Os problemas do xenoestrogênio


Estrogênio ambiental traz risco à saúde da mulher

O estrógeno é um hormônio que controla funções orgânicas como a reprodução, o crescimento e a manutenção do metabolismo e é fabricado em maior quantidade no corpo da mulher. Ele também está presente, em uma forma manipulada pelo homem, em anticoncepcionais e em medicamentos usados no tratamento de reposição hormonal.

Os xenoestrogênios também são produzidos em laboratórios. A diferença é que esse é um dos compostos que mais trazem riscos a saúde. Ele é fabricado a partir da reação entre o gás cloro e os hidrocarbonetos do petróleo e é utilizado em produtos químicos industriais de alta toxicidade, como o Bisfenol-A (BPA) – saiba mais em nossa matéria especial sobre o assunto -, o bisfenil policlorado (PCB), as dioxinas e os ftalatos.

Podemos encontrá-los nos mais diferentes lugares, de conservantes de alimentos a protetores solares, passando por inseticidas, pesticidas, preservadores de madeira, plásticos e detergentes de laboratório.

Saúde da mulher

Diversos estudos já começam a desenhar os efeitos colaterais da exposição aos xenoestrogênios. Um deles é a endometriose, doença que se caracteriza pela presença de células endometriais na corrente sanguínea, e que pode causa dores abdominais, problemas urinários e intestinais e até a infertilidade.

Uma dessas pesquisas, liderada pelo Departamento de Saúde de Nova York, associa os filtros UV que levam Benzofenona, suspeito de ser um disruptor hormonal em sua composição, à endometriose. Outro estudo relaciona a incidência da doença em mulheres italianas em idade reprodutiva expostas ao PCB.

Pesquisas apontam também para a possibilidade de que haja hereditariedade de doenças ovarianas causadas pela exposição a estrógenos ambientais. Em um estudo realizado por instituições ligadas ao governo norte-americano, camundongos foram expostos a soluções que continham BPA, inseticidas, fungicidas e dioxinas.  Em uma análise das gerações seguintes, as doenças desenvolvidas pela geração anterior também acometiam os novos ratos.

Pesquisadores começam a apontar o xenoestrogênio como um dos responsáveis pela síndrome do ovário policístico e também pela puberdade precoce e aumento do risco de desenvolver câncer de mama. Podemos encontrar o estrógeno ambiental em produtos de higiene pessoal que contêm ftalatos.

Evitando os riscos

O BPA é encontrado em conservantes de alimentos, plásticos rígidos e nos papéis termossensíveis utilizados nos comprovantes e recibos de banco e de cartão de crédito e no papel de fax. Evite alimentos enlatados, e substitua produtos como tábuas de corte e embalagens de alimento por tábuas de madeira e recipientes de vidro.

Para evitar a contaminação por PCB, que está presente em carnes, peixes e derivados de leite, através do processo de bioacumulação, é preciso tomar alguns cuidados. O PCB, quando não descartado corretamente, chega a rios e lagos, onde contaminam peixes e microorganismos. Ao se alimentar desses animais, ou beber a água desses rios e lagos, o animal ou o ser humano, também se contaminam. Uma alternativa é se alimentar mais de frutas, legumes e verduras orgânicas.

Os ftalatos são responsáveis pela maleabilidade de produtos feitos de plástico. Fique atento para a sua presença em brinquedos, cosméticos e revestimentos de piso.

Para não se expor às dioxinas, evite produtos de papel branqueados artificialmente como alguns tipos de filtro de café, toalhas de papel e absorventes internos, assim como preserve distância dos processos de incineração que possam conter dentre os componentes o plástico do tipo PVC. Prefira sempre alimentos orgânicos e, na medida do possível, evite recipientes plásticos para armazenar alimentos, sobretudo no processo de aquecimento destes.

Veja também:
-Feira de Agricultura Limpa e Produtos Orgânicos ocorre todos os sábados em São Paulo
-Livre-se dos pesticidas de forma sustentável
-Produtos químicos podem causar obesidade
-Grávidas são desinformadas sobre problemas que pesticidas e poluição podem causar aos bebês


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail