Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A substância dá origem a um material parecido com o couro

Pesquisadores da Iowa State University, nos Estados Unidos, desenvolveram um material bastante similar ao couro de animais usados na fabricação de roupas, malas, sapatos e outros acessórios. O visual e a textura são praticamente idênticos.

A descoberta do novo material aconteceu enquanto a equipe de pesquisadores da universidade, liderada pela professora Young-A Lee, estudava o subproduto de colônias de bactérias e leveduras encontradas em uma bebida feita a partir da fermentação de um chá rico em cafeína, a kombucha.

Composta de fibras de celulose em forma de gel, quando recolhida e seca, a substância dá origem a um material parecido com o couro. Por serem biodegradáveis, o ciclo de vida dos produtos produzidos com esse tipo de couro falso é ainda mais sustentável.

O material leva de três a quatro semanas para se desenvolver em condições controladas por laboratório. Os pesquisadores acreditam que o couro sintético é uma alternativa mais sustentável para a moda e toda a humanidade.

No entanto, é importante ressaltar que o uso do termo “couro” nessa aplicação é meramente popular e não está correto de acordo com a Lei 4.888, de 1965.  A utilização do termo couro associado a produtos que não sejam obtidos exclusivamente de pele animal para a comercialização é proibida.

“Para a maioria das pessoas, a moda é uma expressão efêmera de cultura, arte e tecnologia se manifestando em forma”, afirma Lee. “As empresas de moda produzem novos materiais e roupas, de estação em estação, de ano após ano, para corresponder às necessidades e desejos dos consumidores. Pense para onde esses artigos, eventualmente, irão. Eles ocuparão espaços subterrâneos enormes, como qualquer outro lixo.”


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais