Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Você já pensou em substituir as sacolas plásticas por sacos feitos com jornal, na hora de embalar o lixo?

Você já pensou em fazer um saco de lixo com jornal para substituir a nociva sacolinha de plástico? É hora de considerar a ideia!

O origami de papel jornal pode ser usado no lixo do banheiro e nos demais lixos secos da sua casa. Em vez de utilizar um monte de sacolinhas, prefira o saquinho de jornal ao longo da semana.

Reduzir o lixo doméstico
Lixo doméstico: o que é, como embalar ou reciclar

Saco de lixo biodegradável

Na hora de levar o conteúdo acumulado para fora de casa, use apenas um saco de lixo bem grande. Há casos de residências que praticam a compostagem dos resíduos orgânicos, o que facilita ainda mais a substituição das sacolinhas plásticas pelo uso do papel, uma vez que o resíduo úmido é reduzido a níveis mínimos.

Não sabe como fazer saco de lixo com jornal? Confira o vídeo acima e entenda como proceder. Se curtir, inscreva-se no canal do eCycle no YouTube. Siga também o passo a passo logo abaixo!

Aprenda a dobrar seu próprio saco de jornal

1. Pegue uma folha de jornal e marque a metade da página da direita, no sentido vertical. Em seguida, dobre para dentro a ponta da página direita até a marca que você fez (ou seja, dobre um quarto da página direita). O resultado será um quadrado:

Saco de lixo
Imagem: Portal Ecycle
Saco de lixo
Imagem: Portal Ecycle

2. Una a ponta superior esquerda e a ponta inferior direita, formando um triângulo, mas mantenha a base para baixo:

Saco de lixo
Imagem: Portal Ecycle

3. Agora dobre a ponta inferior direita do triângulo até o meio da linha lateral esquerda:

Saco de lixo
Imagem: Portal Ecycle

4. Vire a dobradura para o outro lado e repita o item 3, colocando a ponta inferior direita na dobra lateral esquerda:

Saco de lixo
Imagem: Portal Ecycle

6. Agora você terá um pentágono. Pegue uma das pontas da parte de cima e enfie na aba horizontal. Vire a dobradura e faça a mesma coisa do outro lado:

Saco de lixo
Imagem: Portal Ecycle
Saco de lixo
Imagem: Portal Ecycle

7. O saquinho está pronto! Basta abri-lo colocá-lo em um balde!

Saco de lixo
Imagem: Portal Ecycle

O papel se decompõe muito mais rapidamente que o plástico. Além disso, você já tem um destino útil para o jornal que se acumula na sua casa ou mesmo na dos parentes e vizinhos: o saco de lixo com jornal.

Com o saco de jornal você deixa de usar as sacolinhas plásticas em grande parte das lixeiras da sua casa. No entanto, para acondicionar todos os resíduos restantes acaba sendo necessário o uso de sacos de lixo grandes. A recomendação, para evitar o uso exagerado de plástico, é a utilização de sacos plásticos feitos a partir de matéria-prima reciclada.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais