Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça todos os benefícios dos óleos essenciais de menta, lavanda, gergelim, rosa, gerânio, pinho, cravo, pimenta-do-reino e erva-cidreira

Óleos essenciais e suas propriedades são itens fundamentais em uma rotina de beleza alternativa: são naturais, livres de químicos e uma ótima opção para quem não quer mais fazer uso da cosmética tradicional (que tem fragrâncias, parabenos e outros itens potencialmente nocivos à saúde e ao meio ambiente). Mas odores maravilhosos são só uma parte da lista de benefícios: eles também ajudam a aumentar a concentração, combatem problemas digestivos, acne e por aí vai. Abaixo, você confere as propriedades de nove tipos de óleos essenciais. Adquira alguns deles na loja eCycle.

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Menta

Além de ser bom para refrescar o hálito, o óleo essencial de menta também alivia náuseas e outros problemas digestivos, coceiras e restaura músculos cansados (graças ao mentol); massageá-lo diluído na região dos músculos também causa alívio. Acrescentar umas gotas de óleo essencial em uma bacia de água quente e inalar o vapor ajuda a combater congestões nasais. Tensões pré-menstruais, dores de garganta e de cabeça e problemas de concentração também estão na lista

Lavanda

Norfolk Lavender” (CC BY 2.0) de Dave Catchpole

Ele é tão “gentil” que é um dos poucos que pode ser usado diretamente na pele sem diluição anterior. É bactericida, entrando na composição de produtos de limpeza e cosméticos naturais e, como a menta, ajuda em condições digestivas e dores de cabeça, pois seu odor suave acalma o sistema nervoso. Melhora a qualidade do sono, alivia dores nas articulações, distúrbios urinários e respiratórios; auxilia no combate à acne e à pressão alta.

Gergelim

Óleo de gergelim é famoso por sua característica hidratante, sendo recomendado para uso em pele e cabelos, mas seus benefícios não são apenas cosméticos: ele possui um leve fator de proteção solar (FPS), possui ácidos graxos que diminuem a pressão sanguínea e o estresse.

Rosa

orange rose” (CC BY 2.0) de antaean

Os óleos de rosa de melhor qualidade são produzidos na Bulgária e na Turquia. Eles são levemente destilados e não têm o perfume forte usado na fabricação de fragrâncias, sendo preferidos pelos aromaterapeutas. É o óleo essencial perfeito para mulheres, pois ajuda a equilibrar os hormônios, colaborando nas fases de TPM e menopausa, combatendo os efeitos sexuais indesejados, além de melhorar a pele tanto na aparência quanto na saúde.

Gerânio

Outro óleo essencial que ajuda na tensão pré-menstrual, e também possui propriedades adstringentes, que refrescam a pele. É hemostático, aliviando inflamações e parando sangramentos, pois contrai veias. É bom para acne e pele oleosa, aumenta a circulação e diminui inchaço. Ele reduz cicatrizes e imperfeições, linhas de expressão, rugas e desodoriza o corpo.

Óleo essencial de gerânio: o que é e benefícios

Pinho

“Needles”(CC BY 2.0) de thmsdhms

Antisséptico, bactericida e analgésico… Ele é um dos queridinhos dos terapeutas holísticos. Proporciona benefícios à pele (psoríase, eczema e espinhas), acelera o metabolismo, é um antídoto para intoxicação alimentar, artrite e dores articulares, além de ser germicida e combater problemas respiratórios típicos das estações frias.

Cravo

Indicado para problemas dentários, como inflamações nas gengivas e mau hálito. Ele é antisséptico e, diluído, pode tratar picadas de insetos, cortes e raspões. Também trata dores de ouvido, de estômago, de cabeça e congestão nasal. É afrodisíaco.

Pimenta-do-reino

Embora não tenha o aroma suave dos outros itens da lista, ela ainda tem muito valor – não à toa é um dos temperos mais usados no mundo. Com propriedades curativas sobre digestão, cólicas e convulsões, o óleo de pimenta-do-reino aquece músculos e alivia dores de artrite.

Erva-cidreira

Melissa officinalis parece não ser tudo isso: é aquele chazinho que você toma às vezes porque acabou outro mais refinado. No entanto, o óleo é cheio de benefícios. Antidepressivo, ajuda no funcionamento do sistema nervoso, acalma ansiedades e inflamações, combate insônia, cura úlceras e infecções bacterianas, trata herpes, dores de cabeça e pressão alta.

Gostou? Adquira alguns deles na loja eCycle

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais