Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda como fazer soro caseiro, irrigação nasal e como a limpar machucados e piercings

Saber como fazer soro caseiro pode ser uma ótima habilidade a se desenvolver. A solução normalmente é constituída por 0,9% de cloreto de sódio — similarmente a concentração do sangue, lágrimas e outros fluidos corporais. Ele é comumente utilizado como um remédio caseiro ao redor do mundo. 

O soro fisiológico tem diversos usos, incluindo a limpeza de machucados e o enxágue das passagens nasais. Ele é comercializado em farmácias, mas também pode ser feito em casa por ser um componente simples e de poucos ingredientes. 

Como fazer soro caseiro 

Ingredientes

  • 4 xícaras de água 
  • 2 colheres de chá de sal sem iodo
  • Um pote de vidro com tampa
  • Algo para misturar

Passo a passo

Lave as mãos e em seguida limpe seu recipiente de vidro com água e detergente ou fervendo-o para que fique esterilizado. Esse passo ajuda a prevenir bactérias de contaminar a solução. Coloque a água para ferver por pelo menos 20 minutos e depois transfira-a para o vidro e adicione o sal. Evite usar sal marinho, pois ele contém outros minerais que podem interferir na eficácia do soro. Mexa até o sal dissolver e deixe esfriar, tampando o pote.

Cuidados

Pesquisas indicam que o soro caseiro pode ser contaminado por bactérias em até 24 horas, porém, é menos provável quando ele é mantido na geladeira. Use a solução apenas uma vez e depois jogue fora, se necessário faça outra mistura. 

Se o soro parecer esbranquiçado ou sujo, jogue-o fora imediatamente e faça outro. Sempre use recipientes limpos e apropriados (com tampa) para guardar a solução. 

Contraindicações

Não use o soro caseiro para enxaguar os olhos nem lentes de contato — seu uso também é extremamente contra indicado para o seu armazenamento. Embora comumente usado para tratar a desidratação, é melhor consultar um médico. 

A solução pode ser usada na boca e para tratar dores de garganta ou derivados, mas não deve ser ingerida. 

Usos 

Irrigação nasal

O soro pode ajudar na lavagem das passagens nasais limpando-as de impurezas, muco e alergênicos. Para fazer a irrigação nasal, transfira o soro para uma garrafa de esguicho limpa, coloque a cabeça sobre a pia, incline a cabeça para a direita e espirre a solução dentro do nariz, que deve sair da narina esquerda. Repita o procedimento do outro lado.

Piercings

Ele também pode ser usado para a limpeza e ajuda na cicatrização de piercings. Para fazer isso, transfira a solução para outro pote para evitar a contaminação da mistura e use-a para embeber um pedaço de algodão ou cotonete. Nesses casos, é necessário que o soro esteja quente. Aplique por 5 minutos duas ou mais vezes ao dia no local do piercing e enxágue com água. 

Limpeza de machucados

Embora geralmente feita com água, o soro também pode ser usado na limpeza de machucados.  Transfira-o para outro recipiente, molhe um algodão e passe na área machucada.