Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A manteiga corporal é uma das apostas recentes da indústria de cosméticos

A manteiga corporal é um cosmético mais denso, concentrado e potente do que cremes e loções de hidratação. Trata-se de um produto composto por ingredientes de origem vegetal, como ácidos graxos saturados, insaturados e essenciais. Por gerar uma hidratação mais intensa e duradoura, a manteiga corporal é ideal para peles secas e áreas ressecadas do corpo, como mãos, joelhos e cotovelos.

Contexto de surgimento da manteiga corporal

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o mercado cosmético está em pleno crescimento, fazendo com que o Brasil seja um dos três países que mais produzem e consomem cosméticos no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e Japão. Isso pode ser explicado devido ao aumento da expectativa de vida e o desejo de se retardar os efeitos nocivos do tempo, além da relativa ascensão das camadas de base da pirâmide social, naturalmente acompanhada pelo aumento expressivo no consumo desse tipo de produto, que tem o poder de elevar a autoestima e até mesmo o próprio status social.

A indústria de cosméticos é extremamente importante para a economia, já que contribui para a geração de empregos e redução das desigualdades regionais através da exploração sustentável de várias espécies ao longo do país. A sociedade vem exigindo a adoção de tecnologias de produção limpas, econômicas e ambientalmente corretas que, por sua vez, requerem um enorme esforço de estudantes, professores, pesquisadores e engenheiros, na Universidade e na Indústria, na busca de ingredientes diferenciados, naturais e competitivos e de processos de formulação inovadores.

Essa demanda vem se refletindo no consumo crescente de produtos compostos por ativos naturais. O interesse pelo uso de produtos vegetais, tanto no setor farmacêutico quanto no cosmético, abrange os extratos, óleos fixos e as manteigas corporais.

Ativos: o que são?

Toda formulação cosmética possui um grupo de substâncias denominadas ativos, podendo ser químicos ou biológicos (sintéticos ou naturais). Os ativos possuem atividade comprovada e promovem ação específica sobre a célula do tecido, tais como hidratação, nutrição, revitalização, entre outros.

Existem três tipos principais de ativos capazes de regular a hidratação da camada mais superficial da pele (a epiderme): os oclusivos, que formam uma camada de proteção sobre a pele impedindo a perda de água; os umectantes, que absorvem a água do ambiente; e os emolientes, cuja função é amolecer e suavizar a pele. Portanto, a ação específica e os benefícios da sua manteiga corporal dependerão de que matéria-prima ela foi feita

Lipídeos: o que são

O termo lipídeo é utilizado para denominar gorduras e substâncias gordurosas, como ceras, óleos e manteigas. São compostos orgânicos e estão distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas das células animais ou vegetais e nas células de gordura. Geralmente são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. Além disso, os lipídeos possuem inúmeras funções importantes no organismo, tais como:

  • Fonte calórica na dieta (valor energético de 9 cal/g);
  • Suprir necessidades nutricionais específicas (ácidos graxos essenciais que são incapazes de serem sintetizados pelo organismo, necessitando serem introduzidos pela alimentação);
  • Transporte de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K);
  • Ação lubrificante;
  • Protegem contra variações de temperatura e contra a excessiva perda de água por transpiração.

Atuação dos lipídeos na pele

Os lipídeos presentes na epiderme formam uma barreira protetora e na camada mais interna preenchem todo o espaço intracelular. Entre eles, destacam-se os ácidos graxos, as ceramidas e o colesterol. Os óleos e manteigas são compostos principalmente por ácidos graxos saturados, insaturados e essenciais. Os ácidos graxos essenciais mais encontrados são os ácidos linoleico (também conhecido como ômega 6), araquidônico e linolênico (ômega 3). Por não serem sintetizados pelo organismo, os ácidos graxos essenciais devem ser fornecidos pela alimentação ou por aplicação tópica. Dessa maneira, surge a necessidade de se escolher um bom produto que supra as necessidades específicas de cada pele, além de manter uma alimentação saudável.

Principais propriedades da manteiga corporal

A manteiga corporal possui propriedades emolientes que evitam principalmente o ressecamento da pele, e atuam na prevenção de lesões, nos diversos estágios de cicatrização da pele; podem exercer ação bactericida e, na célula, aumentam a permeabilidade da membrana, promovem a divisão celular e sua proliferação, além de exercerem efeito protetor contra os danos causados pelas radiações.

Existe um grande número de manteigas de origem vegetal, de procedência exótica, como:

ou tradicionais, como:

  • Amêndoas;
  • Cacau

que, dependendo da origem, podem fornecer substâncias benéficas para a pele, como diferentes vitaminas e ácidos graxos essenciais.

Modo de obtenção da manteiga corporal

Embora possam ocorrer em diversas partes de uma planta, os óleos e gorduras se acumulam mais abundantemente nas sementes, e por isso estas são as mais utilizadas na produção da manteiga corporal. Basicamente, os processos de extração industrial da manteiga corporal podem ser feitos de duas formas: a extração com solventes orgânicos (principalmente derivados do petróleo) e a prensagem a frio por meio de prensas hidráulicas que esmagam as sementes – método de menor impacto ambiental.

Cuidados relacionados à manteiga corporal

Porém, é preocupante o senso comum de que cosméticos de origem vegetal, como a manteiga corporal, sejam totalmente seguros. Aplicar vários tipos de produtos mesmo que naturais sem o conhecimento de sua formulação e seus efeitos na pele pode ser perigoso. De acordo com o organismo de inspeção e certificação Ecocert, um cosmético regulamentado como natural é composto por 95% de ingredientes naturais e isso por si só não garante que o consumidor não possa desenvolver processos alérgicos ou irritações decorrentes de seu uso.

Além do mais, não pode se menosprezar o fato de que parte dos produtos cosméticos naturais possa conter um ou mais ingredientes vegetais apenas para justificar essa nomenclatura, ocultando a presença de componentes químicos ativos de segurança e mecanismo de ação que promovam a satisfação desse consumidor, já que a formulação com ativos químicos ocorre de maneira menos complexa que dos vegetais. Por isso, é bom estar atento à composição do produto antes de comprá-lo e é sempre recomendado consultar um médico ou profissional antes de seu uso.

Sendo assim, devido à representatividade do setor e seu impacto no cotidiano das pessoas, a conscientização e informação do consumidor no momento da compra são extremamente importantes, já que é ele quem dita os rumos da economia e, consequentemente, as relações com o meio ambiente.

A escolha por produtos com menor impacto ambiental em todo o seu ciclo de vida pode representar uma melhora significativa na qualidade da vida. Um cosmético de origem vegetal é menos agressivo à pele e ao meio ambiente por ser biodegradável, enquanto o mesmo não pode ser dito por aquele de origem mineral (ou sintético). Sob uma perspectiva global, o volume de cosméticos sintéticos consumido é considerável, e quando lançado em grandes quantidades nos corpos d’água, pode constituir uma barreira à luz solar e inibir a fotossíntese, comprometendo a vida aquática local e todo o ecossistema.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais