Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Qual é a diferença entre limpar, desinfetar e higienizar?

Limpar, desinfetar e higienizar parecem ser a mesma coisa, mas de acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, ou CDC, existe uma diferença. Tudo se volta à remoção dos germes e como se livrar deles e de sujeiras que conseguimos ver a olho nu. 

Germes e bactérias estão em todas as superfícies, mas alguns deles são mais prejudiciais que os outros. Eles são responsáveis pela transmissão de doenças, infecções e vírus que podem comprometer o nosso sistema imunológico. Portanto, limpar, desinfetar e higienizar são importantes no dia a dia do ser humano. Essas ações diminuem o número de bactérias e podem evitar a proliferação de infestações. 

É importante notar que, diante de doenças mais graves e infecciosas, como a Covid-19, limpar, desinfetar e higienizar não são o bastante para nos proteger — as máscaras e a vacina também são essenciais para a saúde. 

É estimado que o vírus da gripe, quando “depositado” em uma superfície, sobreviva até 48 horas para infectar outras pessoas. Portanto, manter lugares que são tocados constantemente limpos, desinfetados e higienizados pode ajudar. 

Imagem de CDC no Unsplash

Quais as diferenças?

Limpar

Limpar exige sabão ou detergente e serve para fisicamente limpar uma superfície que parece suja. Isso não necessariamente significa acabar com os germes, e sim com as sujeiras que conseguimos ver. Porém, a limpeza pode ajudar a diminuir os números de bactérias de um local, porque age como um removedor. Ao invés de matar os germes, limpar diminui os seus números e consequentemente diminui as probabilidades de propagar uma infestação.

Desinfetar

Desinfetar envolve químicos — desinfetantes — que matam os germes e bactérias de um lugar ou superfície. Esses químicos não removem essas bactérias, só os mata. Desinfetar não significa limpar uma superfície e é comumente feita com alvejantes, água sanitária ou soluções com álcool. 

Higienizar

Higienizar depende de alguns fatores. Para se higienizar alguma coisa, é preciso saber quais são os requisitos do local ou superfície que se está higienizando. Por exemplo, um restaurante pode ter níveis mais altos de higienização por ser um local que é responsável pela entrega de alimentos às outras pessoas. Isso significa que higienizar é diminuir o número de bactérias de um lugar limpando-o ou desinfetando-o.