De acordo com os pesquisadores, os homens solteiros são os responsáveis pela maior parte das emissões de carbono, um relevante gás do efeito estufa
Um estudo realizado na Suíça, conduzido pelo Banque de France e divulgado pelo jornal Euro News, revelou que a pegada ambiental de homens solteiros é maior do que a pegada ambiental de mulheres solteiras.
As diferenças de gênero existem na maioria das áreas da vida. Mas, a pesquisa mostrou que essas diferenças também existem na área ambiental.
De acordo com os pesquisadores, os homens solteiros são os responsáveis pela maior parte das emissões de carbono, um relevante gás do efeito estufa.
Por que os homens solteiros na Suécia são responsáveis pela maior parte das emissões?
Uma razão importante, e talvez bastante óbvia, é que pessoas solteiras têm maior probabilidade de dirigir ou viajar sozinhas. E o transporte é um dos maiores contribuintes para a pegada de carbono individual.
Um homem solteiro tende a gastar 2% a mais do que uma mulher solteira. De acordo com os resultados do estudo, os itens que esse homem compra tendem a criar 16% mais gases de efeito estufa (GEE), em média.
Homens solteiros também gastam mais em bens e serviços intensivos em GEE, como transporte (45%) e férias (24%).
Mulheres solteiras tendem a consumir mais produtos e serviços com pequena pegada ambiental.
Como o estudo pode ajudar os formuladores de políticas?
O objetivo do estudo foi expor as diferenças entre os consumidores e entender os impactos dos consumidores em vez dos produtores nas mudanças climáticas.
Considerar os hábitos do consumidor pode ajudar a adaptar a educação sobre as mudanças climáticas.
Como observa o relatório, “políticas públicas nacionais e estruturas políticas internacionais poderiam se beneficiar ao levar em consideração as interações de gênero e meio ambiente para aumentar sua eficácia e sua articulação [dos] objetivos de justiça climática”.