Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Promovido pelo Centro Maria Antônia, oficinas serão gratuitas e ministradas em grupo, presencialmente, às segundas e quartas-feiras do mês de agosto

Por Jornal da USP | O Centro Universitário Maria Antonia da USP promove o Ateliê da Palavra, com o escritor Maurício Ayer. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 29 de julho. O projeto será composto por oficinas presenciais em grupo, que deverão ocorrer às segundas e quartas-feiras do mês de agosto – nos dias 1º, 3, 8, 10, 15, 17, 22 e 24 – das 9h às 12 h.

A oficina conta com 15 vagas disponíveis e pretende promover passeios em espaços públicos e coletivos no entorno do Centro MariAntonia. De acordo com a organização, a proposta é apresentar um conjunto de possibilidades ao grupo de participantes e decidir, juntos, os percursos que interessam “ativar”. Estabelecer rede com coletivos da região central de São Paulo é uma intenção a ser mobilizada. 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário em https://forms.gle/qCggH7bRohadm8pD9

Ateliê da Palavra

Projeto de incentivo à leitura por meio de práticas de leitura e escrita criativa de textos poéticos. Sua metodologia se dá por meio de oficinas presenciais em grupo, envolvendo a investigação poética de espaços, processos, sensações e memórias, além de diversas formas de sensibilização e de tomada de consciência da própria presença sensível através das palavras. 

“Ao longo dos encontros, vivenciamos uma pluralidade de maneiras de encontrar o Outrx e o que é do Outrx (leituras de poemas, escuta dxs outrxs, percursos sensíveis em espaços  – sobretudo públicos) e de apropriação/devoração por meio da palavra – escolha, coleta, escrita, (auto)investigação, etc” informam os organizadores. A produção de textos acontece ao longo do processo e é recolhida ao final, eventualmente – e desejavelmente – em uma publicação artesanal (tipo “zine”), explicam.

Maurício Ayer

Professor, escritor, tradutor e músico. Lecionou Literatura Francesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), na graduação e pós-graduação, como professor substituto (2018-2021). Fez doutorado (2006) e pós-doutorado (2016) na FFLCH e especialização na Universidade de Paris 8 (França, 2005). Em 2020, coordenou e ministrou as oficinas do Ateliê da Palavra, como parte do projeto Rota da Cultura. Autor dos livros A Cidade além das margens (2018), Olhares sobre Marguerite Duras (2014, coorganizador, com Cristina Kuntz) e Música nas Montanhas (2009), as peças de teatro Máscara Preta (2002) e Treinamentos de Selênio (2004), além de diversos artigos acadêmicos e escritos na imprensa. Desde o doutorado, desenvolve pesquisas sobre cruzamentos entre as artes, em especial entre literatura, música, teatro e cinema, a partir do conceito do “livro como partitura”. 

Ateliê da Palavra, com Maurício Ayer
15 vagas – oficina presencial
Inscrições: https://forms.gle/qCggH7bRohadm8pD9
Quando: 1, 3, 8, 10, 15, 17, 22 e 24 de agosto, das 9h às 12h
Local: Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo – Edifício Rui Barbosa (Próximo às estações Higienópolis-Mackenzie e Santa Cecília do metrô).

Este texto foi originalmente publicado pelo Jornal da USP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.