Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Muitos dos itens usados no preparo de alimentos possuem agentes patogênicos

Em meados de 2013, a NSF Internacional realizou um estudo sobre a percepção dos americanos em relação à proliferação de germes na cozinha e a eficácia dos seus hábitos de limpeza. A pesquisa se focou na análise de 14 utensílios de cozinha usados diariamente, e na propagação de cinco diferentes tipos de micro-organismos bem conhecidos: E. coli, salmonela, Listeria, mofo e leveduras. O estudo revelou que muitos desses itens, usados para preparar alimentos, possuem agentes patogênicos que podem causar doenças.

E como a forma de transmissão dessas doenças é por meio da alimentação, é necessário se educar a respeito de onde esses germes se proliferam e quais os passos a serem tomados para que a cozinha e seus utensílios se mantenham realmente limpos. Dê uma olhada:

Gaveta de verduras / vegetais

Segundo o estudo da NSF, a gaveta de vegetais e verduras é considerado o lugar mais infestado por germes e um dos mais sujos de toda a cozinha. Os micro-organismos mais frequentes são os cinco citados no estudo. Veja em:

alimento
Evite a contaminação de alimentos na geladeira

Gaveta de carnes

Também está entre os locais mais infestados por germes. Para limpar de forma efetiva, retire a gaveta (se possível) e, com uma bucha vegetal ou um pano macio, lave-a com uma mistura de detergente suave e água quente. Após esse processo, lave novamente, dessa vez com água corrente e seque com um pano de prato limpo. Para ajudar a controlar os odores, utilize uma mistura de água quente e uma a duas colheres de chá de bicarbonato de sódio para lavar a gaveta, e depois enxague-a e seque-a. Limpe mensalmente a gaveta – caso você veja “suco” de carne sendo derramado das embalagens, repita o processo imediatamente.

Junta do liquidificador

Segundo os testes, o aparelho é o terceiro da lista dos mais infestados por germes. Com o intuito de evitar a contaminação, desconecte o liquidificador e remova o copo de sua base. Remova também a lâmina e a junta na parte inferior. Lave a junta, a lâmina de montagem, o frasco e a tampa com água quente e sabão. Depois enxague e seque tudo antes de voltar a montar. Repita esse processo após cada uso do liquidificador.

Abridor de latas

Todos os germes foram detectados nos testes e é possível acabar com eles colocando o abridor de latas na máquina de lavar louças. Ou se você não tiver uma dessas, lave o abridor em água quente e com sabão, enxague e seque após cada uso. E preste atenção na área em torno das lâminas de corte para ter certeza de que todos os restos de comida foram removidos.

Espátula de borracha

Assim como o abridor de latas, esse item precisa ser devidamente higienizado, senão E. coli, mofo e leveduras serão encontradas. Para limpá-la, faça o mesmo procedimento do abridor de latas, prestando atenção especial à área onde o cabo se junta a espátula. Depois enxague bem e seque.

Recipiente de armazenamento de alimentos com selo de borracha

Está em oitavo entre os mais infestados e atrai salmonela, mofo e leveduras. Lave tanto o recipiente como a tampa com água quente e sabão, prestando atenção para a área em torno do selo, assim como quaisquer sulcos, onde a tampa se encaixa ao recipiente.

Distribuidor de água na geladeira

Contém, principalmente, mofo e leveduras que podem causar alergias. Cheque o manual de sua geladeira para facilitar. Primeiro, desligue o abastecimento da água e, em seguida, solte o parafuso de conexão da linha de abastecimento. Uma vez desligado, use um pequeno funil para colocar de três a quatro xícaras de vinagre branco destilado no tubo, espere de cinco a dez minutos e reconecte a linha de água. Gire o distribuidor para permitir que o vinagre flua através da tromba d’água. Para limpar essa tromba, basta abri-la e deixar que todo o excesso de vinagre saia.

Distribuidor de gelo na geladeira

Semelhante ao de água, também foram encontrados mofo e leveduras no de gelo. Desligue a máquina de gelo, esvazie o gelo da bandeja e lave a caixa com sabão neutro e água morna utilizando um pano macio ou uma bucha vegetal e depois seque com uma toalha. E realize o mesmo procedimento utilizado no recipiente de água, com vinagre, mas certificando-se de jogar fora o primeiro lote de gelo. Limpe mensalmente.

Bloco para facas

Mofo e leveduras foram encontrados no bloco das facas durante os testes. Para limpar, remova quaisquer facas armazenadas no bloco. Levante o bloco, vire-o de cabeça para baixo e deixe cair possíveis migalhas e outros restos soltos. Depois, lave-o com água quente e sabão utilizando uma pequena escova – em seguida, enxague-o. E para uma melhor higienização, prepare uma mistura de um litro de água morna com uma colher de sopa de lixívia doméstica, na concentração de 5,25%. Mergulhe o bloco nessa solução e deixe-o por cerca de um minuto. Depois, lave o bloco e deixe-o de cabeça para baixo para que se seque. Para evitar mofo e acúmulo de bactérias, lave-o mensalmente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais