Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Em um casarão localizado no bairro de Pinheiros, na capital paulista, a mostra acontecerá no período entre setembro e 7 de novembro

“Casa: Construção em alvenaria utilizada para morar, com distintos formatos ou tamanhos, normalmente térrea ou com dois andares.” Este é o primeiro, dentre alguns significados, que podem ser encontrados para a palavra “Casa” em uma simples busca na internet. Porém, mais do que uma construção, a casa tem um significado afetivo, é considerada um refúgio, e acompanha o estilo de vida de seus moradores, desempenhando um papel fundamental e determinante em sua saúde e bem-estar. 

Até mesmo porque, a casa é sempre para onde voltamos após um dia exaustivo, fazer dela um lugar saudável e projetado para revigorar as energias já pode ser compreendido como uma necessidade. “Basicamente, pensar sobre as condições de uma morada é colocar o indivíduo como prioridade máxima, dando a ele a oportunidade de desfrutar de um espaço confortável que foi criado pensando em maneiras de contribuir com a sua saúde e elevar todos os níveis de seu bem-estar”, esclarece Allan Lopes, fundador e diretor global da Healthy Building Certificate (HBC), empresa especialista na consultoria e certificações de construções saudáveis. 

Mas, o que é preciso para ter uma casa saudável e que contribua com a satisfação do aconchego? As noções de saudabilidade devem ser abordadas desde o projeto e execução de uma edificação. Isso inclui analisar questões estruturais, propriedade dos materiais utilizados na construção da casa, qualidade do ar, excesso de ondas eletromagnéticas, composição e origem dos móveis escolhidos, ventilação e iluminação e tantas outras questões que são analisadas nos mínimos detalhes de projeto para projeto. É um processo verdadeiramente minucioso. 

Pensando nisso, a HBC trabalha desde 2014 no Brasil e exterior para desenvolver e certificar a implantação do conceito de construção saudável como meio para erradicar desconfortos e possíveis doenças que possam ser causadas pelo edifício. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a chamada Síndrome do Edifício Enfermo acomete cerca de 30% dos lares e aproximadamente 20% dos ocupantes apresentam sintomas como fadiga, dor de cabeça, tosse seca, coriza e ardor nos olhos – sinais que desaparecem quando as pessoas se afastam do local e dos poluentes químicos, físicos e microbiológicos resultantes da má conservação dos filtros do ar-condicionado, do acúmulo de substâncias tóxicas e dos ácaros.

1ª edição da Mostra Casa Saudável

Cientes de todo este panorama e da importância de tirar estes conceitos do campo das ideias e trazê-los para o mundo real, a HBC concebeu a 1ª edição da Mostra Casa Saudável. O evento, que estará aberto ao público do dia 9 de setembro a 7 de novembro, é o primeiro do segmento no Brasil e tem como objetivo mostrar que o conceito de saudabilidade está todo entrelaçado e presente desde o projeto idealizado pelo arquiteto/designer de interiores. Percorrendo as etapas de mão de obra, a equipe de engenharia, a escolha dos produtos construtivos que convergem dentro de uma construção saudável, a decoração – incluindo os móveis –, até os processos que serão contínuos na vida do morador como o dia a dia de limpeza com os produtos certos para a higiene.

O diretor global da HBC explica que a Mostra também pretende reforçar que não é necessário renunciar ao design, funcionalidade ou gastar muito para ter um espaço saudável. “Sempre participamos de mostras de arquitetura e decoração e percebíamos que elas cumpriam bem o seu papel de mostrar as tendencias do décor, mas que não conduziam as pessoas para a experiência de se estar em um ambiente verdadeiramente saudável. Por isso, em 2016, começamos a idealizar a Mostra Casa Saudável, que foi a maneira que encontramos para explicar, de modo claro e expositivo, os conceitos que regem a HBC”, discorre Allan. 

Escolha da casa

O espaço escolhido para sediar a Mostra é um casarão localizado na Avenida Pedroso de Morais, no bairro Alto de Pinheiros, capital paulista. A escolha do local propiciou realizar um evento 100% saudável após um longo período de adaptações e reformas. Assim, a HBC mostra que é possível transformar todo e qualquer ambiente em um lugar mais saudável para se viver. “Seria utópico imaginarmos a possibilidade de que encontraríamos um espaço que atendesse todos os critérios saudáveis em sua plenitude, uma vez que, de modo geral, as pessoas não têm uma casa 100% perfeita. Por isso, o nosso propósito é justamente mostrar que as adaptações para uma edificação saudável são absolutamente possíveis”, pontua o mentor da HBC. 

A casa revela 17 ambientes dispostos nos 3 pavimentos da casa em um total de mais de 600 m², sendo 450 m² internos, mais 100 m² de jardim térreo e 120 m² de jardim superior que vem sendo reformado desde o início de 2020. “Por conta da pandemia, tivemos um atraso de um ano para a realização da mostra. Analisando, esse período nos permitiu implementar, com muito mais precisão, todas as adaptações que foram necessárias e estamos muito felizes com o resultado”, complementa o CEO da HBC, Marcos Casado.

Ambientes e profissionais

Para transformar a ideia da Mostra em realidade, a HBC conta com um time de profissionais que expõem na Mostra a sua vivência e a prática nos conceitos do construir saudável. “Estabelecemos uma comunidade bastante ativa com nossos profissionais e ficamos muito orgulhosos com a receptividade deles que estão conosco escrevendo a história da Primeira Mostra Casa Saudável”, conta Allan

A Mostra Casa Saudável HBC também conta com o apoio de grandes associações, marcas e players do mercado. Estão entre eles: ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores, Casa Riachuelo, Tramontina, Co.w. Coworking Space, Sky Hotéis, Focco Construtora, Saint Gobain e EcoHome. Na lista de fornecedores, as marcas também são influentes no mercado de construção: Moshe 3000, AtenuaSom, Biomassa, Acquacontroll, Biowash, Ledvance, Bostik, Cerâmica Atlas, Brinqueria, Veea, Bona, Eurodecor, Isover, Quartzolit, Placo, Owa/Sonex e muito mais.

Confira abaixo a lista de ambientes e profissionais da 1ª Mostra Casa Saudável:

Living de Boas-Vindas: Marcela Machado e Louise Sander;

Sala de Estar: Maria Barros; 

Sala de Jantar: Maria Barros;

Coworking Biofílico: Bia Rafaelli Casaccia, Débora Lefevre e Ornella Lenci;

Copa e Cozinha Integrativa: Tânia Froes;

Espaço Fitness e Saúde: Raquel Kabanni;

Jardim Saudável: Agrônomo Toni Backes, arquiteta paisagista Gabriela Pizzetti, Grace Jahnel e paisagista Maria Fernanda Marques;

Hall – A Alma da Casa: Luciana Constantin e Heloisa Alvarez;

Terraço: Maria Barros;

Quarto Hotel SKY: Lourdes Printes, Flávia Burin e SKY Hotel;

Quarto com Home Office: Bruno Moraes;

Quarto Jovem Saudável: Candice Ruwer Vidor, Luciana de Morais e Rejane Pimenta;

Home Office Saudável: Candice Ruwer Vidor, Luciana de Morais e Rejane Pimenta;

Quarto Natura mamãe e bebê: Adriana Palermo;

Quarto Ciclo Circadiano: Manoel Sodré Veiga e Márcio Casado;

Quarto Sono da beleza: Adrielly Barron;

Solário: Mário Scalambrino;

Serviço

1ª Edição Mostra Casa Saudável

Quando: de 9 de Setembro a 7 de Novembro de 2021

Onde: Avenida Pedroso de Morais, 2.188

Horário de Funcionamento: 13h às 20h 

Valor: R$30

Sobre os idealizadores da 1ª edição da Mostra Casa Saudável:

Allan Lopes

Fundador e diretor global Healthy Building Certificate (HBC), é especialista em Biologia da Construção, com formação na Espanha e EUA. Há mais de 20 anos assegura que os lares possuam saúde e energia para que seus habitantes possam preencher seus potenciais de vida. Seus anos como consultor e professor o levaram naturalmente a desenvolver uma linha de produtos para detecção e correção de anomalias das edificações, bem como desenvolver, juntamente com outros experts, os parâmetros de certificação do HBC para criação de edificações saudáveis. Também é coautor do Livro Biologia da Construção – A Arte do Bem Sentir, juntamente com Juan Saez.

Marcos Casado

CEO da HBC, é engenheiro civil há 23 anos com especialização em Administração e Gestão Ambiental e Profissional Qualificado PRO pelo HBC – Healthy Building Certificate. Além de atuar no mercado com projetos sustentáveis, coordena cursos de MBA e atua como professor de graduação em diversas disciplinas correlatas. Além disso, foi Diretor Técnico e Educacional do Green Building Council Brasil e segue como membro do Conselho Consultivo da EXPO Arquitetura Sustentável e do Coordenador do Congresso de Construção Sustentável da FEICON.

Sobre a HBC

A Healthy Building Certificate (HBC) tem o objetivo de tornar as pessoas o foco de todos os espaços, proporcionando mais saúde e bem-estar a elas. A empresa, que está no mercado brasileiro desde 2014 e possui sede nos Estados Unidos, oferece suporte, consultorias e diferentes tipos de certificações para projetos, obras, edificações, produtos e profissionais da área da construção civil, sempre com o propósito de implementar a cultura da Construções Saudáveis no Brasil e no exterior. 

Setembro / 2021

Informações para a imprensa:

Dc33 Comunicação

Heloisa Vieira – redacao@dc33.com.br

Glaucia Ferreira – coordenacao@dc33.com.br

Danilo Costa – danilo@dc33.com.br

(11) 98125-7319

www.dc33.com.br

@dc33comunicacao