Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Confira uma lista com dicas de presentes sustentáveis para você agradar quem você ama em várias datas do ano

Presentes sustentáveis são alternativas que agradam sem gerar peso na consciência. Confira uma lista com ideias criativas elaborada pela WWF e mais uma dica adicional do Portal eCycle.

1. Faça você mesmo

A primeira dica é fazer algo com as próprias mãos. Pode ser uma comida gostosa que possa ser embalada em um tecido ou um pote de vidro, como pães, biscoitos, bolos, geleias ou compotas.

Aposte também em um cosmético natural que você mesmo fez, um artesanato, colagem, etc. Use a imaginação e dê algo único, que ninguém mais pode dar – afinal, foi feito por você!

2. Compre local

Por terem uma pegada ecológica menor, presentes comprados localmente já fazem toda a diferença de um produto massificado ou importado. Além disso, você ajuda a economia da região e os pequenos produtores.

Algumas ideias de produtos locais para dar de presente: doces, cosméticos naturais, bebidas artesanais, bordados, artesanatos, quadros, roupas e acessórios. As possibilidades são infinitas, especialmente para quem mora em grandes cidades.

3. Apoie a economia circular

Livros, roupas ou acessórios usados, vendidos em brechós físicos e on-line, são opções para você apoiar a economia circular e garantir presentes bons e com preços mais baixos.

Promover trocas de itens seminovos ou usados entre os amigos, em vez do tradicional amigo oculto, é outra boa sugestão.

4. Presenteie com plantas

Esse é um presente que só vale para quem gosta e já sabe cuidar de plantas. Se esse não for o caso, cuidado para não dar algo desnecessário ou que será mal cuidado.

Mas, se o presenteado se interessar por plantas, um vasinho pode ser o presente ideal. Além de enfeitar, traz mais natureza para dentro de casa e é uma lembrança que dispensa embrulho.

5. Ajude uma causa

Se quiser apoiar uma causa em que acredita, você pode pedir para quem for te presentear, trocar o item por uma doação à organização da sua escolha.

Essa é a ideia do Presente Consciente do WWF-Brasil, por exemplo. Ao mobilizar seus amigos e arrecadar doações, você ajuda de forma significativa o nosso trabalho em defesa da vida. Ao invés de presentes, peça doações.

6. Troque presentes por gestos especiais

Por fim, lembre-se daquela frase popular: “as melhores coisas da vida, em geral, não são coisas”. Sendo assim, estar com a família, todos bem e com saúde pode ser o melhor presente, muito mais que uma bolsa ou eletrônico.

Que tal se oferecer pra fazer a ceia no lugar da mãe? Ou gravar um vídeo cheio de carinho para o avô. Gestos especiais, muitas vezes, valem mais que qualquer presente.

7. Pratique slow fashion

Valorizar consumidores, produtores e recursos naturais locais, em contraposição à produção globalizada, é uma alternativa à padronização, à centralização e à produção de produtos idênticos.

No slow fashion, tudo o que está disponível localmente é utilizado da melhor forma possível, e o que não pode ser produzido localmente é trocado e compartilhado, dando origem a uma sociedade simultaneamente local e cosmopolita. Saiba mais no vídeo abaixo: