Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As cascas dos alimentos podem ser usadas para estética, limpeza e também para criar novas receitas

As cascas de alimentos como frutas, verduras e legumes podem servir para muita coisa antes de irem para o lixo – ou para a composteira. O aproveitamento de cascas de alimentos é uma forma de usufruir de todos os benefícios que os vegetais promovem, já que muitos deles têm uma grande quantidade de nutrientes justamente na casca. É o caso da cebola, em que 96% do conteúdo mineral está concentrado na casca.

O aproveitamento de cascas de alimentos pode se dar através do preparo de receitas, como bolos ou caldos, do uso como produto de limpeza e também na beleza e higiene pessoal. Para aproveitar os alimentos de forma integral, prefira consumir alimentos orgânicos, mas, se não for possível, saiba como lavar verduras, frutas e vegetais para eliminar micro-organismo e parte dos agrotóxicos presentes. Confira nove dicas de aproveitamento de cascas de alimentos e aprenda a se beneficiar dessas “sobras”!

Aproveitamento de cascas de alimentos

Limpeza

1. Removedor de gorduras

Antes de recorrer aos produtos químicos nocivos que prometem remover até as piores manchas de sujeira, experimente usar a combinação limão + bicarbonato de sódio ou sal (sal ou bicarbonato atuam como um abrasivo). Polvilhe a área suja com um abrasivo da sua escolha e, em seguida, aplique o suco de limão feito a partir da casca. Na sequência, é só esfregar o local. Atenção: Cuidado! Não limpe áreas sensíveis, como as feitas de mármore, com o limão.

2. Limpar a chaleira

Para esse tipo de limpeza, são necessárias apenas cascas de limão e água quente. Coloque as cascas da fruta dentro do recipiente (chaleira), adicione água e deixe ferver. Desligue o fogo e deixe de molho durante uma hora, escorra e lave bem.

Comida

3. Extratos cítricos

Faça raspas ou pó de frutas cítricas (laranja, limão e outras). Antes de começar, retire o miolo da fruta e deixe as cascas secarem durante três noites (até ficarem com a textura bem murcha). Coloque no liquidificador ou triturador e bata a mistura até que o conteúdo se transforme em pó. Guarde dentro de um recipiente fresco e limpo. Você poderá utilizar o extrato em pratos de comidas e sobremesas (como bolos).

Imagem de WikiImages por Pixabay

4. Açúcar cítrico

Faça extratos cítricos em pó e adicione ao açúcar convencional. Deixe a casca da fruta secar, triture-a em um liquidificador até virar pó e adicione no açúcar. Ou pegue as cascas frescas e coloque dentro do recipiente do açúcar e deixe que o óleo da casca se misture ao açúcar.

5. Batata frita e outras receitas

Imagem de FotoshopTofs por Pixabay

Faça batata frita e outras receitas usando a própria casca da batata ou de alimentos como batata-doce e beterraba. Misture as cascas da batata com suco de limão e azeite até cobrir uniformemente a forma. Espalhe a batata na assadeira e deixe cozinhar na temperatura mais alta do forno (verifique cuidadosamente até chegar ao ponto). Mexa para mudar a posição das batatas para que elas sejam queimadas de maneira uniforme (cerca de 10 minutos em cada lado). Tempere a gosto.

Existem várias outras receitas com cascas de alimentos, como bolo de casca de maça, carne-louca de casca de banana e até chá de casca de cebola.

6. Caldos

Cascas de batata, cebola e cenoura podem se transformar em um gostoso caldo para o preparo das suas receitas. Ferva as cascas junto com alho-poró (ou temperos a gosto) e pronto, está feito seu caldo de legumes caseiro. Guarde-o em um recipiente apropriado ou congele em pequenas porções.

Estética

7. Esfoliação

Você pode esfoliar sua pele de forma simples usando açúcar e banana. Polvilhe o açúcar na parte interna da casca da banana e use-a como esfoliante suave. Esfregue delicadamente no corpo todo, em seguida, enxague no chuveiro.

PriwoBanane-A-05 cropped, CC0 Wikimedia Commons

8. Refresque seu rosto

Use casca de laranja. Esfregue as cascas em seu rosto suavemente, evite a região dos olhos, pois a laranja é uma fruta cítrica e pode causar irritação uma vez que entrar em contato com seu olho. Em seguida, lave cuidadosamente seu rosto com água morna. Atenção: jamais faça isso e saia ao sol sem fazer a higienização do rosto – manchas podem ser criadas em seu rosto.

9. Hidratação

Para hidratar e melhorar a textura da sua pele use as cascas do abacate. Esfregue a parte interna da casca do abacate em seu rosto. O abacate é uma fruta rica em nutrientes que hidratam.

Se possível, consuma sempre alimentos orgânicos, pois eles não fazem uso de agrotóxicos e fertilizantes inorgânicos, que podem ocasionar diversos problemas ao meio ambiente.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais