Dez atividades físicas de dez minutos que você pode incluir no seu dia a dia

Chega de desculpas para não se exercitar: listamos dez exercícios físicos que você pode incluir no seu dia a dia e que não levam mais do que dez minutinhos para serem feitas

Fazendo alongamento

Sempre temos algum motivo para procrastinar e não nos exercitarmos. Por exemplo, quando você sente uma vontade gigantesca de abandonar o sedentarismo e entrar na academia, a preguiça bate só de pensar em ter que levantar do conforto do sofá... Uma simples zapeada na tevê e um programa legal na telinha já faz você desistir da ideia.

Mas agora você vai ter que arrumar outra desculpa além da preguiça e da falta de tempo, de espaço ou de dinheiro. Isso porque logo abaixo nós vamos listar dez exercícios físicos rápidos que não levam mais de dez minutos para serem feitos e podem ser incluídos facilmente na sua rotina. Ao fazer três sessões por dia (por exemplo, uma vez antes de tomar banho pela manhã, outra no seu horário de almoço e mais uma enquanto assiste televisão à noite), você já terá aquela sensação de bem-estar, além de evitar o desenvolvimento de problemas de saúde futuros, como altos níveis de colesterol, diabetes e pressão alta, além de perceber a ausência daquela "barriguinha saliente".

Lembre-se que antes de iniciar exercícios físicos é preciso consultar médicos especializados para que eles possam acompanhar seu processo.

1. Caminhe com o seu cachorro; na falta de um, vá sozinho

Caminhe com o seu cachorro; na falta de um, vá sozinho
Foto: Chris Parente

Ultimamente, ficamos muito tempo sentados, seja no trabalho, na escola, usando o computador ou assistindo tevê na sala. Isso pode causar muitos problemas musculares e nas articulações. O simples fato de sair para caminhar com o seu cachorro já é de grande ajuda. Com certeza o seu amiguinho vai ficar muito contente com essa atitude também. Caso você não tenha um cachorro, vale caminhar sozinho por um parque ou pelo seu bairro, mas o importante é se mexer!

2. Ande enquanto conversa ao telefone

Talvez não seja o caso de todos, mas, após alguns minutos falando ao telefone, muitos fazem uma belo tour pela casa. Às vezes, sentimos aquela necessidade de nos locomovermos enquanto conversamos ao celular, por exemplo, e podemos usar isso a nosso favor, subindo e descendo as escadas de casa, perambulando pelo maior quarto, ou caminhando pelos cômodos.

3. Calce seus tênis e vá correr

Quando tiver uma pausa durante o seu expediente de trabalho, correr por dez minutinhos com sapatos confortáveis não fará com que você transpire muito ou bagunce seu cabelo (a não ser que você esteja no nível avançado do sedentarismo). É possível fazer isso no seu horário de almoço, por exemplo. Mas caso não queira arriscar voltar ofegante ou suado, corra antes de ir trabalhar e/ou depois que voltar do trabalho para tomar um banho refrescante depois.

4. Caminhe enquanto lê

Pode parecer loucura, mas o foco aqui é se mexer de alguma forma e muitos professores fazem isso quando precisam ler trabalhos de alunos e artigos longos. É claro que você vai precisar de espaço e de um lugar sossegado para fazer isso – não é para sair trombando em todo mundo pela rua. Escolha caminhos calmos, não escorregadios e nem cheios de buracos. Caminhar enquanto lê em sua própria casa também é uma alternativa.

5. Faça sua balada particular

Escolha três músicas de três a quatros minutos cada e que sempre te fazem mexer o esqueleto. Coloque-as para tocar e dance, ou simplesmente se mexa ao ritmo delas. É possível fazer isso no seu quarto, na cozinha, ou você pode colocar os fones de ouvido e dançar no seu quintal – a não ser que você tenha receio ou vergonha de ser visto por algum vizinho, então não se esqueça de fechar as cortinas.

6. Faça abdominais

Caso você não conheça tipos de sessões de abdominais o suficiente para preencher os dez minutos, a internet está cheia de dicas para isso. O vídeo abaixo mostra vários exercícios para serem feitos justamente em dez minutos!

7. Faça tarefas domésticas

Fazendo referência ao item cinco, você já percebeu como lavar as louças é muito mais divertido ao ter músicas agitadas como trilha sonora? Pois é, além de ser impossível não se mexer. Varrer a casa, aparar algumas plantas no seu jardim, arrumar as camas e passar aspirador, tudo isso contará como dez minutos de atividade física, e o melhor é que você tira isso da sua lista de afazeres domésticos.

8. Trabalhe os glúteos (a.k.a. seu bumbum)

Mesma situação de fazer abdominais e você vai trabalhar outra parte do corpo. Há vários vídeos na internet que podem te dar dicas de quais exercícios fazer. Um deles (que ajuda várias outras partes do corpo) pode parecer brincadeira de criança, mas pular corda é uma atividade excelente.

9. Faça yoga

Também há vídeos na internet aos quais você pode assistir e seguir passo a passo. Além de ser relaxante, praticar yoga por 10 minutos será um ótimo exercício físico.

10. "Desaposente" sua bicicleta

Ah… A magrela. Podemos ver vários incentivos ao uso das bicicletas, por exemplo, uma cidade norueguesa que paga quem andar de bike e uma rede de albergues que oferece vantagens a quem viaja de bicicleta. Com razão, pois elas trazem inúmeros benefícios, não só à saúde, mas como também ao meio ambiente. Dez minutinhos do seu dia gastos em andar de bicicleta farão uma grande diferença.

"Desaposente" sua bicicleta

Vale lembrar de que o controle da alimentação é muito importante ao mudar seus hábitos (veja dicas de como manter uma alimentação mais saudável e sustentável e como ter um cotidiano mais saudável), e o uso de alguns óleos vegetais pode ser muito eficaz também (e atenção especial para o óleo de semente de chia, que auxilia no emagrecimento e no combate à celulite!).

Lembrando que o importante, além da estética, é a sua saúde.


Fonte: Lista baseada no site MMN.

Veja também:


 

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