verde-UFRJ) e enviado para a o Swedish Institute (S.i.), na Suécia, para depois ser preparado para exposição na COP21, em Paris.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais