Receitas de shampoo e condicionador no estilo caseiro

eCycle

Saiba como fazer shampoo e condicionador no estilo caseiro, livre de substâncias perigosas à saúde e ao ambiente

shampoo natural

Há uma variedade muito grande de tipos de shampoo e condicionador disponíveis no mercado, mas você já pensou em fazer o seu próprio produto? Além de ser mais barato, o shampoo caseiro e natural ainda é mais seguro à saúde e ao meio ambiente.

Componentes do shampoo tradicional, como a cocamida DEA e os parabenos aumentam as chances de aparecimento de câncer em humanos assim como também podem ocasionar a degradação da qualidade das águas. Em consequência disso, mais componentes químicos são necessários para o tratamento de efluentes, iniciando um ciclo prejudicial ao ambiente como um todo.

Mas se você utilizar ingredientes menos nocivos, como o bicarbonato de sódio e os diversos tipos de vinagre, os danos à saúde e ao ambiente serão reduzidos, pois se tratam de elementos alternativos aos compostos sintéticos encontrados no shampoo tradicional e nas pastas de dente.

É importante ressaltar que a maioria das substâncias, em dosagens adequadas, não oferecem risco à saúde. Elas passam a apresentar riscos quando administradas de forma inadequada. Observe, no entanto, os disruptores endócrinos são substâncias que mesmo em dosagens muito pequenas podem oferecer risco a saúde. O mesmo serve para o bicarbonato, vinagre e todos os ingredientes menos nocivos presentes em receitas caseiras. Seguir as dosagens apropriadas das receitas garante a sua segurança, pois até o bicarbonato em doses altas pode afetar negativamente a sua saúde. Outro ponto está relacionado ao uso de substâncias por pessoas alérgicas. Se você for alérgico a algum ingrediente das receitas ou tiver algum tipo de problema capilar, como a dermatite seborreica, o seu uso não é indicado por não conter propriedades anticaspa.

Confira abaixo algumas receitas de shampoo e condicionador no estilo caseiro fáceis de fazer e amigáveis ao meio ambiente:

Shampoo caseiro para cabelos oleosos

Ingredientes

A quantidade de cada item abaixo é suficiente para cerca de duas semanas de uso do produto.

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 200 ml de água;
  • 1 recipiente vazio para armazenagem.

Modo de preparo

Misture o bicarbonato de sódio a 200 mL de água e armazene em um recipiente, que pode ser uma garrafa PET. Para utilizá-lo, molhe bem o cabelo, aplique o produto e massageie por alguns minutos. Em seguida, enxágue com água abundantemente.

Condicionador caseiro de vinagre

  • 1 colher de sopa de vinagre;
  • 200 ml de água;
  • 1 recipiente vazio para armaenagem;

Logo depois de passar o shampoo caseiro de bicarbonato de sódio adicione o vinagre aos 200 mL de água e aplique nos cabelo. O vinagre diluído vai neutralizar o pH do cabelo, fazendo com que suas cutículas se fechem e consequentemente proporcionando muito brilho aos fios.

Não se preocupe com o aroma do vinagre e do bicarbonato, pois ambos estão em quantidades muito pequenas e, após o enxágue com água esses odores característicos ficarão imperceptíveis.

Frequência de uso

A frequência de uso desses shampoo e condicionador caseiros depende especificamente de cada tipo de cabelo, sendo que os mais oleosos serão mais beneficiados por ele, já que ele sua ação potente de limpeza promove um equilíbrio natural da oleosidade dos fios. Portanto, cabelos mais oleosos podem usá-lo em torno de duas vezes por semana ou até mais, e ir ajustando essa frequência conforme necessidade durante uso prolongado.

Já os cabelos mais secos e enfraquecidos devido a processos químicos danosos aos fios ou mesmo por falta de hidratação adequada devem usar menos frequentemente, cerca de uma vez por semana.

O que promove a limpeza dos cabelos com esses ingredientes tão simples é que devido ao caráter básico do bicarbonato de sódio, sua ação promove a abertura das cutículas dos fios permitindo que a água penetre neles e realize a remoção de todas as sujidades, limpando-os. O uso do vinagre na sequência se faz necessário para neutralizar esse pH alto fazendo com que as cutículas se fechem novamente, e esse selamento promove brilho intenso dos fios. Se essa neutralização não ocorrer aquela água que penetrou dentro das cutículas pode ocasionar um peso excessivo e os fios podem se romper, tornando os cabelos quebradiços.

Isso explica uma atenção maior na periodicidade do uso desse xampu para cabelos já enfraquecidos ou maltratados. No entanto com o uso prolongado certamente os cabelos se beneficiarão da sua composição livre de agentes químicos nocivos e irão readquirir aos poucos vitalidade e brilho.

Shampoo e condicionador de abacate para cabelos secos

A receita anterior era mais aconselhada para cabelos com maior oleosidade e era apenas um shampoo. Essa receita ensina a preparar um shampoo que também pode ser usado como condicionador caseiro sendo dois em um.

Ingredientes

  • 1 xícara (tipo caneca) de bicarbonato de sódio;
  • ¼ xícara (tipo caneca) de abacate;
  • 400 ml de água filtrada;
  • 1 recipiente vazio para armazenagem;

Modo de Preparo

Misture os ingredientes em um recipiente para obter uma forma homogênea. Quanto maior a quantidade de abacate adicionada, maior o poder de hidratação - o que também pode servir para substituir o condicionador tradicional, mas lembre-se: muito abacate pode deixar os cabelos oleosos e com um aspecto de mal lavados.

Para utilizá-lo, molhe bem o cabelo, aplique o produto e massageie por alguns minutos. Em seguida, lave abundantemente. Não se esqueça de conservar o shampoo caseiro em geladeira por, no máximo, duas semanas.

Esse shampoo caseiro pode ser usada de uma a duas vezes por semana, de acordo com o tipo de cabelo e com a necessidade específica de hidratação de cada um já que como dito anteriormente, se usado excessivamente os cabelos podem ficar oleosos.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail