Cinco dicas para aumentar o tempo de vida da bateria do seu celular

eCycle

Confira algumas dicas simples para aumentar o tempo de vida útil da bateria do seu celular

Smartphone carregando

Smartphones são tão comuns e essenciais hoje em dia, e um dos grandes problemas para seus usuários são suas baterias, que depois de um certo tempo, sem exceção, começam a diminuir a capacidade total. Atualmente, a maioria das baterias de celulares são feitas a partir de íons de lítio, modelo comum em notebooks, bicicletas elétricas, tablets, câmeras e outros aparelhos elétricos. A maioria dos fabricantes desse tipo de bateria promete uma capacidade de 80% para 300 a 1000 ciclos completos de carga e descarga. Depois disso, elas irão se desgastar e sua capacidade irá diminuir.

Essa diminuição de capacidade da bateria é um dos grandes motivos para a troca de aparelhos por um novo - ou seja, é um fator importante para a obsolescência programada que, nada mais é do que uma técnica utilizada por fabricantes para venderem mais produtos. Consiste em produzir itens já estabelecendo o término da vida útil deles (conheça mais sobre a obsolescência programada).

Além disso, a diminuição do tempo de vida da bateria leva ao seu descarte antecipado, o que contribui para a geração de resíduos. Apesar de poder ser reciclada, a bateria de íons de lítio possui elementos que podem ser nocivos ao meio ambiente, caso descartados de maneira incorreta (veja como reciclar suas baterias de celular).

Mas, calma... Há modos de prolongar a vida útil de baterias de celular. Vamos a elas:

1. Leia o manual

Procure ler o manual do seu celular ao comprá-lo. Nele, terá indicações sobre seu uso e preservação. Em caso de dúvidas sobre seu cuidado, procure o lugar em que o produto foi adquirido.

2. Carregue completamente sua bateria nova

Ao comprar um celular novo ou uma bateria nova é necessário carregá-la completamente antes de seu uso para que ela obtenha sua carga máxima. Baterias de ions de lítio, que são as mais comuns atualmente no mercado, devem ser carregadas por seis horas na primeira vez, mesmo que o seu celular indique que a bateria já está em 100%.

3. Não chegue aos 0%

Ao completamente descarregar uma bateria de íons de lítio, sua vida útil diminui.

4. Evite esquentar sua bateria

As baterias funcionam melhor em uma determinada temperatura, ao excedermos esse limite,sua resistência interna diminui e o metabolismo químico aumenta, melhorando assim a performance da bateria. Porém, essa condição também diminui o tempo de vida útil da bateria. Assim, deve-se evitar andar com o celular muito tempo no bolso ou deixar ele exposto dentro de um carro quente, por exemplo. No frio, o efeito é inverso: menor performance, mas maior a longevidade da bateria.

5. Guarde-a com alguma carga

Se você não for utilizar a bateria por algum tempo, guarde-a com algum nível de carga (por volta de 50% é o ideal). Procure armazená-la em um lugar fresco. Uma boa dica é colocá-la em um recipiente dentro da geladeira (não no congelador).


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail