Upcycling: Conheça a alternativa sustentável para objetos no fim de sua vida

Reinventar objetos antigos é uma forma de exercer a criatividade e poupar o meio ambiente


"Upcycled bug" por JailBird está licenciado sob CC BY 2.0

O que é upcycling

Apesar de não ser uma prática nova, sendo muito comum durante tempos economicamente incertos, no últimos tempos ela passou a ser uma tendência no universo sustentável. Upcycling consiste em, com criatividade, dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado sem degradar a qualidade e composição do material. Um item que passou pelo upcycle, normalmente possui uma qualidade igual ou melhor que a de seu original.

A prática reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em aterros sanitários. Além disso, ela diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para novas gerações de produto. No caso do plástico, isso significa menos petróleo explorado, menos árvores derrubadas  no caso da madeira e no caso do metal, menos mineração. Isso tudo também conta com uma economia significante de água e energia, tanto usada na exploração dos recursos naturais, quanto na reciclagem, que apesar de menor em comparação, ainda é um gasto existente.

Ás vezes, o upcycling pode ser a única opção sustentável para um material, como é o caso do plástico BOPP. Segundo a matéria "O que é BOPP? Embalagens BOPP são reutilizáveis?", devido às dificuldades de reciclagem do material, o upcycling é uma das melhores opções de destino. 

Upcycle no mercado

Além de ecologicamente correta, a iniciativa está despontando como uma excelente oportunidade de negócios. A Cavalera lançou uma linha com mais de 50 modelos de bolsas e carteiras feitas com sacos de cimento usados.

Em Londres, a novidade já chegou nas universidades. A London College of Fashion tem um setor que estuda o upcycling, há três anos, como uma das alternativas para o mundo da moda e ainda conta com apoio governamental.

Há oito meses no Brasil, a empresa americana TerraCycle, apostando na conservação do planeta, já reutilizou 200 mil embalagens de salgadinhos – material sem destinação adequada – para criar bolsas, guarda-chuvas, cadernos, entre outros produtos verdes.

Além de diminuir a quantidade de entulho a ser descartada, o upcycling contribui para redução dos poluentes gerados na criação de novos objetos. E as possibilidades são infinitas. O pessoal do Studio Bike Furniture Design, de Michigan, nos EUA transforma peças de bicicleta em móveis modernos e irreverentes. Dê só uma olhada no que eles fazem e se inspire para, você também, dar um upcycle naquele objeto já está desgastado ou que não lhe agrada mais. 

Para ver mais, confira a matéria "16 exemplos de upcycle para decoração".



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail