Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais sobre a terapia de Técnica de Liberdade Emocional, ou TLE

A Técnica de Liberdade Emocional (TLE), também chamada de acupressão psicológica, é um tipo de terapia alternativa para a dor emocional e física que envolve uma sequência de toques no corpo. Assim como a yoga, a acupuntura e o tai chi, a TLE é uma terapia que usa a conexão entre corpo e mente.

Comumente usada para acalmar sintomas de ansiedade, estresse ou transtorno de estresse pós-traumático, a Técnica de Liberdade Emocional pode ser feita tanto com a ajuda de profissionais ou sozinho, como um método de auto-ajuda. 

Acredita-se que a origem da TLE venha da década de 70, quando profissionais da saúde começaram a estimular locais de acupressão no tratamento de medo, fobias e estresse. 

Embora conte com poucos estudos, muitas pessoas acreditam no poder da TLE em equilibrar a energia do corpo e reduzir as dores emocionais e físicas. 

Como funciona?

Baseando-se em alguns pilares da medicina tradicional chinesa, como a acupressão e a acupuntura, a Técnica de Liberdade Emocional estimula os pontos meridianos de energia do corpo. 

Existem doze pontos meridianos que se espelham em cada lado do corpo, porém a Técnica de Liberdade Emocional foca em nove, são eles: 

  • Lado da mão: meridiano do intestino delgado
  • Topo da cabeça: recipiente governante
  • Sobrancelha: meridiano da bexiga
  • Lado do olho: meridiano da vesícula biliar
  • Abaixo do olho: meridiano do estômago
  • Abaixo do nariz: recipiente governante
  • Queixo: recipiente central
  • Começo da clavícula: meridiano do rim 
  • Debaixo do braço: meridiano do baço

De acordo com a medicina chinesa, o Qi é a força vital da vida e qualquer desequilíbrio do Qi pode resultar em doenças ou enfermidades. Esse desequilíbrio acontece pela alteração ou desequilíbrio do yin e yang — forças opostas e complementares.

Já a TLE acredita que esses possíveis desequilíbrios criam bloqueios no corpo, que quando estimulados aliviam sintomas das enfermidades. 

Resultados

Embora muitas pessoas acreditem que os efeitos da Técnica de Liberdade Emocional sejam placebo, alguns estudos conseguem confirmar seus efeitos. Enquanto a maioria dos resultados é derivada do retorno dos pacientes, uma pesquisa conseguiu confirmar que participantes de TLE apresentavam baixos níveis de cortisol (o hormônio associado ao estresse) e frequência cardíaca e pressão arterial mais baixas após as sessões. 

Em 2019, um estudo com 203 participantes provou a ação da TLE no alívio de sintomas de ansiedade, transtorno do estresse pós-traumático, depressão, dores e ânsias, além de melhorar os níveis de felicidade dos pacientes.  

Como praticar

Como já mencionado, a Técnica de Liberdade Emocional pode ser um tratamento de auto-ajuda, sendo possivelmente praticado sozinho. Uma técnica muito usada, chamada de “Técnica dos 5 passos” é a mais comum, confira seu passo a passo aqui: 

Identifique o problema

O que está causando sofrimento ou aflição? Se concentre em um problema de cada vez. 

Intensidade

Qual é a intensidade do problema ou dos seus sintomas em uma escala de zero a dez? Essa escala vai ajudar a estabelecer o nível de dor física ou emocional experienciada, além de ajudar a monitorar o seu progresso no tratamento. 

Setup

Hora de tocar no emocional. Depois de reconhecer o seu problema, é necessário se aceitar apesar dele. A frase comum usada nesse estágio é “Mesmo que eu tenha isso [medo ou problema], eu me aceito profunda e completamente”. Altere a frase para o seu problema específico.  

Sequência de toques

Comece tocando com leve batidinhas no meridiano localizado ao lado da sua mão, mais especificamente abaixo do mindinho enquanto repete sua frase do setup três vezes. Depois, toque em cada ponto sete vezes, descendo pelo corpo na ordem:

  • sobrancelha 
  • lado do olho 
  • abaixo do olho
  • abaixo do nariz
  • queixo
  • começo da clavícula 
  • debaixo do braço. 

Após terminar a sequência de toques debaixo do braço, termine-a no topo da cabeça. Enquanto toca nos pontos ascendentes, recite uma frase de lembrete para manter o foco na sua área problemática, como “Minha ansiedade”. Recite-a em cada ponto de toque e repita a sequência duas ou três vezes.

Teste de intensidade:

Novamente, teste a intensidade da sua dor física ou emocional mais uma vez e compare-a com a inicial. Você conseguiu observar alguma melhora? Se você não chegou ao zero, continue a técnica até chegar. 

A Técnica de Liberdade Emocional também pode ser realizada por um profissional para obter os resultados desejados.