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Consumir painço pode reduzir o colesterol e a pressão arterial

O painço é um cereal originário da África e Ásia ainda pouco conhecido na culinária brasileira. Apesar do seu tamanho pequeno, ele proporciona benefícios para a saúde em vários aspectos. Um dos mais importantes deles é reduzir o risco de doenças cardíacas.

Uma pesquisa mostrou que o consumo regular de painço pode diminuir o colesterol total, e o IMC (Índice de Massa Corporal), o que contribui para a redução de doenças crônicas como as cardiovasculares. No total, ele reduziu o colesterol em 8%, os triglicerídeos em quase 18% e a pressão arterial em 5%. A pesquisa também indicou que o cereal diminuiu o IMC em 7% em pessoas que estavam com sobrepeso e obesas.

Todos os resultados foram baseados no consumo de 50 a 200 g de painço por dia em um período que variou de 21 dias a quatro meses. 

Outros benefícios do painço

Tem função energizante

O ATP, que é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia, depende da presença do fósforo para desempenhar o seu papel, como já mostraram alguns estudos. Dessa forma, por ser rico em fósforo, o painço pode ser um ótimo aliado da função do ATP e contribuir no combate à fadiga. 

Auxilia no controle da diabetes

Assim como outros cereais integrais, o painço  é fonte de magnésio, segundo especialistas. Seu consumo  está relacionado com a secreção do hormônio insulina e melhor uso da glicose pelo organismo, sendo um aliado na prevenção da diabetes.

Previne a formação de cálculos biliares

Como todo alimento rico em fibras,  o painço evita o aparecimento de pedras no interior da vesícula biliar. Consumir essas fibras regularmente reduz a absorção de gorduras e a secreção de bile, o que ajuda a diminuir o surgimento de cálculos.

Como consumir o painço?

A maneira mais fácil de consumi-lo é em substituição ao arroz. Veja como preparar:

Ingredientes

  • 1 xícara de painço em grãos
  • 2 a 3 xícaras de água
  • sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, despeje os grãos e toste levemente. Mexa para não queimar. Depois de tostar os grãos, adicione sal a gosto e as xícaras de água. Espere cozinhar e sirva.