Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O movimento que reunirá empresas nacionais e internacionais começou neste dia 5 e vai até dia 7 de agosto

A Greenbuilding Brasil, evento no qual profissionais da indústria introduzem a importância da consciência ambiental, começou sua 5ª edição já no dia 5 de agosto para oferecer um crédito a mais nas construções que crescem pelo país. O evento, que reunirá empresas e grandes nomes desse campo até o dia 7 de agosto no Transamerica Expo Center, São Paulo, será usado para o debate do avanço das chamadas edificações verdes.

A discussão sobre o futuro das construções sustentáveis acontece por causa da tendência mundial que pede um desenvolvimento mais tecnológico, mas que busca produtos que tenham foco para com o meio ambiente e melhor custo-benefício. Em paralelo ao Greenbuilding, será realizado o Congresso Mundial do World Green Building Counsil, que reunirá líderes mundiais que têm atuação nas questões ligadas ao tema.

De acordo com o Green Building Council Brasil (GBC Brasil), o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de edificações registradas na certificação LEED (sistema internacional de certificação e orientação ambiental para construções), presente em 143 países, atrás de Estados Unidos, China e Emirados Árabes, com perspectivas de, no curto prazo, melhorar ainda mais a sua posição.

Importância no Brasil

Com base no balanço recente divulgado pelo GBC Brasil – organização que concede a certificação LEED no país – até o terceiro trimestre de 2014, o Brasil contabiliza 873 edificações registradas. Desse total, 158 já receberam a certificação. De acordo com estudo feito pela consultoria Ernest Young, em parceria com o GBC Brasil e divulgado em 2013, a participação das construções verdes no PIB da construção no Brasil chegou aos 10% e deve crescer.

Para que um imóvel garanta a certificação é necessário cumprir pré-requisitos e sugestões de práticas de green building, que são creditados ao projeto quando conseguem atingir as recomendações estabelecidas. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos na avaliação, podendo variar de 40 pontos (nível certificado) a 110 pontos, (nível platina). “Para ter-se uma ideia, a soma de toda a área já registrada no Brasil representa 34 milhões de m² construídos”, ressalta Felipe Faria, diretor geral do Green Building Council Brasil.

O programa de conferências desta edição contará com a presença do presidente da república, Fernando Henrique Cardoso, que falará aos presentes sobre as projeções para o futuro do desenvolvimento social, político e econômico voltados às construções sustentáveis. Também serão discutidos temas importantes como o gerenciamento de sustentabilidade em edifícios históricos; Códigos, normas e selos verdes para edifícios sustentáveis; A gestão do uso da água como ferramenta para redução da pegada hídrica; Edificações sustentáveis e sua operação, manutenção e M&V; entre outros. Confira aqui a programação completa do programa de conferências.

O evento

A Conferência Internacional e Expo tem a expectativa de reunir cerca de 10.000 visitantes, 1.600 congressistas e 120 empresas expositoras de todo o mundo distribuídas em um espaço de mais de 8 mil m².

Entre as empresa confirmadas para esta edição estão a Armacell, Axion, Bayer, Bosch, Bragenix, Chevrolet, Citibank, Carrier, Conforlab, CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), Cushman & Wakefield, Daikin, Deca, Docol, Ecoquest, Envec, Fademac, LCP Construções, Libercon, Lutron, Midea, Novelis do Brasil, Otis, Remaster, Robert, Solutia, Tarket, Trane, entre outras empresas e entidades do setor.

O principal enfoque do movimento do green building é a elevação do padrão técnico do mercado, o que disseminaria cada vez mais no mercado e capacitaria diversas oportunidades profissionais.

Serviço

  • 5ª Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo
  • Data: 5 a 7 de agosto de 2014
  • Horário de exposição: 10h – 20h
  • Horário do congresso: 9h – 19h
  • Local: Transamerica Expo Center
  • Endereço: Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais