Descubra os locais da sua casa em que pode haver mofo

eCycle

O certo é inspecionar sua casa pelo menos uma vez por ano para ver se não há procriação de micro-organismos

Agora que você já sabe como eliminar o mofo, também conhecido como bolor, de sua casa de um modo menos prejudicial ao meio ambiente (veja mais), resta aprender onde podemos encontrar mofo.

As áreas molhadas, úmidas e escuras são os locais preferidos do mofo. O recomendável é inspecionar sua casa "de cabo a rabo" pelo menos uma vez por ano. Dê uma olhada abaixo nos materiais que você pode precisar e em como proceder na "busca" por tais micro-organismos:

Materiais

  • Luvas de cozinha;
  • Máscara descartável;
  • Lanterna (de preferência as de fricção, que não gastam bateria).

Dicas

Existem vários tipos de fungos, mas o mais comum em residências tem coloração preta ou levemente amarelada e possui uma textura felpuda. O bolor também carrega um forte e penetrante odor. Portanto, sempre use máscara e luvas para evitar o contato direto.

A melhor maneira de se prevenir contra o mofo é consertar vazamentos em locais de constate umidade. Além disso, depois de tomar banho, deixe a porta do banheiro aberta para que ela não se acumule.

Lugares que você deve checar

Banheiro

Qualquer lugar úmido é uma lugar de proliferação de fungos em potencial. Cheque as áreas em volta da banheira e do chuveiro com muito cuidado. Atente também para o rejunte dos azulejos.

Pias

As pias são um dos locais mais úmidos da casa. Preste atenção especial nas áreas próximas às tubulações e válvulas de água debaixo da pia. Se houver vazamento, o risco de existir mofo é alto. Use a lanterna nas áreas escuras e para não perder nenhum mofo de vista.

Porão

Comece inspecionando os cantos do porão e depois verifique armários e paredes. Caso você encontre água, identifique a origem dela, corrija o problema procure por sinais de mofo.

Paredes

Muitas vezes, por trás da pintura da parede, o mofo se prolifera e a percepção é difícil. A única maneira de descobrir se há mofo ou não é, por mais insalubre que pareça, cheirar as paredes.

Apesar de ser um trabalho minucioso, ele é importante para evitar prejuízos posteriores à casa e à saúde.

Confira o vídeo abaixo (em inglês) com sete passos para encontrar e acabar com o mofo:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail