Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A volta às aulas é um momento desafiante para pais e filhos. Mas também pode ser uma oportunidade de desenvolver momentos de conexão e aprendizados sustentáveis. É possível transformar essa época do ano em um momento para proporcionar às crianças atividades lúdicas que unem diversão e educação ambiental.

Para ajudar a tornar a volta às aulas um período mais leve, em uma parceria com o portal eCycle, Toddynho® apresenta ideias educativas, incentivando os pequenos a explorar e entender a importância de cuidar do nosso planeta.

Troca de livros sustentável

Livros
Imagem de Kimberly Farmer no Unsplash

O início do ano é um momento em que algumas famílias decidem fazer uma limpeza geral nos armários de casa para selecionar itens que não estão sendo utilizados. Objetos úteis, como livros, podem ter novos usos.

Que tal, como pai ou mãe, você sugerir um evento de troca de livros na escola, promovendo a economia circular e incentivando a leitura colaborativa? 

Dessa forma, você estará fomentando a cultura e ensinando aos pequenos e a outros pais a importância de reutilizar e compartilhar. 

Kit escolar sustentável

Porta-lápis
Imagem de Anton Sukhinov no Unsplash

Além de promover a troca de livros na escola, uma ótima maneira de incentivar o consumo consciente é através de eventos em casa. Imagine personalizar materiais escolares reutilizados, como cadernos reciclados, mochilas, lápis e estojo. Essa personalização não apenas dá um toque único aos itens, mas também os transforma em parte de um kit sustentável, onde cada peça tem uma nova vida.

Por exemplo, decorar os materiais do ano passado pode ser uma forma criativa de reaproveitá-los para o próximo ano letivo. Ao dar uma nova aparência aos itens usados, estamos promovendo a ideia de que podemos estender a vida útil dos objetos e reduzir o desperdício. Além disso, ao realizar esses eventos em casa, estamos construindo uma comunidade de pais e crianças que compartilham valores semelhantes de sustentabilidade e criatividade.

Se essa ideia der certo, os outros pais podem se sentir inspirados a seguir o exemplo e hospedar eventos semelhantes em suas casas. Dessa forma, não apenas estamos promovendo a conscientização sobre consumo sustentável, mas também estamos fortalecendo os laços da comunidade e incentivando práticas positivas para o meio ambiente.

Mobilidade amiga do clima

Andando de bicicleta
Imagem de Murillo de Paula no Unsplash

Ao escolher a forma de levar seu filho à escola, opte por alternativas com menor pegada de carbono, se possível. Se o seu bairro é amigável com ciclistas e dispõe de ciclovias, considere ir à escola de bicicleta, lembrando sempre de utilizar os equipamentos de segurança necessários.

Você também pode optar por revezar com os outros pais caronas compartilhadas, ou até mesmo escolher um transporte público ou privado coletivo. Se a escola for próxima, considere fazer uma caminhada com o pequeno. 

Você pode iniciar aos poucos, fazendo caminhadas ao menos duas vezes por semana. Dessa forma, você estará reduzindo a emissão de gases de efeito estufa gerados por carros. 

Plantio de árvores

Muda
Imagem de Nikola Jovanovic no Unsplash

Visite a escola e analise se há local disponível para o plantio de árvores. Você pode promover uma ação de plantio de árvores no entorno da escola, envolvendo alunos, pais e professores para celebrar o início do ano letivo e reforçar a conexão com a natureza. 

Ligue para a prefeitura de sua cidade e verifique se é possível solicitar mudas de árvores nativas (são mais adequadas aos ecossistemas brasileiros), materiais e ajuda de especialistas contratados pelo poder público.

Se por um acaso você não conseguir mudas da prefeitura, pesquise por conta própria quais árvores nativas do bioma onde você mora são adequadas para calçadas e, com autorização do poder público, plante novas mudas em caixas de Toddynho® separadas pelos alunos e pais. 

Quando as mudas estiverem prontas (grandes ao ponto de não caberem nas sementeiras), transplante para o local definitivo. 

Aulas ao ar livre

Lendo
Imagem de Alexis Brown no Unsplash

Sugira à escola a realização de aulas ao ar livre sempre que possível. Além de proporcionar uma experiência educacional única, isso também permite que as crianças se conectem com a natureza e compreendam a importância de preservar o meio ambiente.

O contato com o verde, também conhecido como “banho de floresta”, faz bem para a saúde e o desenvolvimento cognitivo das crianças, além de despertar a conexão com a natureza.

Gregos antigos adotavam o caminhar pelos ambientes como método didático, com o intuito de explorar diferentes espaços para instigar o pensamento.

Parcerias locais

Estimule parcerias com negócios locais que compartilhem valores sustentáveis. Isso pode incluir empresas que promovem produtos orgânicos, reciclagem ou outras práticas amigas do ambiente. Envolva a comunidade escolar para criar uma rede de apoio à sustentabilidade.

Ao adotar essas práticas, a volta às aulas se torna não apenas um momento de aprendizado acadêmico, mas também uma oportunidade de cultivar hábitos sustentáveis que impactarão positivamente o futuro das crianças e do planeta. Pequenas atitudes agora podem resultar em grandes benefícios a longo prazo.

Assim como Toddynho ®, nós também acreditamos que cuidando do presente criamos um futuro melhor para nossos pequenos. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais