Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Uma carninha aqui, um petisquinho ali... Saiba o que pode e as substâncias e alimentos proibidos para cães e gatos

Quais as substâncias e alimentos proibidos para cães e gatos? A maioria dos amantes dos animais sabe que é uma má ideia dar as sobrinhas do jantar para o seu amigo canino. Mas é praticamente inevitável que eles surrupiem algumas delas que acabam caindo no chão. Ou que você mesmo cometa um deslize e não resista aos olhinhos pidões.

Até aí tudo bem, mas o problema são algumas substâncias e alimentos proibidos para cães e gatos. Isso porque eles podem ser mais do que perigosos – chegam até mesmo a ser mortais.

Por isso é muito importante estar atento a alguns alimentos e medicamentos que são inofensivos para nossa saúde. Eles podem causar problemas de saúde e trazer riscos à vida do seu bichinho de estimação.

Você já sabe que deve manter produtos químicos domésticos longe do alcance deles. Porém, seus organismos são diferentes dos nossos e existem outros produtos prejudiciais que talvez você não conheça. Saber quais são essas substâncias e alimentos perigosos para animais pode evitar uma tragédia. 

Também recomendamos consultar um médico veterinário para saber a melhor dieta recomendada para o seu cão ou gato. Confira uma lista de alimentos e substâncias que seu gato nem seu cachorro pode consumir:

alimentos-proibidos-para-cães-e-gatos
Cão e gato. Imagem de Ian Kevan por Pixabay 

20 alimentos proibidos para cães e gatos

1. Alho e cebola

Todos os vegetais da família Allium, quando crus, são terríveis para o seu amigo de quatro patas. No entanto, qualquer comida temperada deve ser evitada. Certos componentes presentes na cebola e em outras especiarias dessa família causam danos oxidativos aos glóbulos vermelhos, anemia e danos aos rins. 

Alguns sinais que podem indicar que seu peludo ingeriu esses alimentos são: fraqueza, dor de estômago e sangue na urina. Infelizmente, os sintomas só aparecem após três ou quatro dias, então fique atento e, se seu animalzinho ingeriu esses alimentos, é aconselhável que o leve ao veterinário.

alho
12 benefícios do alho para a saúde
cebola
Cebola: o que é e benefícios para a saúde

2. Chocolate

Apesar de parecer a melhor recompensa possível dar um chocolatinho para o seu cão por bom comportamento, mas não faça isso! A cafeína e a teobromina podem fazer mal ao ponto de serem letais. Quanto mais escuro o chocolate, mais perigoso. 

Vômito, aumento da frequência respiratória, irritação e dores abdominais são sintomas. Convulsões e até mesmo a morte ocorrem nos casos em que grandes quantias foram consumidas; por isso, muita atenção!

Sete benefícios do chocolate amargo

3. Abacate

Quase todas as partes de um abacateiro são tóxicas para os animais, inclusive o próprio fruto. Para se envenenar, seu cãozinho teria de comer uma generosa porção. No entanto, as toxinas na polpa e na casca não são o único problema: o caroço pode sufocá-lo. 

Se ingerido, ele pode causar um bloqueio intestinal. Além disso, o alto teor de gordura do abacate pode causar dores de estômago, vômitos e pancreatite (inflamação do pâncreas).

Abacate
Abacate: o que é, benefícios e propriedades

4. Xilitol

A maioria dos produtos diet e light possuem uma substância chamada xilitol. Ela não causa problemas em humanos, mas nos cães leva a uma hipoglicemia drástica, que pode resultar em convulsões e atordoamento. Os sintomas mais comuns podem aparecer em 30 minutos: fraqueza, letargia, perda de coordenação, colapso e convulsões. Se o animal comer muito, a falência do fígado é um dos problemas mais sérios que podem ocorrer.

O que é xilitol e como utilizar?

5. Uvas

A fruta e qualquer produto derivado, inclusive o suco e as uvas passas, são prejudiciais e podem causar insuficiência renal em cachorros e gatos. Além de insuficiência hepática, vômitos, diarreia e em alguns casos até mesmo a morte do animal. Vômitos e diarreia podem começar de quatro a seis horas depois de comê-los, mas normalmente começam dentro de 24 horas.

uva
Uva: confira 8 benefícios imperdíveis

6. Frango

As aves em geral são um problema pelo tempero presente na carne (quando está crua, há menos problemas para os cães). Entretanto, também pelos ossos, que podem se partir após ingeridos, causando obstruções no estômago e no intestino (até mesmo os perfurando). 

Se você suspeita que seu cão ou gato tenha ingerido um ossinho, fique de olho. A qualquer sinal de dor ou desconforto, leve-o ao veterinário. Normalmente, os fragmentos “fazem a passagem” naturalmente e sem causarem danos, mas é sempre bom ficar atento.

frango-lavado-com-cloro
Frango lavado com cloro: o que você precisa saber

7. Comida vencida

Muitos têm o hábito de dar um alimento recém-vencido para seu mascote… Mas essa prática não é nada boa. Se existirem fungos na comida, também haverá toxinas que causam espasmos musculares e que podem evoluir para convulsões. O resultado final, se não for tratado, pode ser a morte. Evite também deixar qualquer tipo de item mofado no lixo onde seu bichinho possa farejar, para evitar que entrem pelo focinho.

17 dicas de reaproveitamento de alimentos

8. Milho na espiga

Tão inofensivo, tão suculento e amarelinho… Nada disso. Seu cão adora mastigar e morder aquele osso sintético por horas a fio? Mesmo assim, a espiga pode provocar muitos problemas se for engolida. É mais seguro deixá-lo como está, roendo o osso.

Milho transgênico: o que é e malefícios

9. Laticínios

Corte o hábito de dar leite ou derivados, como sorvetes, para o seu animal, já que a maioria dos cães é intolerante à lactose. Gatos, apesar de carregarem consigo o estereótipo de amar leite, não podem tomá-lo muito frequentemente devido ao alto teor de gorduras encontrado no leite. Embora não necessariamente perigosos, os resultados são desagradáveis: gases e diarreia. Dito isso, pequenas quantias de queijo e iogurte estão liberadas.

Leite
Leite faz mal? Conheça opções vegetais

10. Salmão cru

Nunca é uma boa ideia dar sashimi para o seu pet. A versão cozida, tudo bem, mas a crua pode proporcionar a doença do envenenamento por salmão. Ela é causada por parasitas e que lembra a parvovirose

Os sintomas são similares: vômito, diarreia com sangue, perda de apetite, prostração, febre e aumento dos nódulos linfáticos. A mortalidade também é alta, com 90%, acontecendo sete a dez dias depois que os sintomas aparecem, se não for tratada. Os sintomas demoram uma semana após a ingestão do peixe.

salmao
Salmão: não tão saudável a você e a natureza

11. Fígado

Um pedacinho não faz mal, mas é preciso tomar cuidado com grandes quantias (especialmente com relação ao tamanho do seu bichinho). O problema são os níveis de vitamina A nesse alimento. Em excesso, podem causar deformação nos ossos, anorexia e, em casos raros, morte.

carne
Carne: vilã para o planeta e a saúde humana?

12. Macadâmia

Cinco ou seis destas nozes bastam para matar um cão, graças a uma toxina desconhecida. Elas podem causar convulsões, depressão, vômitos, fraqueza, tremores, dores abdominais, problemas musculares, digestivos e respiratórios e hipertermia. 

Já foram registrados casos de paralisia após o consumo de macadâmia. Em caso de ingestão você deve levar seu peludo ao veterinário imediatamente, ele pode precisar fazer uma lavagem para limpar as nozes de macadâmia de seu estômago.

Macadâmia
Macadâmia: para que serve e benefícios

13. Caroços de frutas

Caroços de ameixas, pêssegos, cerejas e sementes de maçã podem oferecer o risco de asfixia. Além de uma possível obstrução no intestino de seu animal de estimação. As sementes contêm glicosídeos cianogênicos, que são compostos de cianeto que podem causar em cães e gatos dificuldade respiratória, salivação excessiva, convulsões e até coma.

14. Café

A cafeína estimula o sistema nervoso central, e pode acelerar o coração causando a morte. A ingestão de cafeína também pode causar vômitos.

Cafeina
Cafeína: dos efeitos terapêuticos aos riscos

15. Sal

Ao preparar a comidinha para seu cão ou gato, não coloque sal na comida. Ele pode ocasionar vômitos, diarreia, depressão, tremores e febre.

sal
18 dicas simples para evitar comer muito sal

16. Fármacos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs)

Animaizinhos também tomam anti-inflamatórios para aliviar dores musculares e articulares, contudo você só deve medicar seu pet se um veterinário prescrever. As doses para animais de estimação são muito menores do que as para humanos.

Gatos são extremamente sensíveis a anti-inflamatórios devido às suas taxas de absorção gastrointestinal e sua capacidade reduzida de metabolizar medicamentos. Uma dosagem incorreta pode desencadear distúrbios como úlceras e hemorragias. Além disso, reduz o fluxo sanguíneo para os rins e outros órgãos, causando danos significativos. Alguns dos AINEs são ibuprofeno e naproxeno.

17. Aspirina

Embora a aspirina possa ser usada com segurança em cães e gatos em dosagens adequadas, ela tem o potencial de causar intoxicação e efeitos secundários graves. Os gatos apresentam maior risco que os cães, pois têm dificuldade para metabolizar este fármaco.

Sinais de intoxicação em gatos por aspirina incluem: 

  • Depressão;
  • Falta de interesse em alimentos;
  • Vômitos;
  • Perda de equilíbrio;
  • Diarreia com sangue;
  • Respiração ofegante;

Os bichanos também podem desenvolver anemia severa, distúrbios hemorrágicos e insuficiência renal. Já os cães podem apresentar problemas gastrointestinais, dificuldades respiratórias, distúrbios hemorrágicos e insuficiência renal.

18. Paracetamol (Tylenol)

Muitas vezes os donos dão esse medicamento a seus animais na tentativa de fazê-los sentirem-se melhor. Contudo, como comentado acima, não se deve medicar seu animal sem aval de um veterinário, pois as consequências podem ser desastrosas. Paracetamol pode ser fatal para cães e gatos, pois eles não possuem as enzimas necessárias para processá-lo, podendo causar danos nos tecidos. Os sintomas se desenvolvem rapidamente e incluem fraqueza, salivação excessiva, vômitos, dificuldade em respirar, urina de cor escura e dor abdominal.

paracetamol
Para que serve o paracetamol e como substituir?

19. Plantas

A presença de plantas no ambiente faz bem tanto para humanos como para seus bichinhos. Contudo devemos estar atentos para plantas tóxicas que seu pet pode ingerir e passar mal. Comer um pedacinho de uma planta tóxica pode não ser fatal. Mas grandes doses ou doses constantes podem ser muito perigosas, especialmente para gatos.

As plantas que estão listadas como tóxicas para os seres humanos também são consideradas tóxicas para os cães e gatos. Algumas das plantas mais perigosas são: lírios, azaleias, oleandro, palmeira sagu e mamona. Lírios podem causar insuficiência renal em gatos, e algumas espécies da planta podem causar arritmia cardíaca e morte. Sinais de ingestão de plantas tóxicas incluem vômitos, diarreia, micção frequente, e beber muita água.

Conheça plantas tóxicas para animais domésticos

20. Tabaco e maconha

O tabaco é tóxico para cães e gatos. A ingestão de nicotina pode levar a vômitos, tremores e morte. Embora comer maconha provavelmente não vá matar seu cão, ela pode desencadear incontinência, fraqueza, letargia, tropeço, baixa frequência cardíaca, pupilas dilatadas e vômito.

Mão segurando a planta cânhamo
Cannabis sativa: benefícios e efeitos nocivos

Para tornar sua casa mais segura para seus bichinhos, você deve manter os alimentos e produtos químicos longe do alcance deles. Mantenha produtos de limpeza atrás de portas, e guarde seus medicamentos em locais seguros. Os animais podem resistir a tomar seus remédios quando devem, um remédio que você deixou cair no chão pode parecer muito atrativo.

Pense que em longo prazo seu bichinho pode apresentar sintomas causados por esse hábito. Mesmo que você conheça casos de um bichinho consumiu um desses alimentos impróprios e nada aconteceu.

Leve o seu animalzinho ao veterinário o quanto antes se você tem alguma suspeita de envenenamento. E tenha atenção especial com os itens desta lista para manter o seu cãozinho saudável. Saiba os alimentos que seus cães e gatos podem consumir no guia de alimentação natural para cães e gatos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais