Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça os usos e benefícios do "milagroso" óleo de copaíba

A copaíba é uma árvore nativa da América Latina e da África Ocidental, muito predominante no Brasil nas regiões amazônicas. Também conhecida como copaibeira, pau-de-óleo e óleo de copaíba. Ela é uma planta de grande porte, podendo atingir até 40 metros de altura e quatro metros de diâmetro. A copaíba vive há cerca de 400 anos.

Os frutos produzidos pela copaíba são sementes pretas e ovais, com uma região amarelada. Elas são muito ricas em lipídios, mas o produto mais utilizado a partir dessa árvore é o óleo produzido. 

O óleo de copaíba é um óleo vegetal extraído do tronco da árvore. Ele é usado para fins medicinais nas indústrias cosmética e farmacêutica. Tem funções como antibióticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes.

óleos vegetais
Privado: Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar

Extração do óleo

Diferente da maioria dos óleos vegetais, extraídos a partir das sementes dos frutos, o óleo de copaíba é produzido no caule da planta. Ou seja, é um produto natural existente no tronco da copaíba. O óleo-resina produzido no tronco é produto da desintoxicação do organismo vegetal. Ele funciona como defesa da planta contra animais, fungos e bactérias.

A extração desse óleo se faz por meio da perfuração do tronco da copaíba. O processo, no entanto, deve ser feito adequadamente para não prejudicar a vida da árvore. Antigamente, os troncos de copaíba eram cortados com um machado, o que facilitava a obtenção de grandes quantidades do óleo. 

Mas, essa prática causava um excessivo desmatamento da espécie. Logo, levando à morte das árvores e impossibilitando sua recuperação para uma nova retirada do óleo de copaíba.

Tendo em vista essa situação, novas técnicas foram adotadas. Uma delas tem sido considerada não agressiva e é, atualmente, a mais usada. Consiste na utilização de um trado, que perfura o tronco sem prejudicar a árvore. Assim, possibilitando sua recuperação para que novas extrações de óleo de copaíba possam ser feitas futuramente.

A extração do óleo de copaíba deve ser feita em árvores bem antigas (com mais de 100 anos). É preciso que possuam galhos secos no topo, pois elas têm maiores quantidades de óleo no seu interior. As árvores novas de copaíba não possuem óleo e podem se prejudicar gravemente caso sejam perfuradas.

Quando o tronco é perfurado, o óleo começa a escorrer através do orifício e é recolhido em um recipiente. Após a coleta, o orifício deve ser vedado (preferencialmente com argila) para que não haja infecções e ataques de insetos. Quando recuperada, a vedação é retirada para uma nova colheita do óleo de copaíba.

Para que serve o óleo de copaíba

O óleo de copaíba foi apelidado de “bálsamo da Amazônia” devido às suas qualidades. Ele é composto por 72% de sesquiterpenos (hidrocarbonetos) e 28% de diterpenos (ácidos carboxílicos). No entanto, essa composição pode variar conforme o tipo de copaíba, idade da árvore e solo, dentre outros fatores.

Os principais sesquiterpenos encontrados no óleo-resina são o β-cariophileno. A substância é responsável pela ação anti-inflamatória, antifúngica e antiedêmica, e o β-bisaboleno, com ação analgésica, dentre muitos outros compostos. Essas substâncias são as responsáveis pelo aroma do óleo de copaíba e por suas propriedades antiviral e antiúlcera.

Já os diterpenos presentes no óleo de copaíba são os responsáveis pela maioria de suas propriedades terapêuticas. Entre eles estão o ácido copaífero, ácido copálico, ácido calavênico e colavenol. O ácido copálico é conhecido como marcador de copaíba. Pois é um componente presente em qualquer óleo de copaíba independente do tipo de solo ou de árvore.

Benefícios do óleo de copaíba

Dentre os diversos benefícios do óleo de copaíba para a saúde estão os seguintes:

  • Potencial antisséptico e antitetânico;
  • Expectorante: a aplicação de quatro gotas de óleo de copaíba misturado com mel ajuda na expectoração;
  • Infecções: fazer gargarejo com o óleo ajuda em inflamações de garganta e de amigdalite. Também é eficaz para infecções genitais e hemorroidas;
  • Antitumoral: capacidade de agir contra as células cancerígenas responsáveis pelo câncer de mama, de próstata e de cólon;
  • Combate reumatismo e dores musculares: fazer massagem com o óleo de copaíba ativa a circulação sanguínea, aliviando dores, reumatismo e inflamações. Também auxilia no tratamento de gota;
  • Doenças de pele: por ser anti-inflamatório, quando aplicado sobre a região afetada. Ele auxilia no tratamento de dermatites, urticárias, psoríase, acnes, herpes, feridas, leishmaniose, picadas de insetos e picada de cobra;
  • Ajuda a estancar hemorragias.

Usos do óleo de copaíba

Na pele, pode auxiliar na eliminação e redução de cicatrizes, celulites e estrias. Se aplicado em regiões com marcas e manchas, o óleo de copaíba auxilia no clareamento. Isso quando misturado com outros óleos vegetais, como o de rosa mosqueta

É um óleo emoliente, auxiliando na hidratação e maciez da pele. Além de regenerar o colágeno, melhorando a elasticidade da pele e deixando-a com aspecto firme e jovem.

Mas seus benefícios não param por aí! É um óleo muito utilizado industrialmente. Por ser uma fonte rica em hidrocarbonetos, o óleo extraído da copaíba vem sendo usado como combustível misturado no óleo diesel.

Além de ser um componente usado na formulação de xampus, é muito utilizado como fixador de aromas em perfumes. O óleo serve também como ingrediente para fazer sabonetes e sabões. Na indústria alimentícia, o óleo de copaíba é usado como aditivo alimentar, sendo um produto aprovado pela Food and Drug Administration, dos EUA.

Além disso, também é usado na odontologia, na formulação de cimentos para obturações. A mistura com o óleo de copaíba evita irritações e proliferação de bactérias.

Lembre-se que, para todas as aplicações, deve ser utilizado o óleo 100% natural e puro, livre de substâncias químicas nocivas à saúde.

Óleo de copaíba no cabelo

Nos cabelos, também possui benefícios. Essa é razão pela qual o óleo de copaíba é utilizado pela indústria cosmética na fabricação de xampus e cremes hidratantes. Ele equilibra a oleosidade, trata micoses, caspas e seborreia do couro cabeludo. Protege os cabelos tingidos e deixa os fios brilhantes e macios.

Para conferir outros óleos vegetais que podem ser usados no cabelo, confira o vídeo:

Efeitos colaterais

Em grandes doses, a ingestão de óleo de copaíba pode resultar em alguns problemas digestivos, como náusea, vômito e diarreia. Já o óleo essencial de copaíba não deve ser ingerido, podendo causar problemas mais sérios à saúde. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais