Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda o que é a pegada de carbono, suas normas e formas de redução

A pegada de carbono é uma medida que calcula a emissão de carbono equivalente na atmosfera por uma pessoa, atividade, evento, empresa, organização ou governo. Muitas atividades rotineiras acabam gerando emissões atmosféricas de gases do efeito estufa (GEEs). Imagine que todos na cidade, no estado, no país e no mundo também fazem atividades parecidas… É muita emissão, não é mesmo? As vezes isso resulta em diversos problemas ambientais, como o aumento da temperatura do planeta.

Para que se tenha noção das quantidades, todos esses gases podem ser convertidos em medidas de carbono equivalente, o dióxido de carbono equivalente (CO2eq). Quando mensuramos a quantidade de carbono equivalente emitida na atmosfera temos a pegada de carbono de uma determinada pessoa, empresa ou atividade. Mas antes de sabermos para que ela serve, vamos entendê-la melhor.

O que é pegada de carbono?

A pegada de carbono (carbon footprint – em inglês) é uma metodologia criada para medir as emissões de gases estufa – todas elas, independente do tipo de gás emitido, são convertidas em carbono equivalente. Esses gases são emitidos na atmosfera durante o ciclo de vida de um produto, de processos ou de serviços. São exemplos de atividades que geram emissões:

A pegada de carbono também faz parte da pegada ecológica (ou ambiental), definida por Rees and Wackernagel. Ela é uma metodologia que mensura a quantidade de Terra necessária para sustentar o nosso estilo de vida.

Ela faz parte deste método, pois uma parte do dióxido de carbono é absorvida por oceanos e florestas, que são áreas bioprodutivas. A pegada de carbono representa, hoje em dia, mais de 50% da pegada ecológica, sendo o fator que mais cresce desde a década de 1970, quando a pegada de carbono era uma pequena fração da pegada ecológica.

cap and trade
Cap and trade: o que é, vantagens e desvantagens

Para que serve a pegada de carbono?

Por meio da pegada de carbono podemos analisar os impactos que causamos na atmosfera e as mudanças climáticas provocadas pelo lançamento de gases do efeito estufa a partir de cada produto, processo ou serviço que consumimos. Toda atitude humana traz algum impacto para o planeta, por menor que seja, e o modo de vida contemporâneo emite muito mais gases do que a Terra é capaz de absorver. Dessa maneira, podemos dizer que estamos exigindo muito de sua biocapacidade.

Se você come um prato de arroz e feijão, saiba que houve uma pegada de carbono para essa refeição (plantação, cultivo e transporte). Conhecer as nossas emissões de carbono equivalente, direta ou indiretamente, é muito importante para reduzi-las com a finalidade de desacelerar o aquecimento global, melhorar a qualidade de vida do planeta, reduzir a pegada ecológica e evitar o overshoot, conhecido como a sobrecarga da Terra.

Normas e protocolos

GHG protocol

É um método muito utilizado para a formulação de inventários de gases do efeito estufa; é compatível com normas ISO e com métodos de quantificação do IPCC; analisa emissões nas cadeias de valor de organizações.

PAS 2050

Quantifica as emissões de gases do efeito estufa no ciclo de vida dos produtos e serviços de uma empresa com o intuito de gerenciá-los e reduzi-los. Isso permite a rotulagem dos produtos.

ISO 14064

Fornece diversas ferramentas para o desenvolvimento de programas de redução de emissões de gases do efeito estufa para serem aplicados na indústria e no governo para atuações mais sustentáveis.

ISO 14067

Especifica princípios, requisitos e orientações para quantificação e comunicação da pegada de carbono dos produtos (PCP).

Como reduzir a pegada de carbono?

A mudança de hábitos no dia a dia é essencial para a redução da pegada de carbono. Algumas ideias incluem:

  • escolher produtos que possuem embalagens recicláveis ou recicladas;
  • preferir alimentos orgânicos;
  • usar sacolas retornáveis;
  • ser vegetariano pelo menos uma vez na semana (ou mais do que isso);
  • fazer a compostagem dos resíduos orgânicos;
  • reduzir o consumismo e deixar o carro em casa, substituindo-o por bicicleta ou por transporte coletivo.

Um litro de gasolina emite 2,3 kg de carbono equivalente na atmosfera. A fabricação de cinco sacolas plásticas, por sua vez, emite 1 kg. Além disso, também é possível fazer a neutralização do carbono.

Todas essas ações contribuem para a redução da pegada de carbono e, consequentemente, para o meio ambiente. Além disso, também podem diminuir a quantidade de gases do efeito estufa emitidos, em geral. 

Como calcular sua pegada de carbono e neutralizá-la

É possível fazer uma estimativa de qual é o tamanho da sua pegada de carbono. O site Carbon Footprint permite calcular a pegada de carbono por meio de algumas informações básicas – o valor é aproximado, mas ajuda a ter uma ideia e repensar suas escolhas cotidianas. A calculadora da pegada de carbono é gratuita, mas está em inglês.

Algumas empresas, como a Eccaplan, oferecem o serviço de cálculo e a neutralização de carbono para indivíduos e empresas. As emissões inevitáveis podem ser compensadas em projetos ambientais certificados. Dessa forma, a mesma quantidade de CO2 emitida é compensada com incentivo e uso de tecnologias limpas.

A compensação de carbono, além de viabilizar financeiramente projetos ambientais, melhora a qualidade de vida das pessoas e promove o uso sustentável de áreas verdes. Para saber como começar a fazer a neutralização do carbono emitido por sua empresa ou seu evento, dê uma olhada na matéria: “O que é neutralização de carbono?“, assista ao vídeo e preencha o formulário a seguir:

Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais