Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O que acontece com o plástico que não é corretamente descartado e onde ele vai parar

Oceano de plástico não é apenas uma expressão metafórica. A cada dia que passa, a quantidade de plástico nos mares aumenta significativamente. Até o ano de 2050, prevê-se que o oceano terá mais peso em plástico do que em peixes.

Plástico nos oceanos: qual sua origem?

Um dos lugares mais problemáticos é o Giro do Pacífico Norte. O giro oceânico é um termo utilizado por oceanógrafos para descrever grandes correntes marítimas rotativas, que estão diretamente relacionadas com o movimento dos ventos.

O Giro do Pacífico Norte tem se caracterizado pela grande quantidade de detritos de plástico originários da costa oeste dos EUA e da Ásia que formam o que é conhecido entre ambientalistas como plastic patch (remendo plástico, em tradução livre). Em outras palavras, é uma área do oceano com grande concentração de poluentes e que afeta não apenas o ecossistema da região, mas em última análise a vida e a saúde do próprio homem.

De acordo com o National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), que faz parte do Departamento de Comércio dos Estados Unidos (USDC), o nome remendo plástico “faz com que as pessoas acreditem que é uma área contínua e visível formada por garrafas e outros tipos de lixo”.

O lugar, como é mostrado no documentário “Garbage Island: An Ocean Full of Plastic”, é uma parte do oceano com grande concentração de todos tipos de plásticos, desde garrafas e embalagens, até microplásticos, que são partículas pequenas e extremamente tóxicas de plástico.

No filme, que foi produzido pela revista Vice, é mostrado que a grande quantidade de poluentes fez com que a composição da água do mar se alterasse. Amostras de água coletadas durante a expedição chegam a conter 1.000 partes de plástico para cada plâncton. Levando em conta que seis partes de plástico para cada plâncton já caracterizam um ambiente poluído, o que dá o tom da gravidade do problema.

Danos à saúde

O grande problema é que o microplástico é tão abundante que acabou se tornando parte do ecossistema. Plânctons e pequenos crustáceos se alimentam deles, se intoxicam, e, consequentemente, fazem o mesmo ao serem comidos por pequenos peixes. O processo vai se repetindo até chegar aos grandes peixes, como o atum, e, finalmente ao próprio ser humano.

microplastico
Há microplásticos no sal, nos alimentos, no ar e na água

Outro problema é o fato de o microplástico absorver com facilidade outros tipos de poluentes que se encontram no mar, como pesticidas, metais pesados, poluentes orgânicos persistentes (POPs) e bisfenóis. Isso faz com que o nível de contaminação aumente e os danos à saúde sejam ainda maiores. Entre os problemas de saúde causados pelos POPs e bisfenóis estão diversos tipos de disfunções hormonais, reprodutivas e neurológicas.

 

Como colaborar com a diminuição da poluição

De acordo com o NOAA, o Giro do Pacífico Norte não é o único a enfrentar esse fenômeno. Acontece o mesmo no Oceano Atlântico, no Giro Subtropical do Atlântico Norte, e por todo o mundo. Uma das explicações para o surgimento desse problema é a grande quantidade de plástico usada no dia a dia, o que nos leva a refletir sobre nossos hábitos de consumo. Há de se reconhecer a importância deste material em nossa sociedade, conferindo conveniências e contribuindo para o desenvolvimento, mas igualmente cabe a reflexão sobre a parcimônia que devemos incorrer em seu uso.

Utilize menos e sempre recicle, não só o plástico, mas todo tipo de resíduo reciclável que tenha optado por consumir. Pressione as autoridades da sua região e contribua para o desenvolvimento da coleta seletiva. Se informe sobre a política de resíduos sólidos e, principalmente, se conscientize sobre o como suas atitudes estão contribuindo, ou não, para a poluição do oceano. Você sabia que, mesmo que o lixo plástico seja descartado corretamente ele pode ir parar no oceano por meio da chuva e do vento? Por isso, sempre que possível, reduza o uso! Saiba como fazer isso na matéria: “Como reduzir o lixo plástico no mundo? Confira dicas indispensáveis“.

Visite a seção Recicle Tudo para se informar sobre com reciclar diversos materiais, assim como para saber onde descartar seus objetos sem uso! Contribua para a diminuição do plástico no oceano!

Embalagens Sustentáveis
Alternativas ecológicas e estilosas para redução de lixo
A partir de R$20,99
Menos lixo
Comprar
Embalagem de cera
Alternativa natural ao filme plástico
Kits a partir de R$56,90
Cera Vegetal
Comprar

Assista ao documentário (em três partes):

Parte 1 – Apresentações dos membros da expedição, preparações e partida para o Giro do Pacífico Norte

Parte 2 – O caminho para o Giro do Pacífico Norte

Parte 3 – A poluição no Giro do Pacífico Norte


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais