Como fazer um bom uso do micro-ondas

eCycle

Confira dicas para utilizar o eletrodoméstico de forma adequada e saudável

Micro-ondas

Apesar de sua praticidade e eficiência, o forno de micro-ondas virou alvo de diversas críticas, principalmente por teses de que ele seria prejudicial por conta da radiação eletromagnética, mesmo não havendo nenhum estudo que comprove esse hipótese cientificamente.

Se utilizado de forma correta e em boas condições o micro-ondas não proporcionar qualquer risco para a saúde, já que o aquecimento ocorre pelo movimento das partículas de água e não pela absorção dos raios, logo, a radiação não permanece nos alimentos (saiba mais em “Micro-ondas: funcionamento, impactos e descarte”). Confira algumas dicas para fazer bom uso do aparelho:

Cuidados

Os aparelhos são produzidos com materiais que impedem a liberação da radiação de dentro deles, mas é importante ter alguns cuidados para garantir que o micro-ondas não faça mal à saúde, tais como:

  • Observe se a porta fecha de forma adequada;
  • Observe se a rede adesivada da porta está danificada, com rachaduras, ferrugem ou outros sinais de degradação;
  • Mantenha o micro-ondas limpo, sem restos de comida seca, especialmente na porta;
  • Utilize recipientes com símbolos que indicam que são próprios para micro-ondas;
  • Se houver problemas no fechamento da porta, dobradiça, trinco ou vedação, o uso deve ser interrompido e o aparelho levado ao conserto, já que a radiação pode escapar;
  • Use sempre recipientes de material refratário e rasos. Não use no microondas: cristais, recipientes decorados com pinturas metálicas e recipientes metálicos (papel alumínio pode ser usado desde que não encoste na parede ou base do aparelho);
  • Só devem ser utilizados plásticos que resistam à altas temperaturas. Quando o plástico é aquecido, ele libera maiores quantidades de itens como bisfenol A (BPA) e ftalatos (leia mais em: Você sabe o que é BPA? Conheça e previna-se).

Como viver com ele

Na matéria “Você conhece os perigos do micro-ondas? Confira cinco dicas para viver sem ele”, citamos dicas para ajudar na transição para uma vida sem micro-ondas, no caso de quem queira aderir à ideia. No entanto, como sabemos que o eletrodoméstico já faz parte da vida de muitas pessoas e seria muito difícil deixar de usá-lo, preparamos um guia para quem deseja continuar utilizando-o, porém de uma forma adequada e saudável.

Ajuste a potência

Diminua a potência do micro-ondas se for cozinhar pouca quantidade para que o alimento seja cozido de maneira uniforme. Use metade da potência se for aquecer algo bem líquido ou um alimento bem espesso; use potência ainda menor – opção “descongelar” ou um quarto da potência – para algo que já esteja cozido e com risco de passar do ponto, como frango requentado. Se você estiver queimando o exterior dos alimentos antes que o interior esteja cozido, apenas reduza a potência no início – você não precisa necessariamente aumentar o tempo de cozimento. Lembre-se: o calor excessivo não cozinha o alimento mais rápido, apenas retira a umidade, deixando-o seco. Alimentos com muita água, como sopas, cozinham bem à potências mais altas por carregarem o calor através da convecção.

Tempo de descanso

Os alimentos devem descansar assim que são retirados do forno para que o calor continue a se dissipar. Apesar de ser chamado “tempo de descanso”, está mais para tempo de cozimento. A maioria dos fornos possuem pontos quentes, e se você comer o alimento logo após retirá-lo do forno, algumas áreas estão superaquecidas e irão te queimar. Por outro lado, há também pontos frios, em que o alimento não encontra calor suficiente para eliminar as bactérias. Siga as instruções de rotação e misture cuidadosamente. Sempre tenha cuidado com o tempo para que não resseque ou endureça o prato.

Cubra o alimento

Cobrir um prato antes do reaquecimento no micro-ondas ajuda a evitar respingos, mantém os alimentos úmidos e também ajuda a distribuir o calor de forma mais uniforme. Se você usa o micro-ondas para esquentar sanduíches, por exemplo, eles normalmente ficam empapados por causa da umidade. Você pode evitar isso enrolando-os em papel-toalha antes de levá-los ao micro-ondas - o papel irá absorver a umidade extra.

Lave-o por dentro rapidamente

Com frequência, nossa comida esquenta demais e “explode” dentro do micro-ondas, deixando uma sujeira difícil de limpar. Quando isso acontecer, coloque dentro dele uma tigela de vidro com água e um pouquinho de vinagre branco, e esquente por 5 minutos. O interior do micro-ondas ficará cheio de vapor, e será fácil limpá-lo usando uma toalha de papel. Veja outra dica em "O melhor truque para você limpar e tirar o mau cheiro do seu forno de micro-ondas".

Use-o para:

  • Derreter manteiga e chocolate - é mais fácil que em banho-maria;
  • Pré-cozinhar couve-flor e brócolis;
  • Aquecer comidas com molho ou pastosas, com o cuidado de mexer durante o processo porque o calor incide das bordas para o centro;
  • Desidratar ingredientes para preparos de receitas específicas; é excelente com ervas, por exemplo;
  • Preparar bacon e evitar fumaça e gordura na cozinha;
  • Extrair mais suco de um limão ou de qualquer outra fruta cítrica - coloque 20 segundos no micro-ondas para que as fibras sejam amolecidas;
  • Recuperar o mel cristalizado - quando o mel começa a cristalizar, o micro-ondas pode recuperá-lo e fazê-lo voltar a ficar líquido. Apenas abra a tampa, coloque o vidro no micro-ondas e esquente em potência média por dois minutos. Cuidado, o mel sai muito quente!
  • Descascar alho, tomate e pêssegos com facilidade - o calor do micro-ondas remove a umidade entre a casca e o alimento, fazendo com que fique mais fácil retirá-la. Esquente o dente de alho por 15 segundos e o pêssego e o tomate por 30, esperando dois minutos antes de descascar.

Reciclagem e descarte

Se o seu micro-ondas ainda estiver em condições de uso, faça a doação ou a venda. Caso ele não tenha mais conserto, a melhor maneira de fazer o descarte é encaminhá-lo para a reciclagem. O micro-ondas é composto de vários materiais como plástico, vidro e metais, que podem ser separados e ter as partes recicladas.

Se não houver postos na sua região, é recomendável pedir auxílio ao poder público e ao fabricante sobre como proceder no descarte do seu forno de micro-ondas. Procure os postos mais próximos de você em nossa busca!



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail