Os diferentes usos do bicarbonato de sódio

Composto químico tem mais utilidade do que a maioria das pessoas imagina

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é comumente usado como antiácido ou como fermento, principalmente em receitas culinárias. Mas, na verdade, ele possui inúmeras utilidades nas mais diferentes situações, que vão da limpeza de paredes à da pele.

Para explicar melhor, aqui vão algumas sugestões:

Manchas

Coloque o bicarbonato em uma esponja úmida e esfregue delicadamente a parede para tirar manchas das paredes, incluído os rabiscos das crianças.

Rejuntes

Para limpar rejuntes, faça uma mistura de bicarbonato com água oxigenada e escove a sujeira.

Louça

Pia com louça

Quando for lavar a louça, encha copos, xícaras, panelas e todo tipo de recipiente com água e bicarbonato de sódio. A mistura ajuda a desgrudar os restos de comida.

Chulé

O bicarbonato também serve para acabar com chulé! Utilizando duas colheres de bicarbonato, você faz pequenos sachês para depois colocar dentro de sapatos e tênis durante a noite. Retire ao amanhecer e procure não calçar os sapatos e tênis se ainda restar algum vestígio do bicarbonato - ele pode causar irritações à pele.

Cabelo

Muita gente usa o bicarbonato de sódio no cabelo. Para tirar os resíduos químicos que se acumulam no cabelo, misture uma colher de sopa com o seu xampu e aplique uma vez por mês.

Gatos

caixa de areia dos gatos

Espalhar o bicarbonato em latas de lixo ou na caixa de areia dos gatos contribui para diminuir o mau cheiro.

Esfoliante

Uma mistura de três partes de bicarbonato de sódio e uma de água tem função esfoliante ajudando a remover as células mortas do corpo e devolvendo o aspecto saudável à pele. A técnica também serve para retirar cutículas antes de fazer a mão.

Colchão

Se seu bebê sofrer algum acidente na cama durante a noite e acabar sujando o colchão, o bicarbonato também pode ajudar. Espalhe sobre o lugar úmido, espere por duas horas e limpe com o aspirador de pó. Isso desumidifica e acaba com o mau cheiro. Mas não se esqueça de desinfetar o colchão.

Pia

Ralo

Para não deixar a pia entupir, use preventivamente uma mistura de 250 ml de vinagre, água e bicarbonato de sódio. Essa "mistura caseira" elimina a gordura e os restos de comida presentes nos canos se você repetir o processo com certa periodicidade.

Recipientes

Se seu pote ou embalagem plástica ficou com cheiro de comida, mesmo depois de lavar, uma esponja úmida com bicarbonato resolve o problema.

Gordura

Para limpar a gordura do fogão, use a mistura de três partes de bicarbonato com uma de água.

Mais alguma sugestão? Conte pra gente nos comentários!

Mas lembre-se de adquirir o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável, pois só assim você terá a segurança que o produto é natural e que não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação. Você pode comprá-lo aqui na Loja eCycle.


Veja também:


 

Comentários  

 
+16 #1 2013-04-08 11:08
Oi, o bicarbonato de sódio é o máximo para limpeza de geladeiras e armários de aço. Faço assim: Numa tigela ou pote de sorvete, misturo água morna com um pouco de bicarbonato de sódio. Molhe um pano macio, torça-o e aplique nas superfícies. Enxugue em seguida com outro pano macio e seco.
Além de soltar a sujeira fácil, clareia o interior da geladeira, tira odores e de quebra, deixa suas mãos macias, pois é um esfoliante natural. Experimente! Zilda.
Citar
 
 
+6 #2 2013-12-24 23:41
1. Para deixar panelas e assadeiras brilhando
Nem precisa esfregar: é só cobrir a região queimada com o bicarbonato, umedecer com água e deixar agir por duas horas - a mancha sai sem esforço. E ainda deixa a superfície brilhante. A técnica vale para vasilhas de alumínio, inox e vidro e também pode ser aplicada em torneiras.
2. Adeus, ralo entupido
Acabe com a gordura que se acumula no encanamento da pia da cozinha e pode causar entupimentos. É fácil: mensalmente, coloque no ralo 1/2 xícara (chá) de bicarbonato, seguido de 1 xícara (chá) de vinagre (branco ou vermelho). Espere a espuma da reação química diminuir e então enxágue com água quente.
Citar
 
 
+9 #3 2013-12-24 23:42
3. Poderoso aliado para um carpete cheiroso
Se você tem animais de estimação em casa - ou pouca ventilação e luz natural - e o seu carpete anda com um cheirinho ruim, coloque o bicarbonato numa peneira grande e pulverize. Deixe agir por dez minutos e aspire (não use vassoura, apenas o aspirador, para evitar borrões brancos). Repita conforme a necessidade.
4. Bicarbonato como higienizador multiuso
O bicarbonato de sódio é um bactericida e você pode empregá-lo para lavar tábua de carne, cascas de frutas e legumes, pias, cesto de lixo e fogão. Assim como as esponjas usadas na lavanderia e na pia da cozinha e as escovas de cabelo. Faça a seguinte receita: 3 colheres (sopa) de bicarbonato e 1/2 colher (sopa) de hipoclorito de sódio em 1 litro de água. Deixe de molho por duas horas e enxágue.
Citar
 
 
+15 #4 2014-02-10 01:44
Pode ser usado como desodorante. Não tem duração de 24 horas mas funciona muito bem e não prejudica sua saúde.
Citar
 
 
+6 #5 2014-03-22 17:53
eu faço o seguinte
um limao espremido
agua (um copo)
uma colher de cafe de bicarbonato de sodio
fica uma soda limonada com gas e tudo, uma delicia, e ainda é natural sem os aditivos dos refrigerantes
Citar
 
 
+6 #6 2014-04-02 03:12
Para pé-de-atleta (a vulgar frieira) é tiro-e-queda! Arde um pouquinho na primeira aplicação (depois do banho, claro), mas o efeito é tão rápido que vale a pena usar. Incrível!
Para " bifes" de manicure - é só aplicar e não acontece infecção; O mesmo efeito faz a água oxigenada.
Citar
 
 
+16 #7 2014-08-05 21:03
Tbm serve para o ph ácido é só fazer um banho de ascento em 1 litro de água e 1 colher de café de bicarbonato ajuda a equilibrar o ph da vagina!
Citar
 
 
+3 #8 2014-09-04 03:54
serve tambem para pessoas com liquem escleroso, uma doença pouco conhecida auto imune que faz com que a vulva tenha uma grande irritação e lesões levando nas maioria das vezes ao cancer de vulva, no auge da doença o ardor é forte e a pomada indicada é dolorosa, então usei Bicarbonato ( fiz uma pasta e coloquei por 10 minutos) ardeu mas acalmou a coceira que é intensa e a dor tbm, continuei usando a pomada indicada pelo medico e usando vaselina pra não deixar entrar em contato com a urina, e graças a Deus estou bem e tranquila com essa doença que não tem cura, mas tratada da forma certa ela fica estacionada.
Citar
 
 
+7 #9 2014-10-08 14:48
Para colar para valer mesmo (fica igual a pedra) pingue o super bond e em seguida jogue o bicarbonado. Cola até vara de pescar.
Citar
 
 
+6 #10 2014-12-01 22:56
É perfeito para limpar os dentes e deixa-los branquinhos, tirar aquele amarelo, é fácil em uma tampinha coloque bicarbonato e agua o suficiente para fazer uma pasta escove os dentes com essa pasta todos os dias, depois escove com pasta para tirar o mal hálito que fica quando acordamos, é tiro e queda. Beijos
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail