Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda o que são as Soluções Baseadas na Natureza e por que é importante aplicá-las

Imagem: Parque dos Manguezais, em Recife. Área de preservação ambiental protege a biodiversidade e melhora a qualidade do ar na cidade. CC BY 3.0 br.

Soluções Baseadas na Natureza (SbN), também chamadas em inglês de Nature Based Solutions, são uma expressão cunhada pela maior organização internacional dedicada à conservação dos recursos naturais, a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). 

As SbN são baseadas em sete princípios:

  1. Entregar uma solução efetiva para um desafio global utilizando a natureza;
  2. Fornecer benefícios da biodiversidade em termos de diversidade e ecossistemas bem manejados;
  3. Apresentar a melhor relação custo-efetividade quando comparada com outras soluções;
  4. Ser comunicada de maneira simples e convincente;
  5. Poder ser medida, verificada e replicada;
  6. Respeitar e reforçar os direitos das comunidades sobre os recursos naturais;
  7. Atrelar fontes de financiamento público e privadas.

A ideia é substituir as intervenções humanas poluidoras ou ecologicamente agressivas por práticas sustentáveis, inspiradas em ecossistemas saudáveis e que sirvam para enfrentar desafios urgentes. Um bom exemplo é a criação de parques, que traz diversos benefícios à saúde: além da melhora na qualidade do ar promovida pela arborização, há ainda a possibilidade de instalação de equipamentos de esporte e lazer, que estimulam a prática de atividades físicas. Tudo isso reduz os gastos com saúde pública e ajudam a reduzir o aquecimento global e o buraco na camada de ozônio.

As soluções baseadas na natureza andam em conjunto com a economia verde e a busca por atingir os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Elas ajudam a lidar com problemas urgentes, como o avanço do nível do mar e a escassez hídrica.

As soluções são uma forma de incentivar empresas e cidadãos a pensarem sobre seu impacto ambiental, quais os custos envolvidos em seus lucros e quais os métodos de produção utilizados pelos produtores dos itens que são consumidos. O grande desafio é incluir esses custos na conta de produção, ao invés de focar apenas no lucro imediato.

O vídeo, em português, explica um pouco mais sobre as soluções baseadas na natureza.



Veja também: