Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Projeto levou seis meses até se concluir e proverá energia para rede local

Imagem: Reprodução Facebook / Aeroporto Cochin

O Aeroporto Internacional de Cochin, na Índia, é o primeiro do mundo a utilizar apenas energia solar para todas as suas necessidades. O projeto 100% solar foi inaugurado no último dia 18 de agosto, apesar de o aeroporto ter sido inaugurado em 1999.

No local, foram instalados 46.150 painéis solares fixados em uma área criada originalmente para depósito de carga. Os materiais diminuirão muito a emissão de gás carbônico – o setor de aviação é um dos que mais impacta o meio ambiente. A previsão é de que haja uma redução de 330 mil toneladas de emissões de CO2 nos próximos 25 anos.

O aeroporto se desenvolveu por meio de uma parceria público-privada (PPP) e entrou na energia solar em 2013, com a instalação de um telhado fotovoltaico de 100 quilowatt-pico (kWp), construído no seu terminal.

Imagem: Flickr/Prasad Pillai

A nova central solar tem capacidade de geração de 12 MWp e uma extensão de 18,2 hectares. Ela foi construída nos últimos seis meses, segundo o portal Al Jazeera, e custou € 9 milhões, um valor que será recuperado nos próximos cinco anos.

Segundo os responsáveis do aeroporto, a energia que a infraestrutura irá gerar todos os anos é suficiente para prover energia para 10 mil casas. A energia gerada, aliás, será mais do que suficiente para os gastos do aeroporto – parte dela será revendida para as redes locais.

A mitigação das emissões de carbono nos próximos 25 anos é equivalente à plantação de três milhões de árvores.

Que saber como instalar um sistema solar fotovoltaico em sua residência? Clique aqui.

Fonte: GreenSavers e Opera Mundi

Veja também:
Conheça as inovações do aeroporto mais sustentável do mundo
O impacto ambiental do transporte aéreo


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais