Documentário "Cowspiracy" denuncia os impactos ambientais da indústria agropecuária e do consumo de carne

Documentário é mais uma parceria de Leonardo DiCaprio com a Netflix e revela uma nova faceta da causa pró-veganismo

Cowspiracy

O documentário "Cowspiracy: The Sustainability Secret (Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade)" foi lançado no final de 2014 e está quebrando paradigmas desde então. Feito por Kip Andersen e Keegan Kuhn, com produção executiva de Leonardo DiCaprio, o filme aborda a importância do veganismo e os impactos da indústria agropecuária por uma perspectiva diferenciada e de denúncia. Ele ataca organizações ambientais de renome como Greenpeace e WWF por sua omissão quanto as consequências do consumo de carne.

Michael Pollan, jornalista renomado e autor de "O dilema do onívoro", Richard Oppenlander, autor de "Food Choice e Sustainability", e Will Potter, autor de "Green is the new Red" fornecem entrevistas que permeiam o conteúdo do filme.

A produção está disponível no serviço de streaming Netflix do mundo todo com legendas em português, francês, inglês, espanhol e holandês. Em "Cowspiracy", o diretor Kip Andersen conta sua história de envolvimento com a causa ambiental. Ele, como muitos outros, voltou os olhares sobre a questão após assistir ao documentário de Al Gore, "Uma verdade inconveniente". Mas após se deparar com estatísticas oficiais da ONU que informavam que a agricultura animal tem emissões de gases superiores a todo o setor de transportes (carros, caminhões, trens, navios e aviões), a vontade de pesquisar mais sobre o tema surgiu, e, junto com ela, o documentário.

"Eu descobri que um hambúrguer de 114 gramas requer quase 2,5 mil litros de água para ser produzido. Eu tenho tomado banhos curtos para economizar água e descubro que comer apenas um hambúrguer é equivalente a dois meses inteiros de banho", diz Kip no documentário.

Cowspiracy

De acordo com informações reveladas no filme, a agropecuária é a principal causa do desmatamento, consumo de água, poluição e é o maior emissor de gases de efeito estufa. O documentário expõe a industria agropecuária como a responsável pelo maior crime ambiental da história, causando a destruição da floresta amazônica, extinção de espécies, perda de habitat, erosão do solo, de “zonas mortas” nos oceanos e de praticamente todos os outros problemas ambientais.

Quanto à linguagem, o documentário expõe a jornada do cineasta Kip Anderson na tentativa de entrar em contato com as organizações, o que é muito relevante para elucidar a resistência delas em se manifestar sobre o assunto. Além disso, a riqueza em infográficos torna o documentário muito informativo e didático. Vale lembrar que todos os estudos citados no documentário estão disponíveis no site Cowspiracy para consulta.

O envolvimento do ator Leonardo DiCaprio com o documentário é fruto de mais uma parceria com a Netflix. DiCaprio se uniu à empresa para produzir documentários com enfoque no meio ambiente e na conservação do planeta para o serviço de streaming. Outra produção dessa parceria é o documentário "Virunga", que conta a luta de guardas florestais na tentativa de preservar o parque nacional mais antigo da República Democrática do Congo.

A mensagem que o filme deixa é da necessidade de reduzir o consumo de carnes para salvar o planeta. Diversos estudos apontam os benefícios de uma dieta vegetariana para saúde humana e recentemente um estudo classificou carnes processadas são cancerígenas e carne vermelha é potencialmente cancerígena. Diante de todos esses impactos para o meio ambiente e para nossa saúde, fica o desafio de mudar hábitos para reduzir o consumo de carnes. Comer também pode ser um ato político. Ao escolher o que está presente em sua mesa, você também está decidindo alguns dos rumos que o planeta vai tomar (saiba mais sobre os impactos ambientais do consumo de carne e a devastação causada pela industria agropecuária aqui).

Confira o trailer oficial do documentário (em inglês).

O que estão falando sobre o documentário

“Cowspiracy talvez seja o mais importante filme para inspirar a salvar o planeta”.
Louie Psihoyos, diretor do documentário The Cove, ganhador do Oscar
“Um documentário que vai sacudir e inspirar o movimento ambientalista”.
Darren Aronofsky, diretor de Noé
“Um novo olhar. Poucos filmes são corajosos o suficiente para abordar um tema tão controverso”.
Examiner.com
“[Andersen] não enrola e não traz desculpas: ‘O futuro do nosso planeta está sendo destruído por essa indústria. É difícil argumentar contra os dados”.
The Huffington Post
“Cowspiracy realmente faz ligar os pontos. É inegavelmente um esforço excepcional em estatísticas.”
Shaun Monson, diretor de Terráqueos

Fonte: Cowspiracy

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail