Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais sobre uma boa higiene dental e como praticá-la

A higiene dental é a prática de deixar a região da boca, mais especificamente dos dentes, limpa e saudável. Esses costumes são a base de prevenção de problemas como cáries, gengivite, periodontite e halitose. 

A boca é a entrada para os sistemas digestivo e respiratório, portanto, manter a região saudável pode evitar problemas maiores. Com a falta de higiene, as bactérias podem se proliferar e acabam gerando infecções e outras condições orais.

De acordo com a OMS, mais de 3 bilhões de pessoas sofrem com doenças bucais, com a cárie dentária não tratada sendo a condição de saúde mais comum do mundo. A cárie, assim como a maioria das outras condições orais, pode ser evitada com uma boa higiene dental.

Para manter uma saúde bucal, é necessário manter práticas pessoais de higiene dental, além de ir regularmente ao dentista para ter uma visão maior e análise do que pode ser melhorado.

O básico

O básico da higiene dental são pequenos hábitos feitos diariamente que podem impactar positivamente a saúde bucal, a qualidade de vida e o bem estar das pessoas. Ele envolve: 

  • Ir regularmente ao dentista
  • Escovar os dentes duas vezes ao dia todos os dias
  • Passar fio dental pelo menos uma vez por dia
  • Diminuir o consumo de açúcar
  • Evitar o uso de tabaco 
  • Manter uma dieta saudável 

A escovação e limpeza diária ajudam na remoção da placa, uma condição oral caracterizada pelo acúmulo de bactérias na superfície dental. Quando a placa não é tratada, ela pode resultar no tártaro e outras condições prejudiciais à saúde bucal. 

A ida ao dentista para limpeza dos dentes ajuda na remoção da placa e do tártaro. 

Dicas

Existem diversas dicas, além do básico, para manter uma boa higiene dental. São elas:  

Escovar os dentes antes de dormir

A escovação é recomendada pelo menos duas vezes ao dia, porém, escovar os dentes antes de dormir, ou depois de todas as refeições ajuda na remoção da placa e na prevenção do tártaro. A eliminação das bactérias nos dentes garante uma saúde bucal melhor, além de evitar o seu acúmulo que é formado ao longo do dia. 

Limpeza da escova de dentes

A substituição da escova de dentes deve ser feita a cada três meses, para se certificar de que ela ainda está apropriada para o uso. Além disso, é necessário limpá-la após cada uso com ajuda da água e guardá-la em um ambiente seco, uma vez que as bactérias podem se proliferar em locais úmidos. 

Limpe entre os dentes

A maioria das doenças orais mais comuns começam entre os dentes. A escova de dentes, embora eficiente na limpeza das superfícies, não consegue chegar entre os dentes. É estimado que ela só consiga higienizar cerca de 60% do dente, o que deixa 40% sem limpeza. Portanto, não ignore o fio dental ou invista em uma escova interdental. 

Crie uma rotina

Às vezes, muitas pessoas têm dificuldade em lembrar da higiene dental na correria do dia a dia. Para criar uma rotina, comece colocando alarmes no seu celular para lembrar de escovar os dentes após as refeições e antes de dormir e também para passar o fio dental pelo menos uma vez por dia. 

Corte bebidas alcoólicas e café 

As bebidas alcoólicas podem prejudicar a saúde dental, uma vez que são compostas por açúcares que contribuem para o desenvolvimento de doenças da gengiva e da cárie. Além disso, o café também pode oferecer riscos para a higiene dental, uma vez que a acidez da bebida pode enfraquecer os dentes e deixá-los mais suscetíveis ao desenvolvimento de cáries. 

Os refrigerantes possuem ambas as qualidades problemáticas do café e das bebidas alcoólicas, contendo altos teores de açúcar e acidez. 

Beba mais água

A água é essencial para a saúde em geral, e também para a saúde da boca. Especialistas e profissionais da saúde recomendam que seus pacientes bebam água após cada refeição para ajudar na remoção de alimentos e bebidas pegajosas que podem se alojar entre os dentes. 

Homem bebendo água
Imagem de Damir Spanic no Unsplash

Coma frutas e vegetais crocantes

As frutas e os vegetais crocantes, além de ter fibra e ajudarem no funcionamento do organismo, também podem oferecer benefícios para a higiene dental. Isso, porque esses alimentos conseguem auxiliar na remoção da placa bacteriana, além de refrescar o hálito.