[Vídeo] A maneira mais rápida de descascar ovo cozido

Não tenha mais preguiça de tirar a casca do ovo. Confira a dica

Descascando ovo cozido

Você gosta de ovo cozido? O sabor é ótimo, mas convenhamos que o processo para retirada da casca é um tanto quanto chato. Sempre alguma lasquinha sobra e acaba indo parar no fundo da nossa barriga.

Mas há um jeito simples de facilitar essa tarefa. Basta você resfriar o ovo (um pouco de água em temperatura ambiente é suficiente - evite desperdícios) após cozinhá-lo por 15 minutos e colocá-lo em uma vasilha grande ou numa panela. Em seguida, é só agitar o recipiente de modo que o ovo se choque com as paredes do item.

Choque térmico

Resfriar o ovo por meio de choque térmico, porém, é uma prática polêmica. Apesar de algumas pessoas acreditarem que o choque térmico pode ajudar a criar aquela camada esverdeada ao redor da gema, elas estão equivocadas. Esse fenômeno é provocado pela produção de sulfeto de hidrogênio que acontece na cocção. Portanto, se você cozinhar o ovo por mais de 15 minutos em água, a tendência é que a camada esverdeada se forme. Também existem outros fatores que podem deixar a gema com a característica citada, como idade e pH do ovo.

Há um consenso em um ponto: não foi comprovado que a camada de sulfeto de hidrogênio seja nociva à saúde, apesar de não ser lá muito bonita.

Reaproveite a água

Após um tempo curto fazendo o procedimento, a casca do ovo se soltará facilmente e você poderá desfrutar desse delicioso alimento sem qualquer problema. Ah! E não se esqueça de reutilizar a água usada na cocção dos ovos e enriquecidas pelas vitaminas contidas na casca - falamos um pouco mais sobre isso nessa matéria.

Dê uma olhada neste vídeo para entender melhor como descascar ovo cozido.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail