Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Ideia pode baratear custos e evitar emissões, mas ainda está apenas no papel

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Em uma sociedade industrializada, duas grandes concentrações permanecem ativas: a de pessoas e a de lixo. Numa cidade como Nova Iorque, nos Estados Unidos, a produção de lixo é de aproximadamente 14 milhões de toneladas a cada ano, sendo que cerca de 30% dele é orgânico.

O que fazer com os gigantes montes de lixo gerados nas grandes cidades? Em vez de esperar conscientização dos consumidores e continuar lotando aterros localizados em bairros específicos, uma nova proposta foi formulada. A equipe de arquitetos da Present Architeture, da cidade de Nova Iorque, criou um projeto chamado The Green Loop, que agrega dez ilhas de compostagens dispersas pela metrópole.

Atualmente, toda a demanda para encaminhar os detritos ao destino adequado tem um custo total de US$ 300 mil, além de que as emissões de gases e os grandes depósitos de resíduos não pararem de crescer, o que causa prejuízo ambiental.

Caso saia do papel, a iniciativa seria menos dispendiosa, pois aproveitaria a infraestrutura de transporte que já existe na cidade. Caminhões transportariam o lixo à ilha mais próxima e embarcações levariam o produto final ao seu destino, com auxílio do sistema ferroviário. Cada bairro seria responsável por seu próprio lixo e tudo isso ajudaria a reduzir a poluição, forneceria novos espaços públicos para moradores e turistas, pois o ambiente da superfície dos locais seria usado como local de lazer para a população. Também não haveria problemas de odores, já que a compostagem ocorreria na parte “subterrânea” desse espaço.

Os arquitetos dizem que será possível a atuação dos próprios moradores na responsabilidade para com a compostagem e a destinação certa de seus resíduos, claro, ainda dividindo as tarefas com os órgãos públicos.

Não é de conhecimento público ainda se o projeto será aceito pela a prefeitura da cidade. A próxima etapa seria saber se o público aprova essas instalações e se a iniciativa é viável em termos de financiamento governamental.

Compostagem

A compostagem é um processo pelo qual o lixo orgânico passa, decompondo-se em um adubo rico em nutrientes e minerais.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais