Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Você pode utilizá-los para a limpeza da cozinha, banheiro, de vidros e como aromatizador de ambientes. Veja algumas opções

Os óleos essenciais são a “alma” das plantas. Eles possuem compostos bioquímicos de ação terapêutica retirados de plantas aromáticas e medicinais. Existem registros documentais, em livros escritos em sânscrito, de seu uso desde 2000 anos a.C pelos hindus. Além dos benefícios medicinais, eles podem ser utilizados no seu dia a dia e trazer diversos ganhos para a saúde. Como muitos têm efeito bactericida, eles podem ser utilizados para limpar e aromatizar o ambiente. Utilizando óleos essenciais na limpeza você cria um ambiente mais saudável, economiza dinheiro e produz menos resíduos. Dessa forma, você evita compostos químicos nocivos presentes nos produtos de limpeza tradicionais e ainda pode montar uma sinergia de aromas com ganhos de aromaterapia.

Mas se você está se questionando se os óleos essenciais são capazes de fazer o trabalho pesado de eliminar as bactérias, fique tranquilo. Eles possuem diversas propriedades químicas que conferem um ótimo desempenho na limpeza, para purificar o ar e proporcionar higiene pessoal. Os óleos possuem terpenos, que apresentam ação antimicrobiana, fungicida, antiviral, anti-inflamatória e antiparasitária, segundo estudos. Óleos essenciais como os de cravo, canela e tomilho possuem muitos fenóis em sua composição, e por isso têm propriedades antibacterianas e fungicidas. Além disso, óleos como o litsea cubeba, lemongrass, eucalipto citriodora, ricos em aldeídos, são bons antimicrobianos. Outros óleos essenciais, como os de lavanda e Óleo essencial de melaleuca proporciona benefícios à saúde” também são capazes de agir como antisséptico, anti-inflamatório e antibacteriano, induzindo danos às estruturas celulares de bactérias e fungos como Escherichia coli e Cândida albicans.

Privado: Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

1. Superfícies

Uma boa mistura com óleos essenciais pode eliminar germes e desodorizar os ambientes de sua casa, tornando o espaço mais agradável e fresco. Em um borrifador, adicione duas xícaras (500 ml) de água destilada, oito gotas de óleo essencial de lavanda, 15 gotas de óleo essencial de limão siciliano e cinco gotas de eucalipto globulus. Misture bem, pulverize a mistura nas superfícies que deseja e seque com um pano macio. Tenha cuidado especial com objetos que tendem a criar manchas. O óleo essencial de eucalipto globulus é acaricida e antifúngico. O óleo de lavanda auxilia no relaxamento e é um antimicrobiano muito efetivo na inibição de Escherichia coli e Salmonella typhimurium. O óleo essencial de limão auxilia a refrescar o recinto e é um bom desengordurante, além disso estudos relacionam o uso de óleo essencial de limão à melhora do humor. Saiba onde comprar o óleo essencial de limão siciliano aqui.

2. Vidros e espelhos

Para uma limpeza ecológica de vidros e espelhos, misture em um borrifador uma xícara (250 ml) de água destilada e uma xícara de vinagre branco. Adicione 20 gotas de limão siciliano e cinco gotas de erva-cidreira. Agite o frasco sempre que utilizar. Esta mistura deixará seus vidros limpos e, de quebra, funciona como repelente.

3. Cozinha e banheiro

Para limpar sua cozinha ou banheiro, utilize a mistura de 100 ml de vinagre branco destilado, 100 ml de água destilada, 48 gotas de óleo de tea tree (melaleuca), 16 gotas óleo de tomilho e 56 gotas de óleo de limão siciliano. Primeiro misture os óleos essenciais e, em seguida, adicione a água e o vinagre. Agite bem antes de cada utilização. O produto é antibacteriano e antifúngico. Saiba onde comprar o óleo essencial de melaleuca aqui.

4. Azulejos, pias e limpeza pesada

Para limpezas pesadas, como a de azulejos e de outros locais com sujeira acumulada, você pode fazer uma mistura que combine o potencial de higienização dos óleos essenciais com o do bicarbonato de sódio. Misture 1/2 xícara de bicarbonato de sódio para a mesma quantia de sabão vegetal, dez gotas de óleo essencial de melaleuca, dez gotas de óleo de limão siciliano e um pouco de glicerina vegetal para propiciar uma mistura mais homogênea. Misture bem – o produto deve ficar consistente. Aplique com uma esponja ou pano. A mistura é ideal para o banheiro, para limpar pias e azulejos do chuveiro.

5. Tapete

Seu tapete está com odor? Utilize esse neutralizador de odor natural que irá te ajudar a se livrar das bactérias. Em uma tigela, misture dez gotas de óleo essencial de junípero (Juniperus communis), de gotas de lavanda e uma xícara de bicarbonato de sódio. Misture bem, polvilhe no tapete, deixe agir por cerca de 20 minutos e depois passe o aspirador de pó.

6. Purificador de ar

Em um borrifador, adicione 100 ml de água destilada, 25 gotas de óleo essencial de lavanda e 20 gostas de óleo essencial de limão siciliano. Você pode mudar os óleos essenciais utilizados de acordo com seu gosto pessoal e dos efeitos aromaterápicos desejados. O líquido é uma ótima maneira de refrescar o ar e também desinfetar o ambiente.

7. Pentes e escovas de cabelo

Esses utensílios são utilizados diariamente e acumulam células mortas, sujeiras e podem causar infecções fúngicas em seu coro cabeludo. Para evitar isso, pentes e escovas devem ser limpos periodicamente. Em um recipiente, misture um copo e meio de água destilada, meio copo de vinagre branco destilado e 20 gotas de óleo essencial de melaleuca, de eucalipto ou de lavanda. Deixe os pentes que deseja desinfetar de molho no líquido durante cerca de 30 minutos. Enxágue e deixe secar ao ar livre.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais