Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Se você cuidar bem das suas roupas, elas vão durar mais, e isso traz benefícios ao meio ambiente

Para se produzir uma simples camiseta de algodão (que não seja orgânica) são gastos 2,7 mil litros de água – é a quantidade que você bebe em três anos!

Segundo estimativa do Banco Mundial, aproximadamente 20% da poluição industrial do mundo é causada pela produção e pelo tratamento de roupas.

Para além da opção de adquirir roupas orgânicas, é possível fazer com que as roupas que você já tem durem mais. Se uma peças de roupa comuns durarem mais de noves meses com os consumidores, estima-se que a pegada ambiental de água gerada pela indústria têxtil se reduziria em cerca de 30%.

Confira as dicas abaixo de como fazer as roupas durarem mais e evite também o desperdício de água.

1. Lave roupas com menor frequência

A lavagem constante de roupas acarreta em desperdício de água e também no desgaste da roupa. Os detergentes, além de serem prejudiciais ao meio ambiente, com o tempo causam danos às peças. “Ah, mas isso é nojento”! Não necessariamente. Algumas peças, como jeans, podem ser usadas muitas vezes sem lavagem se forem arejadas e colocadas sob o sol.

2. Remova manchas antes da lavagem

Uso de água fria e sabão antes da lavagem na máquina pode remover manchas com mais facilidade e evitar enfraquecimento do tecido devido ao grande número de lavagens. Sem contar que esse hábito evita desperdício de água.

3. Leia as instruções sobre a roupa

Ler a respeito da peça é importante para saber quais as formas de lavagem e secagem mais eficazes, além de evitar danos à roupa.

4. Deixe as roupas secarem naturalmente

A escolha entre sol ou sombra vai depender do tipo de roupa a ser tratada. Roupas brancas ou claras costumam ficar mais brilhosas quando estendidas sob o sol, ao contrário de roupas mais coloridas, que podem se deteriorar se ficaram expostas aos raios solares por muito tempo.

5. Conheça e configure corretamente sua máquina de lavar

Deixa juntar uma quantidade grande de roupas para evitar desperdício de água. Certifique-se de colocar apenas roupas coloridas ou apenas roupas brancas na máquina (se você misturar, algumas vão se degradar). Antes de iniciar o processo de lavagem, configure a máquina corretamente: lavar roupas delicadas em ciclos potentes pode prejudicar o tecido, por exemplo. Se for lavar apenas roupas do dia a dia, veja se há algum modo ecológico para evitar desperdício de água.

6. Cuidado na hora de pendurar as roupas

Algumas roupas se esticam muito quando são penduradas em um varal. Opte por um suporte que segure as roupas em mais pontos para evitar esse tipo de problema.

7. Tenha cuidado com a secadora

Além de não ser um dos métodos mais sustentáveis de secagem, é importante que haja regulagem da secadora em relação à temperatura: algumas peças não são resistentes ao calor e podem se estragar facilmente.

8. Passe as roupas respeitando o tipo de cada tecido

Passar roupas é um pouco demorado, mas vai deixá-las mais lisinhas. Só que o ferro pode desbotar a cor. Para proteger a peça, passe a roupa do avesso num modo não tão quente. Se a roupa é de algodão mais grosso ou de linho, você vai precisar de mais calor. Mas tenha cuidado para não queimar algodão mais fino. Se você estiver usando algodão orgânico, use uma configuração de calor muito mais baixa, já que os produtos químicos presentes no algodão convencional não vão estar lá para proteger o vestuário.

9. Cuidado na hora de guardar as roupas no armário

Assim como na hora de pendurar, é preciso ficar atento aos momentos em que a roupa for ser guardada, pois isso também afeta a forma das peças. Malhas pesadas, por exemplo, podem ser esticar muito se você guardá-las em cabides, diferentemente de vestidos ou de camisas de seda, que podem ficar marcadas se forem dobradas para serem guardadas em gavetas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais