Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Iniciativa ocorre em uma termelétrica

Foi inaugurada a primeira planta em larga escala para captura e armazenamento de carbono no mundo. Ela foi feita numa termelétrica a carvão no Canadá – a estreia se deu no último dia 02 de outubro.

O projeto piloto, que custou US$ 1,25 bilhão, poderá renovar o interesse no uso de carvão para a geração de energia, caso apresente resultados satisfatórios, justamente em um momento em que esse tipo de matriz é questionado devido às emissões que produz.

A diretora da Agência Internacional de Energia (AIE), Maria van der Hoeven afirmou que a planta, inaugurada na província de Saskatchewan, é “um ponto significativo” na história do desenvolvimento das tecnologias de captura e armazenamento de carbono.

Esse tipo de tecnologia, apesar de controversa, apresenta-se como uma possível alternativa para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2).

O que é captura e armazenamento de carbono?

“Desejo ao operador da planta muito sucesso em demonstrar ao mundo que a captura de CO2 de uma usina geradora de energia em larga escala na verdade não é ficção científica, mas realidade atual”, finalizou a diretora.

A AIE afirma que essas técnicas de armazenamento e captura serão responsáveis por até um sexto das reduções de emissões no planeta até 2050. Sem a tecnologia, a agência informou que dois terços das reservas comprovadas de petróleo não poderão ser comercializadas.

A usina tem três térmicas a carvão – elas geram quase metade da energia usada na província em questão. No entanto, não anulam as emissões provocadas, apenas 70% delas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais