Entenda mais sobre o liocel, um tecido alternativo sustentável com diversos usos na indústria têxtil
O liocel, ou lyocell, é um tecido produzido de polpa de madeira regenerada, geralmente de eucalipto, faia, ou abeto. Nomeado em 1989, ele foi, na época, o primeiro tecido novo a ser inventado em trinta anos, ganhando visibilidade por ser uma inovação sustentável e uma alternativa aos tecidos sintéticos.
De fato, ele foi criado para atender à demanda do mercado por um tecido absorvente e ecológico.
Embora seja um tecido feito pelo homem, e não inteiramente natural, ele não é considerado como sintético. O seu processo de fabricação ocorre em um sistema de circuito fechado que recupera e reutiliza os produtos químicos, minimizando o impacto ambiental.
Hoje, o liocel é conhecido por suas propriedades ecologicamente corretas e é cada vez mais usado na indústria têxtil.
Como é produzido?
O processo de produção do liocel envolve diversos passos. Primeiramente, a madeira triturada e processada até virar um pó. Então, é tratada quimicamente para virar a celulose — um polímero natural.
A celulose resultante é convertida em uma solução de fiação, que é forçada através de bicos para formar as fibras. Essas fibras são transformadas em fios, que finalmente são usados na produção têxtil.
Características do liocel
O tecido possui como principais características os seguintes fatores:
- Absorção de umidade;
- Maciez;
- Respirabilidade;
- Biodegradabilidade;
- Resistência ao calor.
Vantagens e desvantagens
Apesar de ser categorizado como um tecido sustentável, o liocel possui prós e contras que podem incentivar ou não o seu uso na indústria têxtil. Conheça-os.
Vantagens do liocel
Uma das principais características do liocel é que ele é um tecido eco-friendly. Isso se dá devido a diversos fatores, incluindo a sua produção. Por ser feito em um circuito fechado, mais de 99% dos solventes utilizados na fabricação do tecido são reciclados no processo, minimizando significativamente a quantidade de resíduos gerados.
Ademais, o tipo de solvente utilizado também contribui para a sua sustentabilidade. O solvente NMMO (N-óxido de N-metilmorfolina) é menos tóxico do que o etanol ou o hidróxido de sódio. A tecnologia NMMO também conserva recursos e é surpreendentemente simples.
Como mencionado anteriormente, o liocel é produzido, principalmente, através da madeira do eucalipto. O eucalipto é uma árvore de crescimento rápido e uma espécie que se adapta e se regenera facilmente. Além disso, ele possui um ótimo valor de sequestro de carbono.
Em questão à sua sustentabilidade, o tecido também se decompõe facilmente — em comparação a opções de tecidos sintéticos. Um tecido de como o poliéster, por exemplo, é responsável pela liberação de partículas de microplásticos, tanto no seu uso normal quanto na sua decomposição.
Esses tipos de tecidos começam a se degradar após 12 dias em condições apropriadas. Já o liocel leva apenas oito dias e não corre o risco de liberar microplásticos poluentes.
Desvantagens do liocel
Uma outra vantagem do liocel é que ele é um tecido excepcionalmente macio. Porém, isso também indica que ele pode ser frágil. Roupas feitas 100% do material só podem ser lavadas à mão, em água fria, não devem ser colocadas na secadora e nem constantemente passadas. Isso faz com que o tecido não seja conveniente se você não pode gastar muito tempo e energia em uma única peça de roupa.
Sobre a sua biodegradabilidade, também existe um problema, considerando que a maioria das roupas é feita com misturas de diferentes fibras. Uma peça de roupa não pode ser reciclada ou biodegradada facilmente se não for feita de uma única fibra. Portanto, para que os benefícios do liocel sejam preservados, a roupa deve ser feita 100% do material.
Finalmente, a produção de lyocell consome muita energia. Atualmente, a maior parte da produção de vestuário consome muita energia. Isso se deve ao fato de a indústria da moda não estar atenta ao seu consumo energético.
Como esse alto consumo de energia é tão comum na indústria da moda, essa desvantagem não invalida seus outros importantes benefícios ecológicos.
É importante notar, entretanto, que em comparação com o algodão, por exemplo, o liocel ainda consegue ser mais eficiente em termos energéticos.
Disponibilidade
Embora não seja tão conhecido, o liocel já é produzido por diversas empresas e sob diferentes nomes. Isso significa que esse tecido ecológico está se tornando parte integrante da moda do dia a dia.
Entretanto, isso não significa que comprar lyocell em uma loja de fast fashion seja automaticamente uma escolha ecologicamente correta. Portanto, é recomendado que você sempre pesquise um pouco sobre a empresa antes de comprar dela.