Quanto vale a natureza?

eCycle

Especialistas realizam estudos para dizer qual o preço da natureza


Para entender o qual o valor da natureza, economistas, ecologistas e habitantes locais estão tentando estabelecer um valor para o ar puro, para a água limpa e para outros bens que "não têm preço" e que são “serviços do ecossistema”. Através de estudos iniciados em 2006, na Universidade de Columbia, o pesquisador Kai Chan e sua equipe entrevistam moradores das redondezas e realizam pesquisas, buscando estipular o preço do que compõe o meio ambiente.

Enquanto os cientistas esperam entender por que algumas áreas são mais prósperas que as outras, a fim de melhorar as últimas, definir essa quantia, de acordo com o pesquisador, poderá influenciar na política e nas análises de custo-benefício. Assim, seria possível aferir os prejuízos ou benefícios caso haja a possibilidade de construção de casas, de hidrelétricas ou de zonas agrícolas extensas no local.

Já existem áreas em que essa política está em andamento, como na China, na costa oeste dos Estados Unidos e na Tanzânia. Além dos pesquisadores Universidade de Columbia, estão envolvidas as organizações Word Wildlife Fund e Nature Conservancy e cientistas da Universidade de Stanford, na Califórnia.

Chan afirma que planos de desenvolvimento de determinadas áreas costumam ser feitos com pouquíssimo conhecimento sobre as questões ambientais e os problemas futuros que a degradação poderia causar. O próprio cientista afirma que, muitas vezes, o preço da natureza é infinito, pois sem ela, todas as pessoas morreriam.

Controvérsias

Apesar de ter finalidades positivas, como observar o custo que a degradação ambiental teria, a iniciativa é controversa porque também pode servir para colocar no patamar econômico bens que não têm preço, gerando uma compensação financeira ilusória para, por exemplo, populações removidas de uma área.

E você, o que acha da medida?


Veja Também:


 

Comentários  

 
0 #1 2013-11-15 09:38
Quanto custa a água que produz a soja? Quanto custa o impacto logístico para exportá-la?
Quam se beneficia com tudo isso? Quem fica com o ônus de tudo isso?
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail