Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Condições básicas para manutenção da composteira: temperatura e umidade

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Durante a compostagem, temperatura e umidade são fatores que, se controlados, favorecem os processos realizados na composteira, proporcionando um ambiente adequado para a sobrevivência e ação das minhocas no sistema.

As minhocas californianas (ideais para compostagem doméstica) preferem habitar ambientes mornos, que têm temperaturas que variam entre 13°C e 27°C.

A temperatura na composteira é geralmente alguns poucos graus mais fresca que a temperatura do ar no verão. No inverno, o inverso ocorre e a temperatura das caixas é um pouquinho mais quente.

Se seu sistema de compostagem permanecer muito acima ou muito abaixo do recomendado (13°C – 27°C), com certeza você terá problemas.

Se a temperatura for muito baixa, as minhocas ficam num estado de dormência, o que resulta na falta de atividade dentro do sistema. Em temperaturas abaixo de -4°C, as minhocas congelam e morrem. No caso de a temperatura superar a faixa mais alta recomendada, a população das minhocas aumenta muito rapidamente, fazendo com que o oxigênio seja consumido mais rápido e problemas com a acidez do sistema surjam.

Umidade

A mistura da “cama” (serragem e terra que forram a caixa) das minhocas com os resíduos deve ter umidade em torno de 50%. Mas como chegar a esse nível? Pense na quantidade de água que existe em uma esponja torcida (ela não está seca e nem encharcada). Para verificar se a umidade na composteira está num bom nível, basta pegar um punhado do conteúdo e apertar fortemente entre os dedos, se sua mão ficar levemente úmida, significa que está tudo certo, se um pouco d’água, escorrer significa que o conteúdo esta úmido demais e precisa ser ajustado.