Fonte de alimento para peixes, plâncton se transforma em ingrediente da alta culinária

eCycle

Personagem do Bob Esponja? Não! Agora é tendência gastronômica.

O conhecido vilão Plâncton, do seriado de animação infantil Bob Esponja, que sempre tenta roubar a receita do hambúrguer de siri do personagem principal, agora também vai virar um ingrediente culinário. O jornal britânico Metro publicou, no início de agosto de 2013, matéria sobre a visita do chefe de gastronomia espanhol Ángel León à Inglaterra, e que trazia consigo receitas envolvendo plâncton.

Dono de um restaurante com estrela Michelin, o Aponiente - em parceria com o chefe português Nuno Mendes, León preparou um cardápio de “sabores do mar” para o restaurante do colega, também premiado com a estrela, localizado na cidade de Londres, de nome Viajante. O menu inclui um cocktail com 60ml de Gin Mare, água tônica 1724, plânctons desidratados, tomilho limão, além de um risoto de plâncton e arroz de plâncton com molho alioli e tartar.

O site espanhol La voz digital reporta que, apaixonado pelo mar, León teve a ideia de colocar na panela esse pequeno ser quando visitou as instalações do instituto de ensino médio Sancti Petri de San Fernando, onde há cursos de Aquicultura. Em sua visita, ele se reteve aos tubos que continham plânctons marinhos, os quais servem de alimentos para peixes. A partir daí, a imaginação do gastrônomo foi longe.

E para além da experiência gastronômica, o chefe do mar afirma que os plânctons são saudáveis, pois contêm propriedades antioxidantes.  E ele ainda descreve minuciosamente que o plâncton possui um gosto aveludado e seco quando não misturado com líquidos. Já quando é banhado em água, adquire textura de seda, é oleoso e elegante, sutilmente pungente ao nariz, e, ao final, deixa um longo gosto na boca.

O mundo da gastronomia pode nos surpreender, mas será que estamos preparados para comer de tudo? E no Brasil? Será que o plâncton faria sucesso? Bem, contanto que dentro de uma dieta saudável, por que não?

Confira o vídeo:

Veja também:
-Projeto de culinária responsável alia alta gastronomia e preservação da natureza
-Dividir a comida em porções faz bem à saúde
-Os oceanos estão virando plástico

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail