Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Com uma série de avanços tecnológicos, painel solar teve seu preço reduzido nas últimas décadas

O painel solar tem seu preço determinado por uma série de fatores. Um destes é a tecnologia utilizada e sua influência na eficiência do sistema fotovoltaico. Saiba como esse fator ajudou a reduzir o preço do painel solar ao longo das últimas décadas e conheça os outros fatores que influenciam no valor do painel solar.

Você já pensou em instalar energia solar fotovoltaica em sua casa? Esta alternativa é uma opção prática, econômica e sem burocracia para utilizar energia renovável e limpa. O que você acha de contribuir para o meio ambiente e o seu bolso? Caso tenha interesse, preencha o formulário abaixo e receba um orçamento sem compromisso.

Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Por que o custo do painel solar diminuiu nas últimas décadas?

Dentre os avanços responsáveis por reduzir o preço das placas solares podemos citar:

  • fábricas maiores e mais eficientes na produção das células fotovoltaicas e seus módulos; 
  • aumento nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de energias renováveis;
  • avanços tecnológicos que aumentaram a eficiência dos painéis solares;
  • avanços de engenharia que melhoraram os processos de produção de lingotes e pastilhas de silício;
  • aumento da escala da mineração e processamento de matérias-primas;
  • acúmulo de experiência operacional;
  • desenvolvimento de módulos mais resistentes e com maior vida útil;
  • aumento de demanda, que tornou o mercado mais competitivo;
  • declínio do custo capital de produção.
minha casa solar
Minha casa solar: use toda energia do Sol

Vamos entender melhor esses fatores:

Melhor tecnologia e design de painéis

Nas primeiras duas décadas dos anos 2000, novas técnicas de manufatura foram responsáveis por fabricar placas fotovoltaicas mais compactas e eficientes, com o consumo de menos recursos de forma geral. Com isso, os fabricantes reduziram seus custos — economia que foi  repassada para os consumidores finais.

O preço do silício, por exemplo, caiu de cerca de 400 dólares por quilograma para apenas 10 dólares por quilograma em 2019. Este é um dos maiores custos na produção de um painel solar, correspondendo a 15-17% do preço de venda. 

Além disso, a introdução do uso de serras de fio diamantado ultra fino reduziu os desperdícios deste semicondutor e permitiu a produção de células fotovoltaicas mais finas.

O aumento de eficiência é fundamental para redução do preço de um painel solar e, de acordo com Jenya Meydbray, fundador e CEO da PV Evolution Labs, a eficiência dos painéis solares de cristais de silício tem aumentado cerca de 0,5% ao ano desde 2010. Um avanço nesse sentido foi o desenvolvimento de módulos half-cell, que adicionaram cerca de 7 watts adicionais de potência à placa solar. 

Entre 2008 e 2013, os preços das placas solares caíram 80% devido ao rápido crescimento da indústria solar chinesa. Em 2022, dos dez maiores fabricantes de placas solares, seis eram chineses. Esse crescimento e domínio do segmento pela China se deve à combinação de baixos custos de mão de obra com subsídios governamentais generosos.

Outros avanços tecnológicos que valem ser mencionados são:

  • a criação de telhas solares, que aproveitam melhor o espaço de telhado disponível ao reduzir o espaço entre as células solares.
  • o desenvolvimento de células fotovoltaicas feitas com perovskita, que apresentam maior eficiência que as de silício, além de serem fabricadas utilizando menos energia, o que as torna mais baratas de produzir e mais sustentáveis. Ademais, esse material é flexível, podendo ser utilizado para produzir painéis fotovoltaicos curvos, em formato de arcos e domos. 
energia solar é renovável ou não renovável
Energia solar é renovável ou não renovável?

Redução dos custos indiretos

Painel solar preço
Painel solar. Imagem por Newpowa, disponível no Unsplash

Os custos indiretos (ou soft costs) são aqueles não diretamente associados com a aquisição dos painéis fotovoltaicos. Sua queda, no entanto, influenciou na aquisição de um sistema de energia solar fotovoltaica e se deu pelo aumento da eficiência corporativa. A internet, por exemplo, tornou a energia solar muito mais acessível pelas facilidades de marketing e venda. 

A instalação também teve seus custos reduzidos, pois os painéis se tornaram mais leves e compactos. Além disso, a experiência e o número de instaladores aumentaram, reduzindo o tempo de instalação de um único painel de energia solar de dezesseis horas em 2012 para quatro horas em 2022.

É principalmente a partir dos custos indiretos que o preço da energia solar deve cair nos próximos anos.

energia solar vantagens e desvantagens
Energia solar tem vantagens e desvantagens

Investimentos governamentais e incentivos fiscais

Programas de incentivo ao desenvolvimentos de energias renováveis são comuns em países interessados em promover o desenvolvimento dessas fontes de energia como forma de combater as mudanças climáticas. Incentivos em nível federal, estadual e local ajudam a tornar a compra das placas de energia solar mais acessível.

Economia de escala e melhores opções de financiamento

De acordo com a Lei de Swanson, quando a produção e envio de painéis solares dobra, os preços caem em 20%. Esse é um efeito cíclico: quando os preços caem, o número de pessoas que conseguem ter acesso à energia solar aumenta, o que leva ao aumento de produção de painéis solares e o consequente retorno ao começo do ciclo.

Porém, é possível que a era em que esse fenômeno era viável já tenha passado, já que desde 2012 não são vistas reduções expressivas nos preços dos painéis solares em si.

Apesar da energia solar ter se tornado muito mais barata do que costumava ser, um sistema de energia fotovoltaica ainda é um investimento substancial que a maioria das pessoas não é capaz de pagar à vista. Por conta disso, a maioria dos consumidores parcelam ou financiam seus sistemas fotovoltaicos. As formas de pagamento têm se tornado melhores e mais versáteis, o que aumentou a quantidade de painéis solares instalados, e consequentemente, levou a preços menores.

Quanto custa um painel solar?

Como visto, o valor de um painel solar sofre influência de diversos fatores. No entanto, para saber se um painel solar está barato em relação às demais opções disponíveis no mercado, um dos pontos mais relevantes a se analisar é sua potência.

A potência de um painel solar reflete a quantidade de energia que ele é capaz de produzir em condições ideais. Esse valor costuma ser de 275 a 400 watts, mas tende a aumentar com os constantes avanços tecnológicos. 

A potência dos painéis solares também é relevante para determinar quantos deles serão necessários para atender à demanda de consumo energético e obter um kit energia solar de tamanho apropriado.

Existem dois fatores centrais que alteram a potência de uma placa fotovoltaica:

Tipo e eficiência do painel solar

Os painéis solares com células de silício podem ser divididos em painéis solares monocristalinos (com um cristal de silício por célula) e policristalinos (com múltiplos cristais de silício por célula). Os painéis fotovoltaicos monocristalinos tendem a apresentar uma eficiência maior e, consequentemente, um preço mais elevado. No entanto, a diferença de preço tem ficado cada vez menor. 

Além disso, deve-se considerar que quanto maior a eficiência dos painéis solares utilizados, menor a quantidade de painéis que precisam ser adquiridos para obter a mesma potência.

diferença entre placa solar monocristalina e policristalina
Diferença entre placa solar monocristalina e policristalina

Tamanho das placas solares

De forma geral, pode-se dizer que existem duas categorias de tamanho de painéis solares: os de 60 e os de 72 células fotovoltaicas. 

Os de 60 células fotovoltaicas apresentam potências em torno dos 300 watts. Já os de 72 células solares são capazes de atingir até 400 watts de potência. Porém, painéis de 350 a 400 watts são maiores e mais difíceis de manejar, sendo mais utilizados em fazendas solares que em sistemas de energia solar residencial.

Saber quanto custa um painel de energia solar não basta

Saber quanto é um painel solar não é o suficiente para planejar o investimento a ser feito para obter energia elétrica de uma fonte de energia renovável. Isso porque existem outros equipamentos do sistema fotovoltaico, sua instalação e homologação junto à concessionária. 

Ao solicitar um orçamento de um projeto solar a uma empresa de energia solar, é possível saber o valor total do investimento a ser feito e se há necessidade de realizar o financiamento de energia solar.

Para entender melhor os fatores considerados para determinar quanto custa para colocar energia solar em uma residência, leia a matéria “Qual é o preço da energia solar?”.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais